Seguro para celular: veja dicas para evitar prejuízos

Com certeza, você já ouviu falar de alguém que teve o celular roubado. Por isso, as pessoas cada vez mais procuram pelo seguro para o aparelho de telefone. Existem algumas formas de obter esse valor para assegurar o objeto mais usado pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, existem mais aparelhos de celular sendo utilizados do que pessoas no Brasil. Dessa forma, as chances de assalto e perda do aparelho se tornam mais altas, principalmente com o aumento do número de crimes.

O prejuízo, no entanto, pode representar algo que não é possível recuperar. Felizmente, há formas de lidar com o problema. Alguns seguros, por exemplo, custam menos de R$ 100,00 por mês. Ou seja, você acaba tendo uma proteção financeira por menos de R$ 3,30 a cada dia. Para isso, as pessoas que querem contar com uma forma de proteção de finanças para o seu celular, devem pensar se estão com disponibilidade para adquirir o serviço de proteção.

E que tal poder investir nesse tipo de estratégia de segurança financeira no seu próprio banco? E se você pudesse ter retornos financeiros e, ao mesmo tempo, poder dar uma garantia de que, caso alguma coisa ruim aconteça com seu aparelho, você não vai ficar no prejuízo? Seguindo com a leitura deste artigo, você vai ficar por dentro dessas e de outras questões sobre o seguro para dispositivos móveis. Boa leitura.

Obter um seguro para o celular é uma saída para problemas financeiros. Foto: Reprodução.

Como investir em um seguro para celular?

Primeiramente, o que se deve escolher antes de contar com um seguro é saber que opções você tem para ir. Ou seja, quais bancos podem ofertar uma proteção boa e, ao mesmo tempo, ideal para o seu estilo de vida. Como você viu antes, dá para obter um seguro com um investimento que agrega ao seu patrimônio. Assim, você se protege contra um imprevisto, como um assalto ou furto, e passa a ter lucros também.

Se você recebe o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), há maneiras de tornar esse dinheiro mais útil para você. Um caminho para isso é ver um plano simples, como de proteção contra quedas. Isso mesmo: você pode contratar um seguro para evitar perder dinheiro, por causa de quedas no celular. Claro, também existem planos de proteção de finanças mais sofisticados, que ampliam o quanto você pode gerar de segurança para seu smartphone.

As seguradoras mais respeitadas no mercado garantem proteção para riscos que envolvem acidentes, danos físicos como impacto de carros e outros tipos de veículos, entre outros. Neste rol, também, estão incêndio, roubo e danos causados por água ou outros líquidos. Mas, manter a cautela e ler com cuidado as regras envolvidas evita dores de cabeça. Ainda mais se o seguro não proteger contra eventuais quedas ou o período de compra que o plano pretende atender.

Condições para o seguro de celular: saiba como ver os detalhes

Inclusive, há a opção de ir até a seguradora, ou acessar o site da empresa para ver mais detalhes. Quando você fizer isso, observe se você pode ver o que a instituição tem a oferecer pelo celular que você possui. Ou seja, você deve considerar também qual o tipo do seu aparelho, bem como o seu modelo. Além disso, as pessoas podem ver uma simulação envolvendo apólices. Por isso, os planos extras também são uma opção para se considerar.

Depois, o sistema vai requerer os gastos que podem diminuir o peso do tributo que pode haver no plano de proteção. São chamados de despesas dedutíveis, sempre fornecidas pelas pessoas que declaram o imposto na íntegra. Dessa forma, o formulário eletrônico contém os seguros para dispositivos móveis, quantidade de pessoas dependentes, pensão de alimentos, previdência privada (rendas obtidas com aposentadoria não-pública) e o carnê do seguro.

O vencimento mínimo para o plano que você vai colocar para seu celular pode ser de, no mínimo 5 anos. Ademais, as pessoas podem fazer aportes baixos para esse tipo de investimento, sem tanto risco financeiro. Além disso, a portabilidade é um outro tipo de personalização em relação ao seguro. Ver o que acontece com a sua vida e alterar o modo em que você quer investir é importante no simulador.

Uma das possibilidades para obter uma redução é contar com a comissão do celular, que é responsável pelo lugar alugado. Isso tem validade garantida, já que o lucro conta como valor recebido do aluguel. Ademais, taxas eventuais nos seguros e condomínio tem garantia de deixar a conta final menor e crescer o valor que pode render pelo banco. Para isso, coloque esses gastos como “pagamentos efetuados”.

Depois de escolher a proteção, o que posso fazer para evitar prejuízos?

Como você viu, a escolha do plano vai ficar sempre relacionada ao que ele cobre. Seja por causa de quebra ou roubo ou, ainda, algum furto que possa acontecer, a proteção sempre é viável. Para escapar dos prejuízos que possam acontecer com você há algumas estratégias, mas o melhor é ter um plano de proteção. Se você arcar com recursos suficientes, pode ficar mais seguro e evitar ter que gastar comprando um aparelho ainda mais caro no futuro.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro