Finanças descentralizadas: veja como investir

Ficar com as contas descentralizadas tem sido uma boa oportunidade. Ultimamente, as finanças descentralizadas tem ganhado atenção, já que as criptomoedas passam a atingir valores muito atrativos. Em vista disso, cada vez mais pessoas estão à procura de indicação para saber mais, notícias e demais fatos sobre as moedas digitais. Você com certeza já deve ter ouvido falar, por exemplo, do Bitcoin.

Enquanto esse artigo está sendo escrito, o Bitcoin já atinge o valor de US$ 21.607,00. Isso dá por volta de 111 mil reais. Ou seja, estamos em uma era em que o investimento sem estar dependente de atores centrais (como as instituições financeiras, os bancos etc.) tem um valor muito bom. É por isso que as finanças sem um tipo de centralização passam a realizar um número de pessoas investindo muito positivo no mercado financeiro.

Se você não sabe muita coisa sobre as criptomoedas e os ativos no formato cripto, pode se perguntar em que se sustenta esse tipo de dinheiro. A resposta é bem simples, na verdade. Da mesma forma como na internet tudo é feito em rede, a própria forma de participar em network (termo em inglês para… rede) dos negociadores garante o que pode ser viável em termos financeiros. Para saber o que está por trás das finanças e fundos descentralizados, continue a leitura!

Finanças; pessoas mexendo no celular
Dispor de finanças em meio digital pode favorecer muitos lucros. Foto: Reprodução.

Afinal, como funcionam as finanças descentralizadas? Como é possível investir?

As finanças descentralizadas, ou decentralized finance (em inglês; por isso, a sigla ‘DeFi’), podem ser vistas como uma forma de transação de dinheiro sem intermediários. Ou seja, há uma liberdade em relação às moedas, sem haver muita burocracia. As funções principais, hoje em dia, para poder operar com esse tipo de finanças são várias. Os empréstimos contratados pelos investidores e as próprias transferências de valores são alguns exemplos de formas de uso da DeFi.

Assim, podemos ver o termo DeFi como uma forma de facilitar a relação de finanças e, dessa forma, gerar mais recursos. O que é bem particular desse tipo de setor é a forma como os registros são realizados. Para isso, a cadeia de certificação, também conhecida como blockchain, vai fazer o papel de tornar isso possível. Portanto, os investidores têm uma segurança para continuar no trabalho e ganhando a renda com as moedas digitais.

Sabendo disso, vamos ver, agora, como essas finanças funcionam. Isso permite que as pessoas vejam mais sobre o recurso e tracem as suas metas para investir. O tipo de troca para a criação de investimento em ações, em rendas com empréstimos, vendas etc. vem de forma direta. Em outras palavras, a DeFi dá a chance de todos trocarem valores com menos ação externa e, ao mesmo tempo, um nível de segurança, como você já viu.

Tipos de uso de criptomoeda: veja algumas possibilidades

Qualquer conta pode ser colocada, desde que seja corrente, de carteira de ações ou, até mesmo, uma conta que você faça os seus investimentos. Para esse item, você pode informar um termo de ação, um de um título ou mesmo um de responsabilidade. Não obstante, outro erro tem relação com a como você lida com a DeFi. Ou seja, com um eventual erro na hora de digitar os dados que o sistema pede para as ações. Se não for o caso de conta, a causa do recebimento atrasado pode ser a malha fiscal (conhecida por aí como “malha fina”).

Nesse momento, o que se vê na DeFi é a busca por dados em outros bancos de informações, então as pessoas procuram a alguma diferença em outros documentos que estão nos registros. E o que deve ser feito nesse caso? Você precisa informar dados corretos com o que vem sendo indicado em outros formulários sobre suas contas e outros documentos similares.

Ademais, a situação de ações em criptomoeda pode ser verificada pelo site oficial, onde a pessoa pode saber qual a situação da sua restituição. Além disso, há outra diferença importante. A suspensão e o cancelamento dos benefícios são distintos entre si, pois enquanto o ato de suspender pode ser revertido, no momento em que um benefício tem cessação a pessoa que recebe deixa de ter o atendimento àquele auxílio.

Veja como os investimentos em moedas digitais oferecem oportunidades

Além disso, a educação tem outras regras. Só os gastos com os diferentes níveis de proposta de investimento sem interventores tem a garantia de deixar o lucro maior. Empréstimos em algumas áreas, no entanto, não tem como fazer uma contribuição de liquidez tão grande. Também, há a redução caso você seja cônjuge. Para isso, é preciso que se deixe a conta final menor e crescer o valor da restituição. Para isso, coloque esses gastos como algo organizado, ao investir em criptoativos.

Como você pode imaginar, o mesmo vale para os ativos que dependem de códigos-fonte na internet. Para optar por vender e comprar ações com DeFi é preciso seguir algumas dicas. As pessoas que tem investimento nesse setor, às vezes, gostam de ir atrás de um valor que tem uma custódia associada. Mas, um detalhe deve ter sua atenção, porque isso não acontece com as moedas digitais. Isto é, você não tem armazenamento livre do dinheiro que você possa vir a ganhar.

Todavia, gestores profissionais podem ficar no controle do que tem investimento. É o caso de pessoas que procuram cotas para ter como investir em criptomoedas. Por meio desse tipo de estratégia, há mais cuidado e as pessoas conseguem lucrar de forma cautelosa.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro