Reajuste de contas: veja dicas para evitar prejuízos

A inflação tem provocado um aumento nas contas domésticas. Assim, o reajuste faz a vida financeira ficar mais trabalhosa, porque as pessoas tendem a procurar saídas para escapar. Isto é, você com certeza evita beber menos, sair pouco e comer em casa mesmo, fazendo a sua própria comida. Muitas técnicas existem para evitar ter o bolso com alguma dificuldade para continuar se mantendo financeiramente.

Para isso, há saídas práticas e que podem ter uma aplicação na sua vida. Uma delas, por exemplo, é adotar uma organização boa e frequente nas contas do dia a dia. Com ela, você fica por dentro do que está entrando nas despesas e, logo, você já conta com uma solução. Além do orçamento de casa, vale a pena conversar com quem você convive para tentar ajudar a contribuir com as despesas e reduzir custos.

As dívidas podem assustar, mas a cautela é sempre essencial. Sempre há espaço para investir e, nesse sentido, poder contar com recursos extra sempre ajuda. Ademais, ver a possibilidade de usar suas habilidades para montar um pequeno negócio pode viabilizar o aperto por conta dos reajustes. Se você quer saber mais e melhor sobre como lutar contra o aumento dos preços, siga com a leitura!

reajuste; maquete de casa
Fechar as contas todo mês tem sido difícil com os reajustes, mas é possível resolver esse problema. Foto: Reprodução.

Veja como lidar com o reajuste e saiba mais sobre a inflação

Antes, você precisa estar atento ao lado político-financeiro do aumento nos preços. Em outras palavras, o próprio Estado tem controle sobre os valores de algumas coisas que você consome. Estão nesse conjunto a água, a luz, o gás, entre outros. A forma como esses preços muda vai depender de como a inflação cresce. Ela é medida de forma contínua, por índices divulgados por órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE).

Felizmente, não estamos naquele momento em que nós ficamos perdendo poder de compra porque os preços mudavam a cada dia. Isso foi muito frequente no final do século passado, as novas gerações talvez não cheguem a poder lembrar. Graças a momentos conturbados de inflação no país, surgiram vários índices. Dentre eles, por exemplo, está o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem como meta medir como andam os preços dos principais produtos comprados pelos brasileiros.

Para ficar atento, as pessoas devem acompanham também outros índices. Se você tem investimentos imobiliários, então deve acompanhar muito o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). O índice mercantil vai de acordo com o reajuste dos preços verificados no comércio de serviços. Ou seja, está mais focado em ver as mudanças financeiras que venham a acontecer no terceiro setor da economia.

Como ficar mais atento a como está ficando a inflação e ir economizando

Não obstante, outro erro tem relação com os dados informados. Ou seja, com um eventual equívoco na hora de digitar os dados que o sistema pede para inserir. Se não for o caso de conta ou mau preenchimento dos dados, a causa do recebimento atrasado pode ser a malha fiscal (conhecida por aí como “malha fina”). Nesse momento, a Receita Federal busca por dados em outros bancos de informações, então o órgão vê se existe alguma diferença em outros documentos que constam nos registros arquivados pelo governo.

E o que deve ser feito nesse caso? Você precisa informar dados corretos com o que vem sendo indicado em outros formulários sobre suas contas e outros documentos similares. Ademais, a situação do reajuste de contas pode ser verificada pelo site oficial, onde a pessoa pode saber qual a situação da sua restituição. O sistema pede que você coloque seu CPF e a data de nascimento.

Ou seja, cada despesa tem registro para saber qual o status das suas contas, se você tiver o plano para conseguir reservar um pouquinho de dinheiro no fim do mês. O app oferece diferentes cartões de maneira simultânea. Ou seja, você pode incluir tanto os gastos de cartão de crédito, de débito, da conta em que você recebe seu salário etc. Ao mesmo tempo, a vantagem é que o app também consegue obter facilmente seus extratos para poder organizar tudo o que você consome.

Essa opção também é uma das mais viáveis em razão do reajuste dos preços, já que tudo que é administrado pelo app tem proteção de criptografia bem avançada. Dessa forma, é possível ficar por dentro de tudo que ocorre, mesmo os riscos relacionados ao mercado.

Veja como garantir estabilidade mesmo durante as crises com os reajustes

Então, o banco vai orientar a pessoa a procurar corrigir o que a pessoa preencheu de maneira incorreta. Se ainda houver algum problema em relação a isso, a dica é preencher uma declaração que dá a chance de corrigir o que foi informado antes. Enfrentar a crise, portanto, requer algumas medidas chave. Assim que você entender algumas, vai ficar mais fácil evitar problemas com as contas de casa.

Algumas decisões muito viáveis nesses momentos é ter algum tipo de seguro. Outra medida eficaz é ter uma reserva financeira, também. Se, por um lado, contar com uma seguradora protege você de riscos e dá suporte a prejuízos, a outra é uma forma de dar mais vantagem. Isso porque o valor do que foi mantido sem gastos altos pode ficar mais valioso com o passar do tempo.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro