Restituição do IR – Confira o calendário 2022

A Receita Federal já divulgou o calendário de restituição do IR 2022 e a expectativa de várias para receber os valores é alta. Afinal, diante da crise econômica que o país atravessa qualquer valor que entra na conta faz diferença. Seja para investir em algo, fazer compras, ou quitar alguma dívida a restituição do IR é sempre bastante esperada por milhões de brasileiros.

Apesar da previsão do pagamento já ter um calendário, vale dizer que o prazo para declarar o imposto de renda ainda não terminou. Isso porque as pessoas ainda podem declarar o IR até o dia 31 de maio para ficar em dias com o leão. Muita gente deixa para última hora pois fica com dúvidas sobre como funciona a declaração, e a dica, neste caso é procurar um profissional para ajudar na prestação de contas.

Neste ponto vale dizer que a declaração do imposto de renda não é opcional, pode trazer problemas para quem não fizer o informe. Sabendo desta obrigação muita gente faz a sua declaração de IR logo nas primeiras semanas, a vantagem de se antecipar é a rapidez para receber a restituição. Porém, muita gente não sabe disso, então, este artigo pode esclarecer eventuais dúvidas sobre este assunto.

Restituição do IR
Restituição do IR (imagem: G1 – Reprodução)

Conhecendo melhor o IRPF

Antes de explicar sobre a restituição do IR vale a pena explicar um pouco sobre este imposto, pois muita gente tem muitas dúvidas. O nome oficial deste tributo é Imposto de Renda Pessoa Física, ou simplesmente IRPF, ele também possui uma versão para empresas, mas este não será o foco deste artigo. Popularmente as pessoas chamam o IRPF de IR.

Diversos países possuem um programa de imposto de renda. Em resumo, se trata de um imposto que as pessoas pagam ao governo de acordo com a sua renda. Ou seja, se durante o ano de referência a pessoa teve salários, aluguéis, prêmios da loteria, entre outros rendimentos dentro da faixa mínima que o governo exige, ela precisa declarar a receita federal.

No Brasil, a declaração do imposto de renda ocorre pode meio de um app que a receita federal disponibiliza no Google Play e Apple Store para o contribuinte. É possível realizar a declaração sozinho, mas se a pessoa tiver dúvidas pode contratar um profissional para fazer este serviço. Em 2022, as pessoas realizam a declaração de 2021, e a mesma lógica serve para os próximos anos.

Muita gente se pergunta para onde vai os valores que a receita federal arrecada com o imposto de renda. Metade dele vai para a União, enquanto a outra metade passa por uma divisão e estados e municípios recebem uma parcela. Com este recurso os governos devem entregar a população em serviços de saúde, educação entre outros programas sociais. Além disso, vale dizer que alguns contribuintes também recebem parte do valor que pagou, essa devolução é a famosa restituição do IR.

Restituição do IR – O que é

Apesar de muita gente não gostar de pagar por esse imposto não tem como fugir, visto que se não declarar a pessoa pode receber multas da Receita Federal. Mas, existem maneiras de atenuar o impacto do valor que a pessoa paga no imposto de renda, através da restituição o IR. Isso significa dizer que as pessoas recebem parte do valor que pagou de volta, mas isso só acontece se a pessoa pagou o imposto mais do que deveria.

A restituição ocorre porque muitas pessoas recebem o desconto do IR na sua folha de pagamento. Sendo assim, em muitos casos o valor que é debitado é maior do que o valor total. Além também tem direito a restituição do IR as pessoas que tiveram gastos com saúde, educação, pensão alimentícia, entre outros gastos.

Um dos mais recorrentes são os gastos com saúde e educação, mas para a devolução existem regras. No caso das despesas com saúde, não há limites para dedução, mas nem todas as despesas podem ser deduzidas do IR. Como por exemplo cirurgias estéticas, exames de DNA e despesas de terceiros. Por outro lado, se a pessoa precisou pagar por alguma consulta, exames, fisioterapia, entre outras despesas médicas, todos terão direito a dedução. Mas é necessário comprovar todos esses custos mediante nota fiscal.

Por fim, quando o assunto é educação as deduções podem ser de até pouco mais de R$3.000. Entram na lista de gastos passíveis de dedução tudo aquilo que a pessoa gastou com creches, escolas de ensino fundamental ou médio, além de graduação, pós-graduação e cursos técnicos. Assim como os gastos com saúde é necessário comprovar com nota fiscal. Além disso, se as despesas forem com cursos de idiomas, esportes, cursinhos, ou intercâmbio, não são passíveis de dedução.

Restituição do IR – Confira o calendário

Agora que o leitor já sabe o como funciona a Restituição do IR é hora de esperar sua vez de receber os valores. O pagamento ocorre por meio de lotes, em primeiro lugar quem recebe são pessoas idosas, ou com alguma deficiência. Em seguida o pagamento ocorre para os demais cidadãos. Enquanto mais cedo a pessoa declara, maiores são as chances de receber nos primeiros lotes. Veja o calendário.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Informações finais

Para mais notícias sobre imposto de renda, ou benefícios do governo, basta acessar a seção “notícias”. Para conseguir os informes e declarar o IR a pessoa pode solicitar no próprio app do seu banco.

Sobre o autor

Glenda Ribeiro