Vícios sociais nas finanças: veja como evitar

Somos acostumados a ficar repetindo alguns hábitos ruins. Os vícios sociais, também, podem ficar aparecendo com alguma frequência na nossa vida. Evitar que eles aconteçam, porém, nem sempre é fácil. Isso porque tendemos a repetir alguns equívocos por causa das pessoas com quem a gente convive. Outra razão é a visão muito natural que alguns vícios tomam.

Assim, muitas pessoas ficam procurando dicas e orientações de especialistas para saber como evitar. Especialmente, no que se refere ao mundo dos negócios, os seus investimentos podem ficar com algum prejuízo na hora em que você deixa se levar por algum vício. Em vista disso, as pessoas que querem deixar de ter os seus negócios e investimentos financeiros em baixa tem a necessidade de saber mais sobre si. Isso melhora o caminho para você e, assim, dá para avançar com mais calma.

Um outro desafio se soma nessa questão, isto é, quando se fala em vícios, pode ser que algumas coisas fiquem de fora sem querer. Em outras palavras, podemos “passar batido” nos vícios que a gente apresenta durante o nosso planejamento de finanças. Para isso, um dos passos a se contar é ver que referências de investimento estão sendo buscadas. Ao mesmo tempo, tentar ver o que está causando esses erros. Veja mais neste artigo como lidar com o problema.

Our Worst Financial Mistakes and What You Can Learn From Them
Oh! Os erros sociais e vícios podem ser prejudiciais. Foto: Reprodução.

Saiba como os vícios sociais podem levar a decisões de investimento erradas

Fazer uma pesquisa de mercado, primeiramente, vai permitir desviar de muitas “furadas” em relação ao que se deseja no mercado financeiro. O mesmo vale para quando se quer consumir produtos e serviços em geral. Nesse sentido, cabe a você ver o que tem sido meta na sua vida e ir vendo o que pode ser favorável em relação aos investimentos. Além disso, veja o que fazia sentido antes, mas que agora não é mais viável aos modelos de alocação de recursos.

Por exemplo: imagine que um grupo de investidores veja o valor do IPCA sempre para poder optar pelas empresas que vão investir ao longo do ano. Esse índice pode ficar bem alto durante crises. Ademais, o indicador vai mostrar que alguns alimentos estão em alta. Isso pode dizer que algumas empresas de determinados setores podem ser um bom investimento. Contudo, não há garantia de retorno, uma vez que pode haver questões como inadimplência ou, mesmo, diminuição de consumo de produtos ao longo do tempo.

Outro exemplo é a caderneta de poupança. Quando estamos atentos ao que pode acontecer com tipos de renda não-fixa, podemos cometer alguns vícios sociais. Algumas pessoas pensam que a poupança tem uma eficiência boa o suficiente, mas não é bem assim. O que se sabe, na verdade, é que o rendimento desse tipo de investimento pode levar a perdas bem fortes.

Veja o que está relacionado ao mau consumo, envolvendo vícios sociais

Crescer profissionalmente dá mais chances de conseguir acumular renda. As especializações e os cursos profissionalizantes na área em que você atua ou deseja atuar podem contribuir com as suas próprias finanças. Inclusive, os estudos podem ser um caminho para conhecer mais sobre como funcionam os juros, a rentabilidade de investimentos e os prazos em relação a questões financeiras.

Quanto a isso, as pessoas devem dar a prioridade a gastos com débito, porque é mais viável colocar em dia as contas mais caras. Por outro lado, é preciso ter bastante cuidado com os gastos em crédito, devido ao risco de acúmulo de contas com várias taxas de juros. Não só isso, como também ter poucos cartões de crédito ajuda a aumentar o volume da sua poupança.

Se preferir a compra de ações, veja com cuidado o que está a sua disposição. Prefira investir em ações que vão além do ritmo de crescimento da inflação, com renda fixa, por exemplo. Ainda, veja se é possível prever o que vai ser ganho ou se, ao menos, o índice do investimento (Selic, CDI etc.) pode ficar acima do crescimento.

Como controlar as emoções em relação aos investimentos

O principal item que as pessoas devem ter atenção quanto a emergências financeiras é o nível da sua renda. Com isso, você pode firmar uma meta em termos de dinheiro, na qual esteja a quantia que pode ser reservada. Os serviços que você usa, como energia, gás e mesmo internet, por exemplo, também tem os efeitos da inflação presente. Portanto, você precisa alocar recursos que tendam a superar a capacidade de corrosão da inflação sobre o que você possui em termos de propriedade. O investimento com base na Selic não é tão viável.

Afinal, como evitar os maus investimentos

Vamos tomar mais um exemplo. A questão da casa própria é muito conversada entre todos nós, quando planejamos a nossa vida. Mas, não necessariamente você precisa de uma casa só para você. Existem opções como aluguel, divisão do imóvel com outras pessoas etc.

Ou seja, investir somente na possibilidade de ter uma casa só sua pode gerar uma perda financeira marcante em relação, aos vícios sociais. Outro ponto é que você deve estar disposto para contar com diversas possibilidades de oferta de dinheiro, ainda que você procure ter alguma fonte de renda passiva.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro