Limite de gastos: saiba como economizar

Contar com um limite para controlar suas finanças é uma boa saída para cortar custos. Assim, os economistas recomendam ter um limite de gastos. Com esse tipo de estratégia é possível cortar custos e despesas que não sejam úteis a você e, então, você tem mais espaço para gastar com outros tipos de serviço. Além disso, produtos que você queria comprar há um tempo podem acabar ficando mais acessíveis, com uma organização de finanças mais elaborada.

Sobre isso, cuidar do seu orçamento exige que você faça escolhas racionais. Por isso, uma prioridade deve ser ver o que a sua renda é capaz de manter em termos de custos. Ou seja, é preciso ter uma realidade financeira bem desenhada e analisada, antes de começar a cortar gastos. Gerir finanças, como você está vendo, passa por contar com diversos tipos de observação e critérios, com uma cautela sempre presente.

Para dar um passos adiante, é preciso, também, saber que meta estão sendo cumpridas ou, mesmo, que objetivos já foram alcançados. Isso vai deixar mais claro e mais fácil de ver, por exemplo, quais as possibilidades de poupar mais dinheiro. Portanto, seus recursos passam a trabalhar a seu favor e não só em função das dívidas que você vem acumulando. Para saber mais sobre o tema, veja o artigo na íntegra. Boa leitura.

limite de gastos
Ter um limite de gastos pode facilitar muito a sua vida. Foto: Reprodução.

Como vencer a tarefa de criar um limite de gastos: saiba mais

Um estudo feito pela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que praticamente nove de cada dez pessoas tem dívidas em crédito. Esse número está presente em um contingente alarmante, mas isso está presente também fora das famílias de baixa renda.

O capital estabelecido pode ter um forte choque se as dívidas não forem bem controladas. Portanto, uma dica ideal é verificar o que está pendente de ser pago e, com isso, firmar um plano para lidar com essas dívidas. Em seguida, o que as pessoas devem se atentar também é o custo de vida no futuro.

Exemplos não faltam para mostrar o descontrole. O ator Nicolas Cage já perdeu bastante dinheiro, chegando a ter uma dívida, inclusive. A Receita Federal estava cobrando dele US$ 14 milhões. Um valor como esse pode por em risco valores acumulados durante anos. Além disso, as metas precisam ter uma organização clara. Então, as pessoas conseguem obter o que procuram e desejam, além de poder crescer o seu patrimônio, em alguns casos.

Lidando com as dívidas e tendo um limite de gastos

O termo valuation pode ser entendido como “avaliação de empresas”, no bom e velho português. O conceito consiste em saber qual o valor da empresa, isto é, o valor que está atrelado a sua atividade em si. Ademais, para saber o que as empresas a ter o seu investimento podem render, você precisa estar informado sobre sua produção. Seguindo o exemplo da bala que você já viu antes, imagine que chegue um relatório sobre a empresa.

Nele, você fica sabendo que a empresa quer lucros com margens altas.  Ao fazer isso, as pessoas contam com um valuation em cima dos custos de produção. Ao mesmo tempo, se ver também o lucro pelo preço que se agrega a um produto específico, a importância dela é tão grande que as pessoas conseguem ver como os ativos e aplicações.

Ter em consideração um benchmark significa que você vai fazer uso de um indicador para ter uma referência ideal para seus investimentos. Em outras palavras, eles ajudam a ver se um fundo, por exemplo, tende a ser maior que o ritmo de crescimento ou mesmo declínio de um benchmark em análise.

Saiba como contornar os gastos com investimentos simples e evitando dívidas

Outra possibilidade são os títulos públicos, já que a Anbima vai lidar com vários tipos de investimento ao mesmo tempo. Se a opção for ações, prefira ver o Ibovespa e setores específicos. A bolsa de valores brasileira vai guiar em relação aos investimentos em títulos públicos. Com a análise de indicadores do setor imobiliário, do consumo. Por isso, escolher ações é uma tendência cada vez mais útil e com facilidade para quer aprender.

Fazer isso e, ao mesmo tempo, obter mais dinheiro para realizar os seus projetos, fazer viagens, ir atrás daquele carro ou de uma casa própria dá um sentimento de realização. O que são ações, afinal? Elas são uma parte que está aberta para ser negociada com outras pessoas. Com isso, surgem os ativos, porque eles podem gerar dinheiro para quem compra essas frações menores das empresas.

Limites de gastos, reservas e outras estratégias para gerir a renda

Uma dica importante que você pode aplicar em sua vida financeira é ter como forma de organização a possibilidade de baixar um app. Isso mesmo, a solução pode estar em suas mãos: com apps de controle de gastos, você vai ter um controle mais organizado para definir custos e ver como o fluxo de dinheiro está.

As perdas de emprego e imprevistos como acidentes devem estar no seu planejamento. Por isso, ao criar um limite de gastos, observe se você já tem algum tipo de reserva. Se você tiver, já é um passo dado em direção a um controle mais arrojado em relação aos seus recursos.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro