A NuConta rende 100% do CDI – Saiba como obter a sua grátis

A NuConta chegou para quem quer viver o novo. Sendo assim, ela deixa no passado todas as tarifas, a burocracia e a relação de antigamente com os bancos. Para isso, o Nubank criou um novo jeito do cliente interagir com sua vida financeira. Ou seja, uma reeducação econômica.

Agora, todos os brasileiros podem ter uma experiência pensada para os dias de hoje. Um relacionamento, por exemplo, mais inteligente, mais simples e, principalmente, muito mais transparente. Isso porque é uma conta 100% digital, gratuita e com rendimento maior do que a poupança.

Falando em rendimento, a NuConta, a conta digital do NuBank, agora rende 100% do CDI. CDI é o Certificado de Depósito Interbancário e é um termo bem comum no mercado financeiro do Brasil. Vamos explicar como essa taxa pode influenciar o rendimento das suas economias.

A NuConta é a conta digital do NuBank
A NuConta rende 100% do CDI, ou seja, maior que a poupança (Foto: YouTube).

O que é o CDI

Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é uma taxa que determina o rendimento anual de vários tipos de investimento. Em 2020, por exemplo, foi de 2,75%. Mas como é que o CDI pode afetar o seu dinheiro? Calma. CDI é um termo bem usado no mercado financeiro e pode atuar de forma positiva suas economias.

É por isso que compreender o que é o CDI é muito importante, principalmente no momento em que você vai decidir qual o melhor banco para deixar as suas economias rendendo. Em outras palavras, no fim das contas, o quanto de dinheiro vai render no seu bolso, só com o valor parado na conta do seu banco.

CDI, então, é o nome dado aos empréstimos que as instituições transitam entre si, com o intuito de encerrar o caixa diário, sempre no positivo. Ou seja, é uma taxa que mostra o quanto os bancos estão ganhando, de juros, pelo simples fato de emprestar seu próprio dinheiro para outros bancos.

Só a NuConta tem CDI?

Não. Todos os bancos certificados pelo Banco Central fazem empréstimos entre si. Contudo, por determinação do próprio BaCen, todo banco é obrigado a encerrar o dia com mais dinheiro tendo entrado do que saido dele. Em resumo: ele tem que encerrar o dia no positivo (saldo).

Por vários motivos, que não cabem nesse artigo — mas que podemos citar posteriormente — nem sempre isso é possível. Porque o número de retiradas, no dia, pode ter sido maior, em valor absoluto, do que os depósitos, por exemplo. Sendo assim, ele tem que fazer um empréstimo para suprir essa diferença e encerrar o caixa positivo.

Mas de quem o banco pega esse dinheiro emprestado? De outro(s) banco(s). Logo, como em qualquer empréstimo, eles pagam juros. A taxa que, neste caso, define o valor dos juros é a taxa CDI. Resumindo, CDI é o quanto os bancos ganham por emprestar para outro banco.

Quanto rende o CDI da NuConta

No ano de 2019, o CDI rendeu 5,96%. Entretanto, em 2020, a taxa CDI rendeu 2,75% ao ano. Isso quer dizer que um investimento que rende 100% do CDI, aplicado em 2019, rendeu esse mesmo valor percentual. O mesmo pode ser dito sobre um investimento feito ao longo de 2021.

Mas existe um porém: um cidadão (pessoa física), portador de CPF, é impedido de investir diretamente no CDI. Todavia, tanto os bancos como outras instituições financeiras podem usar a taxa CDI como agende regulador de alguns tipos de investimentos. Tem que ter em mente que a taxa é, talvez, o principal índice para referência.

Além disso, a rentabilidade da taxa CDI pode ser indicada mensalmente, já que ele sempre sofre essa variação mensal. Assim sendo, a essa adequação, chamamos de CDI Mensal. Por exemplo, no ano fiscal de 2020, já encerrado, o CDI mensal teve os seguintes percentuais fechados mês a mês:

  • Janeiro: 0,38%
  • Fevereiro: 0,29%
  • Março: 0,34%
  • Abril: 0,28%
  • Maio: 0,24%
  • Junho: 0,21%
  • Julho: 0,19%
  • Agosto: 0,16%
  • Setembro: 0,16%
  • Outubro: 0,16%
  • Novembro: 0,15%
  • Dezembro: 0,16%

Todos os meses, quando somados, acumulam o percentual anual de 2,75%, como já foi dito. Fizemos essa extratificação só pra que você entenda como os índices são calculados. A fonte desse informe está disponível, de forma gratuita, no site oficial do próprio Banco Central para qualquer cidadão.

Seu dinheiro rendendo na NuConta

Você consegue abrir a sua NuConta em segundos! Ou seja, nada de papelada ou horas em pé, esperando numa agência. Além disso, o cliente não precisa passar por nenhuma análise de crédito constrangedora. No NuBank tudo é muito dinâmico e prático, pensado para que o tempo seja bem aproveitado.

Você faz transferências, ou entre NuContas, ou para contas em outros bancos. Tudo isso muito rápido e sem nenhum custo. Os depósitos para a NuConta podem ser feitos via TED, boleto bancário e, agora, o PIX. Assim que o pagamento é reconhecido, o seu dinheiro já começa a render mais do que numa poupança.

O cliente pode pagar contas de água, luz, telefone e até os boletos das compras online, tudo isso, sem custos. Nada mais de pagar tarifas abusivas. Aliás, tarifa nenhuma! Ah, e pra quem tem o cartão de crédito NuBank, pagando com a NuConta, o limite volta na hora, mesmo nos fins de semana.

Então, está esperando o que para começar a experimentar o novo e criar a sua própria NuConta? Basta acessar o site oficial do NuBank para saber mais e viver, de graça, essa experiência com um banco digital de ponta. Viva NuBank, viva NuConta, viva o novo!

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.