Investimento em condomínio: veja dicas sobre o setor

Saber em que área investir dá um grande diferencial no momento de ganhar lucros. Com o investimento em condomínio não muda muito. As pessoas estão cada vez mais atentas a ver a sua carteira de investimentos com outros meios, procurando áreas e setores que possam ser práticos e com alta renda. Nesse sentido, alguns tipos de negócio como, por exemplo, as lavanderias, a portaria de forma remota e o gerenciamento remoto, podem levar a ter ganhos muito válidos para se investir.

Como você deve imaginar, para que esses negócios citados antes tenham êxito é preciso que haja prédios de residência. É nessa hora em que surgem os negócios com condomínio, dando atenção em empresários pequenos e em startups até em empresas grandes. Isto é, até as pessoas com experiência no mercado financeiro (ou não) estão ávidas para ver mais sobre o setor de condomínios. Além disso, todos estão com um olhar mais dedicado ao assunto.

Para se ter uma ideia da relevância do tema, aqui vai um número muito bom sobre o setor. 68 milhões de brasileiros moram em condomínios, de acordo com a Associação Brasileira dos Síndicos (Abrassp). Ou seja, um em cada três brasileiros tem a moradia dentro de um condomínio. Para ver como o investimento em condomínio pode trazer muito sucesso para você, continue a leitura.

investimento em condomínio
Investimento em condomínio pode levar a ter lucros surpreendentes. Foto: Reprodução.

Tecnologia e gerenciamento: veja como investimento em condomínio traz lucros

Os conjuntos de prédios e de casas passam a ter mais tecnologias em seus ambientes. Por isso, um passo ideal para que você tenha investimentos bons no setor é ficar observando e, ao mesmo tempo, acompanhar as empresas que se destacam com isso. As reuniões que são promovidas, ademais, passam a ter mais suporte com o investimento inovador.

Os testes controlados, também, mostram uma chance de ouro para as pessoas que estão à procura de uma nova área da economia para colocar os recursos. Basta que você veja, ainda, o que o seu público quer do seu negócio, vendo o que é válido para dar uma melhora na moradia das pessoas.

Um exemplo forte de que o setor têm sido bem visto é o caso da empresa que tem destaque no setor de itens de limpeza, a Unilever. Em 2019, houve o lançamento da Omo Lavanderia, que era coletiva e usada em prédios de residência. O investimento em condomínios pequenos, dessa forma, fica em evidência, já que eles contam com cada vez menos espaço. Isso abre a necessidade para colocar um espaço coletivo para serviços voltados à limpeza.

Veja dicas de como saber encontrar os melhores investimentos na área

A começar pelo prazo de entrega, porque pode ser que a casa própria leve até dois meses para chegar até as pessoas que moram em condomínios. Ademais, as garantias tem um pouco de mudança de uma marca para outra, e os investidores precisam estar atentos a isso. Um ponto essencial para ficar atento são as regras do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Assim, imagine que um investidor tem um grupo de investimentos. Eles estão focados em ativos, sendo vistos de acordo com um indicador específico. Isto é, ele optou por um benchmark para dar norte ao que ele pôs de aporte no setor de imóveis. Se a opção for ações, prefira ver o Ibovespa e outros setores que tenham a ver com imóveis. A nossa bolsa de valores, a B3, vai guiar em relação aos investimentos em títulos públicos e em áreas de residência. Com a análise de indicadores do setor imobiliário, de casas, de empresas grandes e pequenas etc.

Ainda, há uma outra organização que faz o papel de fazer a ponte entre as instituições financeiras que operam com a DI. Trata-se da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados, ou CETIP. Essa central tem a responsabilidade de controlar as transferências via TED e DOC também, por isso ela está no seu dia a dia mais do que você imagina.

A comodidade pode ser um diferencial: saiba como lucrar com investimento em condomínio

Em outras palavras, eles ajudam a ver se um fundo, por exemplo, tende a ser maior que o ritmo de crescimento ou mesmo a queda de um benchmark em análise. Vale lembrar que cada um desses dados tem uma aplicação diferente, de acordo com o que as pessoas desejam investir.

Mas existem outras funções muito úteis dessa taxa tão ideal para o investimento em condomínio. Já que ela tem uso útil para essas operações entre bancos, isso tem influência no mercado financeiro. Dessa forma, a compra de títulos, seja de empresas ou de outra origem, podem passar a valer mais, de acordo com o que constar no valor da taxa DI.

Afinal, o rendimento tem riscos? Veja mais sobre o assunto

Imagine ter um sistema inteligente para saber quais são os produtos que você precisa comprar nos próximos dias. Ou, ainda, ver o que pode estar precisando ser consertado dentro do conjunto dos imóveis. Isso, com certeza, pode ter muitos benefícios. No entanto, é preciso ter cautela com ataques e possíveis defeitos que as tecnologias podem ter. O maior risco, portanto, é com a forma de como o investimento vem em condomínios, principalmente em relação à tecnologia.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro