Modelo DRE: saiba como usar para seus investimentos

Usar modelos rentáveis ao seu negócio é uma receita de sucesso, muitas vezes. Com o modelo DRE isso se confirma ainda mais. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) se consolida como uma forma de verificação das finanças. Além disso, ele também serve como uma forma de alocar informações de contabilidade, que dão uma clareza sobre o funcionamento de um negócio. A ferramenta serve como meio útil, também, para deixar as contas bem definidas a cerca do seu lucro e prejuízo.

O ideal é que a empresa se comprometa a fazer esse tipo de balanço a cada ano. Ou seja, você deve ter um preparo em que tudo seja já contado e registrado, com uma organização mensal. Isso vai ajudar a desenvolver um modelo DRE com mais eficiência e, de quebra, diminuir o tempo que vai ser necessário para desenvolver essa avaliação. Ademais, o registro das contas que o seu negócio se comprometeu vai dar uma ideia de como investir e avançar nos seus negócios.

Em vista disso, os processos para ver de uma forma criteriosa os resultados ajudam a dar mais calma na hora de controlar o faturamento e, sobretudo, os lucros. Lembrando que, na verdade, o DRE não se trata de fluxo de caixa, uma vez que ele se concentra em uma avaliação mais geral, como você vai ver. O seu negócio, dessa forma, ganha uma estratégia que pode lidar com mais agilidade, no sentido de elaborar com mais precisão uma projeção de crescimento. Siga com este artigo e boa leitura!

O modelo DRE favorece o seu negócio com novas oportunidades de transparência e de crescimento. Foto: Shutterstock/Reprodução.

Usando o modelo DRE na prática: o que você precisa saber

O resultado líquido do que a empresa teve como melhoria em seu orçamento fica mais explícito com o modelo DRE. Assim, você consegue avançar para entender o que ficou pendente e o que já foi acertado em relação às contas. Ademais, essa estratégia permite conhecer mais sobre o que aconteceu em relação ao que foi tido como positivo e negativo nas operações. O mesmo vale para o que foi realizado na parte não operacional, inclusive. Nesse sentido, o empresário fica por dentro dos valores acolhidos em vários âmbitos do seu negócio.

Essa prática, na verdade, evita também a sonegação fiscal. Ou seja, o DRE pode ser uma forma de entender os resultados alcançados e deixar de lado algum erro por imprecisão de valores. Ainda mais importante, o diagnóstico de resultados se consolida no que está no horizonte dos negócios. Em outras palavras, é possível usar o que está registrado como situação da empresa para traçar o que vai ser feito nos próximos anos. Os momentos de compra de equipamento e gestão de novos funcionários, inclusive, pode encontrar os resultados com mais acurácia.

Outra dica importante quanto ao tema é se ater, principalmente, ao que consta de receitas e despesas. Desse modo, o relatório incide sobre o que vai se destacar, além dos números, o que aconteceu para dar uma ideia se há algum problema com relação aos gastos. Para ter noção disso, a jogada certa para deixar as contas e o seu negócio em um bom nível é contar com produtos e serviços de valor agregado, dispondo tudo no relatório final. Em outras palavras, você deve criar as adaptações ideais para manter um bom patamar de serviços, vendo o que os seus clientes querem de fato e alinhando o seu faturamento.

Avaliando os resultados com precisão para melhorar o orçamento

Se a ideia for contar com o crédito, por exemplo, veja se a sua empresa está com um foco ideal no projeto. Isso tende a ter alguma avaliação, às vezes. Outra dica válida, também, é buscar problemas comuns que estejam acontecendo no crescimento dos resultados. Como o mercado financeiro, hoje, atinge um nível ideal e até de grande porte, o que é bom ficar atento é o que há em termos de possibilidades de finanças, com maior precisão sobre os resultados. O investimento com base em outras taxas de fora não é ruim para incluir no DRE. Ou seja, o investidor tem que se ver os índices que levem a ter rendas que podem estar também dentro do que o DRE mostra.

Dessa forma, você tem que ver o contexto em que o seu negócio está. Se estiver numa boa posição à respeito de questões de finanças, vale a pena colocar o seu negócio em expansão. Para entender o que é melhor em relação ao investimento em dinheiro internacional, veja que investimentos estão associados a empresas que dependem de um diagnóstico preciso e anual. Quem vende para clientes bons, em geral, lucra com a valorização de seu faturamento.

O diagnóstico de melhorias e oportunidades pode ser a chance de avançar no seu negócio

Encontrar uma boa saúde financeira para o seu negócio envolve, enfim, ter uma competitividade ativa e saber como os seus investimentos podem melhorar. Assim, os resultados passam a ser cada vez mais estáveis, tendo a chance de sair de uma zona de conforto, que pode ser muito perigosa.

Quando a economia está em crise, no geral, é bom evitar deixar de saber como os seus investimentos no seu negócio estão. Essa atitude de letargia pode até fazer o seu empreendimento quebrar.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.