Pix errado: saiba como cancelar

Um problema grande que as pessoas podem enfrentar, de vez em quando, é perder dinheiro. Com o sistema de transferência do Pix errado não é diferente. Uma vez que a transferência foi feita, o dinheiro não retorna automaticamente, caso uma das pessoas que transferiu o valor tenha se confundido. Mas, existem algumas dicas que podem ajudar a recuperar a quantia envolvida no problema, solucionando uma dor de cabeça que já vem acontecendo com quem usa o sistema.

O Banco Central do Brasil está com o Pix em funcionamento desde novembro de 2020. De lá para cá, diversas atualizações foram feitas para melhorar o sistema e evitar fraudes e, até mesmo, os tão temidos golpes. Por exemplo, você deve ter notado que seu aparelho não permite transações com o sistema Pix acima de certos valores. O Banco do Brasil já teve uma atualização recente em que permite transferência de valores em até R$ 1 mil reais por dia.

Além disso, uma vantagem boa que surgiu com o Pix foi a possibilidade de fazer uma transmissão de quantias sem fazer uso de dados bancários. O sistema, assim, protege você contra possíveis ataques envolvendo informações relevantes sobre a sua conta. Ou seja, adotar o Pix como forma de transferência, mesmo havendo a chance de erro, tem vantagem. Para continuar entendendo mais sobre o Pix errado, continue a leitura deste artigo.

Pix errado
Dinheiro do Pix que não foi transferido de forma correta com o esperado pode ser devolvido. Foto: Reprodução.

O que fazer na hora de cancelar o Pix errado? Saiba mais

As pessoas que recebem o Pix errado precisam ser contatadas o quanto antes. Essa é a dica principal para reaver o dinheiro que você já transferiu. Como você já viu antes, as operações que são feitas pelo sistema do Pix não podem ser desfeitas, então a solução é manter contato com a pessoa que teve a quantia depositada em conta.

Caso você não tenha o contato da pessoa a quem o dinheiro errado chegou, o único jeito é reaver a quantia transferida com o próprio banco. Assim, você garante que o dinheiro retorne a sua conta com segurança, já que o banco pode regular o valor envolvido na situação. Mas, tenha cuidado, pois o atendimento nem sempre pode ser uma saída viável.

É por isso que várias empresas oferecem orientações, guias e, claro, cursos específicos, com cadeias de assuntos diferentes, para que as pessoas definam como fazer as transferências. Se você não tem muita experiência com aparelhos eletrônicos digitais e/ou smartphones, veja se é possível contar com a ajuda de alguém ou fazer cursos para aprender a usar os dispositivos.

Além disso, o Pix tem a possibilidade de colocar as aulas virtuais pode dar uma vantagem, uma vez que você tem a comodidade de ver o que aprende e, em seguida, aplicar no conforto de onde você estiver.

Recuperando o Pix errado: veja dicas

Por meio dela, é possível ver como os investimentos vão ter algum efeito vindo da benchmark associada a elas. É muito comum ver os investidores analisando as ações mais negociadas e alguns fundos que tendem a dar mais renda às pessoas que estão com investimentos neles.

Se a opção for ações, prefira ver o Ibovespa e setores específicos. A bolsa de valores brasileira vai guiar em relação aos investimentos em títulos públicos. Com a análise de indicadores do setor imobiliário, do consumo. Veja, também, se a pessoa que recebeu o Pix errado está na sua lista de contatos.

Além disso, você fica preparado para ver o mercado com uma visão mais sensível e, ao mesmo tempo, mais cuidadosa. Dessa forma, você consegue gerar lucros de forma prática e muito assertiva com curso de mercado. Se você, por algum acaso, tiver recebido o dinheiro por engano, procure ver no app do seu banco se existe alguma opção de devolução. Algumas instituições já oferecem essa opção, inclusive.

Como entrar em contato com o banco para resolver o problema

Em relação aos tipos de benchmarks, fique atento ao tipo de renda em que você quer um indicador. Para renda fixa, veja o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), porque trata-se de uma taxa que se encontra já dentro dos empréstimos dos bancos.

Cuidar de dinheiro requer um farol que gere maior confiança no que se quer investir. Isto é, ter benchmarks para analisar o mercado quer dizer que você tem a sua disposição uma ferramenta valiosa. Isso deve ao fato de que, dependendo do que esses indicadores apontarem, você pode escolher continuar ou não entrando em contato com o banco que fez a transação.

Da mesma forma como na internet tudo é feito em rede, a própria forma de participar em network dos negociadores garante o que pode ser viável em termos financeiros. Para optar por vender e comprar ações com o Pix é preciso seguir algumas dicas.

As pessoas que tem investimento nesse setor, às vezes, gostam de ir atrás de um valor que tem uma custódia associada. Mas, um detalhe deve ter sua atenção: o Pix errado é uma transação de sua responsabilidade. Colocar o dinheiro em uma conta errada, então, pode ter uma solução com a pessoa que fez a transferência, primeiramente.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro