Medo do mercado de ações: saiba como investir

Ter medo do mercado de ações é muito comum. Possivelmente, as pessoas não se deem bem com a carga de taxas e números para entender. Mas, com calma e bastante atenção, é possível adentrar mais facilmente nesse ramo, sem perder o controle do que se investe. Ter uma insegurança, além disso, pode ser um aspecto muito mais relativo as suas emoções que o setor financeiro em si. Por isso, é bom que você deixe de lado o impacto dos dados e procure dar importância ao que você pode fazer para investir melhor.

Boa parte da população hoje quer ter uma renda extra e poder conseguir colocar os sonhos em dia. Além disso, é possível que sem o peso do medo do mercado de ações, a pessoa tenha mais paciência para lidar melhor com o dinheiro. Evitar fórmulas milagrosas e deixar de consumir conteúdos tendenciosos já permite dar um passo adiante. É importante, então, que você tenha atenção a orientações concisas e que possam trazer rendimento, de fato.

Evitar erros é um detalhe que pode ser feito com um olhar atento a dicas responsáveis. Assim, você participa do mercado de ações com menos medo e investe de forma arrojada. Os traders de sucesso, por exemplo, podem se arriscar, em alguns momentos, quando a situação está favorável. Porém, é preciso que, antes de dar este passo, você saiba como eles estão indo em termos de aplicações financeiras. Veja mais a seguir e boa leitura!

medo do mercado de ações
Ter um medo do mercado de ações é normal entre iniciantes, mas é possível ter menos apreensão antes de começar a investir. Foto: NewsDay/Reprodução.

Constância e precisão: saiba como evitar o medo do mercado de ações

Estar em construção pessoal no mercado de finanças envolve lidar com conhecimentos válidos para ser um bom trader. É possível que você não tenha aspiração para se tornar um, mas uma dica boa para ter menos medo do mercado de ações é ter apoio de consultorias. As instituições envolvidas com os negócios, blogs de bancos, negociadores da bolsa e informações úteis nos pregões são bons exemplos de como se atualizar no ramo. Ou seja, não faltam oportunidades para as pessoas que querem lucrar.

Além disso, a aposta em fundos de risco não é um passo tão requisitado. Em outras palavras, é preciso que você ganhe autoridade no mercado de finanças com um pouco de paciência. Isso está confirmado pelos erros que muitos cometem, achando que já se garantem como bons negociadores. Acreditar que por seu patrimônio em ativos com pouca liquidez, por exemplo, é uma prática muito difundida por pessoas assim. Dessa forma, tenha sempre em mente como evitar se iludir por itens na banca que não sejam válidos para ter investimento. Disponha, também, de uma reserva financeira que blinde você de riscos. Seguindo esses passos você já diminui bastante a apreensão sobre o mercado.

Em seguida, o passo ideal é começar a ver que tipos de estratégias são mais rentáveis. A capacidade de crescimento, então, pode ficar facilitada (ou não), a depender de como o valor pode ser maior, de acordo com a sua constância. Saber investir em renda variável é ideal. Contar com um conhecimento como esse, além disso, tem uma boa chance de levar você a um caminho com muita precisão no mundo dos negócios.

Buscar bancas e traders pode ser viável para dar um norte melhor as suas aplicações

Se você for contar com ações, por exemplo, saiba que está se expondo ao risco que pode haver a partir de uma eventual crise. Porém, criar um norte fica fácil se você tiver mais zelo com o seu patrimônio e suas reservas, como você viu antes. Aliás, os investidores querem saber sempre qual o estado desses dividendos, a fim de poderem contar com boas aplicações. Tente estimar, então, qual o valor associado aos seus objetivos, com menos medo do mercado de ações. Logo, você já passa ficar a frente de seus concorrentes no setor financeiro.

Dessa forma, o investidor tem que se atentar nos índices que levem a ter rendimentos mais apropriados com as bancas que tenham propostas mais rentáveis. Se estiver num momento em que as taxas de juros básicas não acompanharem o ritmo da inflação. Em relação ao momento em que você está, veja como as condições estão favoráveis. As pessoas precisam ver em que geração estão, qual a qualidade do rendimento do tipo de trader que você está acompanhando, além da conquista da independência financeira.

Seja tendo um estilo de vida dedicado ao trabalho ou em relação à gestão de finanças, colocar um novo plano para as contas faz muita diferença. Encontrar esse caminho leva a oportunidades que amenizam momentos de crise, por exemplo. Veja também como realizar um balanço nas suas contas. Pode ser que você só tenha tempo a cada seis meses, ou mesmo a cada ano. A começar pela forma como você escolhe investir, porque pode ser que a renda leve até mais tempo para crescer. Mas, no fim, o melhor é contar com estratégia e muita paciência para seguir lucrando, seja em crise ou não.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro