Golpe da regulação do CPF: saiba como evitar

Você com certeza já recebeu em seu celular alguma mensagem oferecendo uma proposta um tanto duvidosa. No caso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), acontece uma coisa parecida: o golpe da regulação do CPF. Os criminosos, assim, agem para propor à pessoa que recebe a mensagem um valor para livrá-las da pendência. Além disso, as pessoas que ficam lesadas pela prática acabam pagando uma taxa que não é real, na tentativa de se livrar do problema.

A situação irregular em relação ao Fisco pode ser uma dor de cabeça para as pessoas. Como é de conhecimento geral, as mensagens que oferecem esse tipo de proposta chegam aos montes, engando pessoas incautas e que não sabem distinguir algo feito para enganar de um serviço verdadeiro. Por isso, que as pessoas que são enganadas com a prática acabam tendo que pagar uma quantia alta, em geral chegando a quase um quarto do salário mínimo. Dessa forma, cada vez mais é necessário tomar cuidado com as tecnologias digitais.

Portanto, existem várias recomendações para evitar o golpe da regulação do CPF que tem atingido diversas pessoas pelo país. Uma dica é procurar verificar a linguagem utilizada e se a mensagem é muito apelativa. Isto é, se ela apresenta as cores da Receita Federal e/ou da bandeira do Brasil como forma de tentar tornar a mensagem válida. Com a leitura deste artigo, você vai ficar por dentro de outras dicas e vai ficar mais protegido contra esse tipo de ataque. Boa leitura.

golpe da regulação
golpe da regulação (imagem: Google)

Veja que práticas estão associados ao golpe da regulação do CPF e entenda como se proteger

Primeiramente, note que as mensagens que chegam no seu celular podem conter símbolos e cores ligadas à órgãos do governo, mas podem estar em baixa qualidade. Depois, note se o texto que você recebeu pede para que você compareça em pessoa a alguma sede. Dependendo do problema, nem sequer é necessário ir até um local específico.

Mas, a dica principal e mais importante pode estar a um clique de distância, porque as informações que precisam ter a sua avaliação são muito acessíveis. Procure ver, por exemplo, a página da Receita Federal na internet e procure por seu CPF. Lá, você vai ter informações mais confiáveis a seu respeito. Outro passo é ver se existe alguma possiblidade de ver a situação. Afinal, quanto mais rápido a pessoa ir atrás de uma solução, mais fácil o que precisa do CPF podem ser feito.

Agora, você pode estar imaginando como esse documento pode estar disponível para várias empresas. Os bancos de dados são montados com o fornecimento de detalhes. Essas informações, portanto, tem repasse por empresas a organizações que tem especialidade no ramo de checagem de documentos

Corrigindo a situação cadastral: saiba como é feito o processo

Quando for possível emitir a identidade única na sua cidade, leve a sua certidão, já que o documento tem que ser feito, no começo, na versão física também. Depois, o órgão que emitir o documento valida o seu cadastro com alguma das Secretarias de Segurança estaduais e avisa a você sobre o prazo.

Além disso, há a vantagem de ter o nome social e até o tipo sanguíneo no documento novo. Ademais, o RG tem uma nova vantagem para as pessoas deficientes: é possível colocar as informações particulares sobre a sua condição. Quando a pessoa tiver o novo registro, vai ficar em dia com o Fisco e deixar de precisar regularizar o seu CPF.

Se aparecer alguém pedindo seus dados para alguma pesquisa, mas não apresente identificação ou esteja agindo sem alguma equipe, desconfie. As mensagens de texto mostrando alguma proposta de trabalho estão aparecendo em vários celulares por aí. As notificações têm tendência a serem duvidosas. Por isso, fique atento.

Afinal, como verificar se o que chegou no meu celular é um golpe, de fato?

Mais uma vez, o que vai definir o rumo de cada um nesse campo é o que cada um tem a oferecer. Você pode ter terminado a faculdade e, por exemplo, abrir uma agência de produção. Em vista disso, observe se você tem condições de poder atualizar o seu registro, ou precisa fazer um novo ajuste. A razão disso é que para o crime não acontecer a pessoa deve ficar atenta.

E por falar em norte, o que acontece é que cada um deve usar a sua bússola na hora de escolher o melhor caminho para entrar na criatividade econômica. É importante, primeiramente, ter intimidade com o que se quer investir. A cada ano que passa, mais e mais pessoas vão encontrando formas de saber como gerar lucros a partir do que chega no seu celular.

Em uma rotina complicada, cheia de afazeres, devemos ficar preocupados também em ver, de vez em quando, o que chega no nosso celular. Em relação ao golpe da regulação, não é diferente. Como você já viu acima, ter um negócio no âmbito da criatividade exige uma prática bastante baseada no que você pode alcançar em termos de cultura. É um ramo onde as oportunidades aparecem para as pessoas que têm esse problema com o CPF. Ou seja, devem procurar o quanto antes regularizar o seu registro.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro