Viajando com menos: veja como economizar

Quando estamos viajando com menos, estamos dando um reforço a nossa renda. Isto é, você talvez pense em sempre gastar pouco dinheiro em algum destino. Para tentar fazer isso melhor, é preciso ver como os especialistas em turismo e economia dão dicas de como fazer isso com calma. O momento de escolher o destino até a hora em que você está curtindo uma praia, por exemplo, pode ser muito bem colocado em um planejamento de finanças.

Sobrar dinheiro para viajar, inclusive, é um dos principais nortes que orientam as pessoas que buscam um turismo acessível. Por isso, ter uma gestão de renda favorável dá mais chances de ter uma viagem mais tranquila. Além disso, um dos mitos que tem um combate muito forte das pessoas que acompanham esse assunto e dão dicas é de que viajar pode ser mais simples. Ou seja, você não precisa ter tanta ‘dor no bolso’.

Pensar, de início, no orçamento e no transporte que você ou sua família vai usar na viagem já deixa tudo mais simples. Em geral, é a dica mais citada para que você tenha um custo menor e viaje com mais tranquilidade. Assim, a calma é garantida e você não sente o peso de ter que pagar muito para viajar. Pense, então, nas passagens de trem, no que você vai pagar no voo, ou, ainda, em que apps você vai procurar as melhores opções de transporte. Veja mais aqui e boa leitura!

viajando com menos
Se você estiver viajando com menos, vai poder curtir com mais calma a sua viagem. Foto: Vecteezy/Reprodução.

Alimentação, lazer e transporte: estar viajando com menos é vantajoso

Como você viu a acima, o caminho certo para começar a estar viajando com menos é ter um olhar sensível em alguns detalhes. A começar, o transporte, por exemplo, tem diferença de custo quando você pesquisa com um cuidado mais atento. Veja como encontrar, então, apps que oferecem descontos e custos menores para ter mais acesso a preços mais justos. Contar com o BlaBlaCar garante que você tenha uma opção a mais para ter uma viagem com deslocamentos mais em conta.

A discussão pode ficar complicada com alimentação, mas há possibilidades de contar com chances de menos custo, também. Saber onde encontrar uma hospedagem que custe menos e ofereça custos mais viáveis pode ser um caminho para você. Vai depender, na verdade, de como você gosta de viajar. Se você quer uma comodidade maior, a chance de diminuir os custos vai ser menor. Porém, se você prefere estar em uma viagem indo comer melhor, o ideal é que você procure uma hospedagem por menos.

Com o lazer, a questão é semelhante. Para ter uma viagem mais em conta é possível encontrar um roteiro que seja mais econômico. Viajando com menos, você pode contar com um lazer que seja acessível e de graça, se souber aproveitar um oportunidade mais local. Ter uma viagem com algum evento pago, ademais, se você preferir, pode ser mais viável se você tiver como encontrar algo que gosta em menor custo.

Economizar gastos nas compras durante viagens é sempre uma boa escolha

Sempre que você ouvir que a taxa de câmbio teve mais valor para alguma moeda, isso quer dizer que agora o custo para ter uma unidade dela é menor. Isso vai ser importante para fazer uma economia em termos de viagens distantes. Dessa forma, os investimentos ficam mais fáceis, mostrando uma queda no custo associado para poder comprar algo em outro país. O mesmo se dá no ramo de ações de empresas de turismo que sejam de fora do Brasil.

O investimento com base em outras taxas de fora não é tão viável, às vezes. Ou seja, o investidor tem que se ver os índices que levem a ter rendimentos melhores com a situação econômica para viajar. Se estiver num momento em que as taxas de juros básicas não acompanharem o ritmo da inflação, prefira viagens mais favoráveis. Ademais, viajando com menos, o peso do câmbio é uma variável que tende a ser imprevisível, mas com chances de se contornar o problema.

O que é melhor em relação ao investimento em dinheiro internacional, veja que investimentos estão associados a empresas que dão as melhores condições para viajar. Quem vende para fora do país geralmente lucra com a valorização do turismo lá fora. Os importadores, nesse momento, passam a ficar com menos rendimento, em contrapartida. Conhecer mais sobre os tipos de câmbio pode fazer toda a diferença. O câmbio flutuante fica maior com a saída de dinheiro estrangeiro. Já o câmbio fixo é uma política fiscal que já deixa um valor único para a taxa. Saber acompanhar isso durante as viagens é o ideal para curtir com tranquilidade.

Aproveitando descontos e economizando com viagens

Não abra a mão da sazonalidade. Essa é uma das dicas mais citadas quando se fala em desconto em viagens, porque os analistas procuram observar o tempo em que há mais pessoas viajando. Assim, veja momentos em que os custos tenham alguma vantagem.

Isso pode favorecer, inclusive, o alcance a descontos muito positivos para você. Seguindo essas dicas, você aproveita melhor a economia pessoal, viajando com menos.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.