Moedas estrangeiras: confira dicas sobre tema

O que você precisa saber sobre as finanças de outros países pode ser crucial para suas finanças. Vendo como estão as moedas estrangeiras, as pessoas podem ver onde vale a pena investir. Sobre isso, às vezes, as pessoas olham para o valor do dólar apenas para viajar e até para saber se tem como comprar algum produto fora daqui, por um preço mais em conta. Na verdade, o que as pessoas sabem sobre essas moedas abrem oportunidades o mercado financeiro.

Em relação à carteira de investimentos, o que pesa são os vários índices a cerca desse âmbito. Taxas, valores de ações, pontos na bolsa, indicadores sociais e, em tempos de eleição, porcentagem de votos podem levar o mercado e até seus recursos a um rumo diferente. Com o valor do dinheiro de outros países a situação não muda tanto. Aliás, chega a ser um dos fatores a serem mais considerados no momento de colocar recursos para gerar alguma liquidez.

Por isso, agregar valor ao que você possui em relação às finanças tem que ser feito com atenção às condições do globo. Como o mercado financeiro, hoje, atinge um nível multinacional e até descentralizado, o que é bom ficar atento é o que há no mercado mundo afora. Além disso, saber proteger o que você tem em termos de recursos é ideal, ficando mais simples quando você sabe mais sobre o mundo a sua volta. Veja mais neste artigo e saiba mais sobre como as moedas estrangeiras fazem diferença na sua vida financeira.

Moedas estrangeiras; prédios de bancos dos EUA
Estar atento aos valores de outras moedas pode definir novos rumos de investimento mais rentáveis e em melhor posição no mercado financeiro. Foto: Reprodução.

Taxas de câmbio: como elas afetam o preço das moedas?

Primeiramente, tenha em mente que a palavra câmbio tem relação com as trocas que as pessoas fazem para comprarem serviços ou produtos fora do país. Assim, elas precisam trocar moedas. Isso envolve a capacidade de adquirir essas ofertas, no sentido de que ao conseguir colocar mais recursos, as pessoas acabam ou tendo mais valor, ou, mesmo, tendo queda no valor de uma moeda. Por isso que você ouve tantas notícias falando da cotação do dólar em real, do euro em real, ou mesmo de duas outras moedas estrangeiras entre si.

Já a taxa de câmbio diz respeito a algo muito importante do mercado. Ela mostra o quanto uma moeda ficou mais barata ou mais cara. Sempre que você ouvir que a taxa de câmbio teve mais valor para alguma moeda, isso quer dizer que agora o custo para ter uma unidade dela é menor. Dessa forma, os investimentos ficam mais fáceis, mostrando uma queda no custo associado para poder comprar algo em outro país. O mesmo se dá no ramo de ações de empresas de fora do Brasil.

O investimento com base em outras taxas de fora não é tão viável, às vezes. Ou seja, o investidor tem que se ver os índices que levem a ter rendimentos melhores com a situação econômica. Se estiver num momento em que as taxas de juros básicas não acompanharem o ritmo da inflação. Ademais, o câmbio é uma variável que tende a colocar em cheque o quanto a sua propriedade pode ter valor com o passar do tempo. Portanto, você precisa alocar recursos que tendam a superar a corrosão da inflação sobre o que você tem em termos de dinheiro.

Veja como o regime cambial faz diferença nos seus investimentos em moedas estrangeiras

Há um dado interessante sobre isso: praticamente, metade dos fundos em moeda de fora do país, em geral, incluindo na conta carros para passeio, veículos para negócios rurais, taxistas, entre outros, tem a oferta direta. Inclusive, algumas dessas moedas mostram quais são as ofertas que tem esse abatimento oferecido para as pessoas que estão investindo fora do Brasil.

Assim, o impacto na vida financeira pode ter um custo. Por isso, a lógica do investimento deve ver com bons olhos outros planos, em vez de deixar de consumir e acabar perdendo dinheiro no fim das contas. Ao mesmo tempo, a vantagem é que o app também consegue obter facilmente seus extratos para poder organizar tudo o que você consome. Essa opção também é uma das mais viáveis em razão da segurança, já que tudo que é administrado pelo app tem proteção de criptografia bem avançada. Dessa forma, é possível ficar por dentro de tudo que ocorre, mesmo os riscos relacionados ao mercado.

Confira algumas dicas sobre o investimento em moedas de outros países

Para entender o que é melhor em relação ao investimento em dinheiro internacional, veja que investimentos estão associados a empresas que dependem de exportação ou importação. Quem vende para fora do país geralmente lucra com a valorização da moeda lá fora. Os importadores, nesse momento, passam a ficar com menos rendimento, em contrapartida.

Conhecer mais sobre os tipos de câmbio pode fazer toda a diferença. O câmbio flutuante fica maior com a saída de dinheiro estrangeiro. Já o câmbio fixo é uma política fiscal que já deixa um valor único para a taxa. Finalmente, a banda cambial é uma espécie de taxa onde há um limite máximo e mínimo onde circular. Sabendo disso, veja qual tipo está associado a moeda que você quer investir e siga em frente.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro