Pis 2022 já liberado – Saiba se tem direito

O Pis 2022 já está no calendário oficial da Caixa Econômica Federal agora para janeiro! Ele, o programa, dá acesso ao empregado da empresa privada, a benefícios determinados pelas leis federais. Além disso, ele ainda possibilita o desenvolvimento das empresas desse mesmo setor.

A CEF é a responsável pelo pagamento do PIS. Quando criado, o programa buscava integrar o crescimento da empresa junto com o do empregado. Contudo se tornou muito mais do que um simples número, com o passar do tempo. Isso porque os seus benefícios se acumulam ao longo do tempo.

Mas não adianta nada explicarmos como você pode consultar grátis o PIS – ou o FGTS – se você nem sabe o que eles são. Quem tem carteira assinada, tem direitos trabalhistas. Como por exemplo, seguro desemprego ou abono salarial, mas para você receber esse dinheiro, precisa ter o nº seu PIS.

Pis 2022 é direito do trabalhador
O Pis 2022 é direito de todo trabalhador que tenha CTPS assinada (Foto: Wikipédia).

Você pode estar perdendo dinheiro

Você não sabe o que é PIS, nem como consultar? Então você pode estar deixando de ganhar um dinheirinho que é seu por direito. Mas fique tranquilo que nós vamos dar ótimas dicas pra te ajudar com tudo isso. Realmente parece um mundo bem complicado, mas relaxe, porque não é.

Esse artigo é feito pra o bom e velho trabalhador brasileiro, pagador de seus boletos, que tem carteira assinada. Ou seja, a famosa CLT, como é popularmente conhecida. Todos os 30 milhões de brasileiros, em média, que se enquadram nesse pré-requisito, tem o direito a esse valor extra.

O Dicade.com ajuda, também, a descomplicar a sua vida financeira. A medida provisória (MP) de número 946, criada em 07 de abril de 2020, extingue o PIS. Mas calma, essa medida também transfere todo o seu patrimônio para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Pis 2022 agora é FGTS

Isso mesmo! O presidente, usando seus atributos constitucionais, adotou a extinção do fundo PIS/Pasep, mas também, na mesma medida, garantiu a transferência de todo o seu patrimônio para o FGTS. A lei que regia o PIS era de 1975, mas a que rege o FGTS é de 1990. É um avanço legal de 15 anos.

Os processos ficaram menos burocráticos. Em outras palavras, ao invés do trabalhador pular de galho em galho, seus valores individuais foram acumulados e concentrados em um só fundo. Isto é, todos os seus ativos e passivos ficam salvos no FGTS, na mesma data da extinção do PIS/Pasep.

Ou seja, os mesmos critérios aplicáveis as contas vinculadas ao FGTS, remuneram as contas dos participantes do que seria o PIS 2022. Na prática “poderão ser livremente movimentadas, a qualquer tempo”, como na forma prevista no artigo 4º da Lei Complementar nº 26, do ano de 1975.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Todo trabalhador, com carteira assinada, tem direito ao FGTS. O governo obriga a empresa a abrir uma conta na Caixa e depositar um valor mensal. Todavia é bom entrar nessa conta todos os meses, porque pode acontecer da empresa simplesmente não depositar esse valor.

Esse é o unico jeito de saber se o dinheiro está entrando mensalmente. O número do PIS é necessário para consultar o seu FGTS. Essa contribuição financia o seguro desemprego e o abono salarial, que nós citamos anteriormente como exemplos de benefícios do trabalhador assalariado.

As cotas do antigo Pasep eram sacadas no Banco do Brasil. Entretanto, o governo extinguiu também esse fundo e transferiu todos os recursos para o FGTS. Logo, os saques também foram concentrados na CEF. Como os valores sacados variam, eles precisam ser consultados no app do banco.

Como consultar o Pis 2022 gratuitamente

Em primeiro lugar, acesse o site oficial do governo federal, que é o https://meu.inss.gov.br/#/login e, logo de início, você precisa entrar no “Meu INSS” com login e senha. Ou, se for seu primeiro acesso, vai precisar cadastrar a sua senha de acesso através do seu número de CPF.

Meu primeiro acesso

Então, caso precise cadastrar uma senha, é só preencher todos os dados que forem pedidos, porque os campos são auto explicativos. Lembrando da responsabilidade de verificar se todos os dados informados estão corretos. Se tiver algum dado errado, vai complicar o recebimento.

Para ter certeza que ninguém está se passando por você, o site vai te fazer algumas perguntas a seu respeito. Responda a cada uma com cuidado e avance para os próximos passos. Quando estiver tudo preenchido e respondido, o sistema vai gerar uma senha. Anote porque você vai precisar dela.

Ótimo, agora faça o login com o seu CPF e colocar a senha que te foi informada anteriormente. Logo abaixo, havará uma caixa de diálogo (Captcha) escrita “Não sou um robô”. Então, antes de clicar em “Entrar”, marque essa quadrado com um “check” de verificação e faça o acesso.

A primeira janela é a do sistema pedindo pra você criar uma outra senha, desta vez, de sua preferência. Após criar, acesse novamente com a sua nova senha. Todo esse processo parece complicado, mas não é. Além disso ele só vai acontecer essa única vez porque é o seu primeiro acesso.

Consultando o FGTS

Consultar o FGTS hoje é mais rápido que consultar o antigo PIS. Mas é importante que você tenha, em mãos, os números do seu RG, do seu CPF e do seu Título de Eleitor. A primeira coisa é baixar o app do Caixa Trabalhador porque você tem acesso as informações da maneira mais fácil, prática e rápida.

Com ele você simula o valor do provável recebimento do seu Abono Salarial, por meio de uma Calculadora do Abono, já integrada no app. Além disso, tem dicas importantes sobre a situação do seu seguro desemprego, ou sobre o INSS. O calendário fornece a data correta dos recebimentos programados.

O app também compilou as perguntas mais frequentes sobre cada benefício. Por isso o menu “Ajuda”, preparado com diligência, elimina as dúvidas comuns dos trabalhadores com carteira assinada. Com um app que controla tudo, na palma de sua mão, você fica mais seguro e bem informado de seus direitos.

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.