NuSócio – Como receber um “pedacinho” do Nubank

Vale a pena ser um NuSócio? Ou seja, aceitar um “pedacinho” das ações do Nubank? Vamos lá! Agora você vai ficar por dentro dessa história e entender um pouco sobre esse novo BDR do Nubank. Parece complicado para quem não tem intimidade com investimentos, mas você vai ver que é bem simples.

O NuSócios, que é esse programa de educação de investimentos que o Nubank criou, oferece os pedacinhos da empresa para os seus clientes, SEM CUSTO NENHUM. Isso significa que quem aceitar, ganha um BDR, que é uma fração de uma ação – que sobe e desce – da Nu Holdings Ltd, empresa líder do grupo Nubank.

Isso sem pagar nada! Nada real mesmo! Sem pegadinhas e sem asteriscos. Porque a intenção é que o NuSócio aceite essa fração e, durante um ano, comecem a aprender mais sobre o investimento. Só que como é a fração de uma ação, você consegue ver a movimentação eventual, mas sem ter pago nada por isso.

NuSócio
NuSócio: Tornando-se dono de um “pedacinho” do Nubank. (Foto: SuaFinança).

Após 1 ano de “pedacinho”

Ao final dos 12 meses, o cliente pode decidir, ou se quer ficar com o seu pedacinho, porque aí ele se torna um investimento, ou se ele quer receber o valor da venda dele. No segundo caso, o Nubank vende o pedacinho pelo valor de mercado dele naquele momento. Então o dinheiro é depositado na conta do sócio, já descontando a taxa da B3 e os tributos.

Portanto, nessa história toda, o cliente não desembolsou nada, vai ganhar a oportunidade de aprender mais sobre investimento e, além disso, se quiser, recebe o valor da venda no fim. No momento em que o cliente aceita o pedacinho, quem é responsável por ele é o Nubank. Ou seja, não está no nome ou CPF do cliente, nem precisa declarar no IR.

Aliás, nesse primeiro ano o Nubank vai ser o responsável por cuidar do seu BDR. Ainda assim, o cliente vai poder acompanhar o valor dele no app. Nesse sentido, não vai precisar tomar nenhuma ação ou lidar com nenhuma burocracia. Contudo, ao final de 1 ano, ele escolhe o que fazer com, agora, o seu próprio pedacinho.

Se decidir ficar, logo o BDR se torna um investimento seu e aí você passa a ser o responsável por ele. Mas não é um abandono, claro que vai ter a ajuda do Nubank pra fazer tudo direito. Entretanto, se quiser receber o valor, também não vai ter que lidar com nenhuma burocracia, porque é o Nubank quem vende ele pra você.

Imposto de Renda do NuSócio

Em primeiro lugar a preocupação é com o IR de 2022, aquele que deve ser declarado a partir de março do mesmo ano. Não precisa declarar o pedacinho do NuSócios neste IR! Ou seja, ninguém que aceitar o BDR – sem custo -, vai precisar fazer a declaração dele, porque ele ainda vai estar no nome do Nubank por 1 ano.

Por outro lado, quem decidir ficar com o pedacinho, depois dos 12 meses, pode ter que declarar ele no IR de 2023. Mas quem não ficar e quiser o valor em conta, não vai precisar declarar. Quem quiser ficar, vai passar a ter um investimento no seu nome. Essa transferência de titularidade vai ser feita de forma digital e automatizada.

A ideia é que com todo o aprendizado que o NuSócio tiver no primeiro ano, cada um possa fazer a sua escolha, ou seja, decidir se aquilo faz ou não sentido pra si. Só que, a partir daí, ele pode ter que declarar o IR. Todavia, quando esse momento chegar, o Nubank vai instruir como fazer isso da melhor forma possível.

Nunca investi na Bolsa do Brasil (B3)

A coisa mais legal desse programa é que ele está dando essa oportunidade pra milhares de clientes que nunca nem pensaram que poderiam investir na Bolsa. E, além disso, o mais importante é que ele vai ensinar ao NuSócio a fazer isso. Ou seja, no primeiro ano, o Nubank vai ser o mentor financeiro do seu próprio sócio.

A fim de que isso aconteça, o Nubank vai usar material educativo, ensinar sobre os riscos e as oportunidades da Bolsa. Em outras palavras, fornecer segurança para que o cliente possa fazer a sua escolha. Em seguida, no fim de 12 meses, quem escolher ficar com o BDR, vai saber cuidar direito do seu investimento.

Ao passo que como o cliente ganhou esse pedacinho, sem nenhum custo, os “sobes e desces” de valor vão ajudar a entender melhor o mercado financeiro, só que sem o risco do cliente ter colocado o próprio dinheiro. Em suma, não há risco de perder um dinheiro que você não investiu na Bolsa de Valores do Brasil.

Aceitar o “Pedacinho” ou Investir no IPO?

Essa pergunta é ótima! Em primeiro lugar, em ambos os casos estamos falando de BDRs do Nubank. De fato, o valor monetário é igual para os dois. O pedacinho do NuSócio é o BDR oferecido SEM CUSTO! Isto é, a fração da ação que estamos falando aqui, que o cliente vai poder vender depois de 1 ano de aprendizado gratuito.

Por outro lado, o BDR da reserva paga já é o cliente mesmo investindo no IPO do Nubank. Em resumo, o cliente fala quanto e quando quer investir na reserva, ou pelo app do Nubank, ou pelas plataformas no Nu Invest. Dessa forma os BDRs da reserva envolvem risco! Porque é o NuSócio já colocando o seu próprio dinheiro.

Para quem está pensando em comprar BDRs e investir, é bem importante ler o prospecto, isto é, o material com as principais informações do IPO do Nubank. Principalmente a sessão que informa sobre “Fatores de Risco”. Lembre: O pedacinho NÃO TEM o seu dinheiro envolvido, já que é oferecido sem custos para os clientes.

Onde encontrar o Nubank

Todas as novidades do banco estão sempre disponíveis em suas redes sociais. Vamos fazer uma lista delas aqui, para que você acesse aquela(s) de sua preferência:

Se tornando NuSócio do Nubank

São realmente várias dúvidas, mas o artigo esclarece as maiores. Agora você já compreende como funciona o NuSócios e porque ele é uma oportunidade super legal de aprender a investir, mas sem ter que colocar o seu próprio dinheiro. Pra quem quis aceitar o seu pedacinho, foi até o dia 05 de dezembro de 2021.

Outra coisa, lembre de ler o Prospecto, o Formulário de Referência e o Contrato do Programa NuSócios, três documentos importantíssimos! Mas claro, antes de investir no IPO do Nubank. Eles podem ser encontrados em sou.nu/prospecto, porque transparência, até aqui, tem sido um dos pilares fundamentais da empresa.

Para baixar e instalar o app do Nubank: conta, cartão e mais, é só acessar o Google Play ou o Apple Store e acabar com a complexidade dos bancos tradicionais. Hoje eles são a maior empresa de tecnologia em serviços financeiros da américa latina. E claro, aqui no dicade.com você fica ciente das melhores oportunidades do mercado.

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.