Conta conjunta: veja dicas sobre o tema

Resolver questões entre casais pode ser uma questão para lidar com as finanças. Por isso, ter uma conta conjunta pode virar um problema, para quem ainda é de primeira viagem em relacionamentos duradouros. Renda, dívidas, planos, projetos, compras de itens como automóveis, casas ou até mensalidades em geral tendem a ser um pouco difíceis para lidar. Ainda mais se pensarmos na forma como administramos nossa conta, que geralmente é feita por uma só pessoa, não duas.

Ter uma conta conjunta pode oferecer vantagens? Isso vai estar relacionado na forma como você estabelece a sua relação. Trabalhar com base em acúmulo de bens, quando se para para entender como as finanças da casa estão, leva a buscar saber como funciona uma relação. É nesse momento que casar vira uma questão não só amorosa, como financeira. Uma particularidade desse assunto é que não há uma exigência para que as pessoas tenham algum grau de parentesco, no momento de ter uma conta.

Em geral, o casamento apresenta questões financeiras com prazos diferenciados. Em outras palavras, quem escolhe ter alguém para dividir um teto, elabora projetos e planos que tem um certo custo no futuro. Para isso, você precisa de orientações e dicas que possam dar mais calma no momento de definir como você quer planejar a sua vida com alguém. Neste artigo, vamos mostrar o aspecto financeiro deste assunto. Siga com a leitura.

conta; casal olhando um para o outro com notas de dinheiro
Ter uma conta conjunta requer cuidado e atenção para os casais que querem ter uma vida financeira próspera. Foto: Marriage.com/Reprodução

Funcionamento de conta conjunta: o que você precisa saber

Primeiramente, vamos ver o que acontece quando um casal já tem uma conta conjunta. Isto é, detalhes como opções, autonomia e escolhas pessoais. Há a opção de ter uma conta conjunta solidária. Nesse modo, os dois que possuem título sobre a conta podem fazer transferências e outros tipos de movimentações, não havendo a necessidade de permissão de um ou de outro. Outra opção, que você vê abaixo é a conta conjunta simples.

De forma alternativa, então, a conta conjunta simples os titulares que formam um casal tem condições diferentes. Por causa disso, os dois podem desautorizar cada ação com a conta. Ou seja, pode ser que um cônjuge discorde e não deixe que a pessoa faça uma movimentação específica. No entanto, ambos podem ter acesso a detalhes como extrato, informações sobre transferências e demais informações úteis.

Seja com conta solidária ou simples, havendo um casal com uma conta a ser dividida, é preciso confiança. Com ela, controlar a conta conjunta fica menos complicado. O que deve estar em questão é como vai ser definida a autonomia e as escolhas entre eles. Isto é, que prioridades vão estar em jogo, o que deve ser prioridade, que compras devem ser feitas para depois, etc. Diálogo e a atenção a transparência sobre o controle do dinheiro são itens indispensáveis quando se pensa sobre o assunto.

O que pode estar em discussão quando se planeja as finanças em conjunto

Agora, com a portaria, não há mais a exigência de verificação da data de pedido para reativar o benefício por meio do Cadastro de Casal. Outro detalhe sobre o casal é que os outros benefícios vão ter a renovação feita de forma não centralizada, com processos manuais. O caminho para verificar o benefício e ver se, de fato, foi reativado é bem simples. Basta abrir o app Minha Conta Conjunta e, logo depois, clicar em “Consultar pedidos”. O app vai mostrar uma lista e você só precisa ver se seu pedido está por lá. Para saber mais, vá em “detalhar”.

Ademais, se você ainda não solicitou a reativação, o caminho pelo é app é muito prático também. Ao abrir o app Minha Conta Conjunta, clique em “Novo pedido”. Depois, vá na opção do benefício (ou de outro auxílio, caso você não receba esse benefício). Assim como na renovação, o app mostra uma lista com todos os benefícios e, seguidamente, basta que você leia o texto sobre a opção e coloque os seus dados que o app vai pedir. No final, o app mostra a opção “Reativar o benefício”: nessa parte, você tem que clicar no benefício, olhar se está tudo certo e pronto. Só clicar em “Avançar”.

A suspensão e o cancelamento dos benefícios são distintos entre si, pois enquanto o ato de suspender pode ser revertido, no momento em que um benefício tem cessação a pessoa que recebe deixa de ter o atendimento àquele auxílio. Alguns benefícios a se pensar a longo prazo dizem respeito a aposentadorias; benefícios para o casal; auxílio creche; Bolsa Família.

Afinal, que vantagens e desafios aparecem ao se ter uma conta para casal

Se pensarmos em relação aos custos, há uma diminuição. Isso se mostra ser um bom benefício, vindo a se tornar uma vantagem. Ainda, mais para casais que procuram aliviar o bolso. Além disso, outra situação que pode ilustrar essa questão é o momento de morar junto. Se for feito logo, o nível do custo pode cair bastante. Caso a meta seja reduzir despesas, viver em casal pode ser uma escolha com apoio financeiro de uma conta conjunta.

Para falar um pouco sobre desvantagens, é preciso ter atenção para uma redução no nível da privacidade. Quando nos acostumamos a comprar coisas mais sozinho isso pode ser uma dificuldade. Enfim, cabe pesar o que pode ser melhor e definir objetivos ideais para ambos.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro