Gravar vídeos para redes sociais – Saiba como perder a timidez

Nesse artigo queremos compartilhar algumas dicas simples, muito simples, pra você perder, de uma vez por todas, a timidez para gravar vídeos. Em meros cinco minutinhos você estará apto a livrar-se do medo de fazer stories, de gravar vídeos para o Youtube, de gravar vídeos para o Instagram, ou seja, de botar a cara a tapa!

Nós sabemos que você gostaria de aparecer nas redes sociais. Aliás, de levar a sua mensagem adiante, talvez até de monetizar nessa era digital, influenciando pessoas. Porém você não tem coragem de gravar vídeos. Portanto, nesse artigo, esse receio vai acabar de forma definitiva. Então atenção porque as dicas serão de cunho prático e simples.

Uma pesquisa feita pela USP – Universidade de São Paulo – revelou que metade (50%) do povo brasileiro se considera tímido. Os motivos para a timidez variam bastante e podem ser desde trauma de infância, passando por dificuldades com a autoestima, ou problemas em se relacionar com os outros e até a própria personalidade.

Gravar vídeos
Como vencer a timidez e gravar vídeos para internet. (Foto: UOL).

O que é a timidez?

Não sei se você sabe, mas a timidez, segundo o dicionário, não é algo legal. Numa pesquisa rápida no Google, a timidez é definida, em primeiro lugar como substantivo feminino, mas também como o seguinte:

  • 1. estado, condição ou característica de tímido; acanhamento excessivo.

Só que a segunda definição é bem mais, digamos, complicada. Olha só:

  • 2. qualidade de quem é fraco, frouxo.

Ou seja, quem tem timidez ou quem se considera tímido, segundo o dicionário, é uma pessoa fraca e frouxa. Além disso, sabe quais são algumas palavras que são citadas como semelhantes para timidez? “Acovardamento”, “atamento”, “atrapalhação”, “bisonharia”, “covardia” são só alguns dos exemplos citados.

Uau… Mas será que não estamos pegando pesado demais com os tímidos? Nada descrito até aqui representa nossa opinião. Isso quer dizer que basta você mesmo “dar um Google” aí e, de forma rápida, você verá que não estamos criando esses conceitos. Na verdade eles já existem e são bem reais.

João 8:32

Tem um texto bíblico, muito conhecido, que está no evangelho segundo São João. Ele diz o seguinte: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Versão Almeida Revista e Atualizada). Ou seja, quanto mais rápido entendemos nossas fraquezas, mais rápido conseguimos trabalhá-las e transformar em virtudes.

Quanto mais rápido nós entendemos “o que” somos, mais rápido transformamos isso em força. E porque você é timido hoje? Porque a timidez é o receio do que você acha que as pessoas vão dizer – ou pensar – sobre você. Sendo assim, quem é timido termina tendo esse medo excessivo do julgamento alheio.

E é justamente por isso que você vai vencer essa “trava” exatamente nesse artigo, através das dicas que nós vamos compartilhar aqui. A maior parte das pessoas não gosta de gravar vídeos porque a câmera dá pânico nelas. E porque que isso acontece? Porque a câmera mostra que você está sendo gra-va-do.

Medo de gravar vídeos

A verdade é que as pessoas têm medo de deixar registrado algo que possa comprometê-las. Quando somos crianças e a gente comete um erro, nossos pais sempre corrigem. Se o erro acontecer de novo, por exemplo, mexer numa tomada, essa correção pode virar um castigo, um tapinha na mão…

“Filho(a), você não pode fazer isso!” ou “Não coloca o dedo aí!” são frases de pais que não querem que a criança sofra. Decerto, como efeito colateral dessa expressão de cuidado, é que, por vezes, as pessoas podem ir criando medo de eternizar, em uma gravação de vídeo, alguma possibilidade de erro seu.

Da mesma maneira que algumas pessoas têm medo de falar em público. Porque elas têm medo desse julgamento de todas as pessoas ao mesmo tempo! Aliás, se é comum já ter receio de ser julgado por uma pessoa, imagina de várias pessoas, ao longo do tempo, que, certamente, irão assistir a esse vídeo.

Um problema social

Inclusive, vale salientar que esse é um dos maiores medos da humanidade, segundo o blog Youper. Entre os 10 medos listados como mais comuns, a Fobia Social encabeça a lista, atingindo cerca de 12% da população mundial. Principalmente porque ele é pouco tratado, mas também porque não é superado:

  • 1. Fobia social;
  • 2. Altura;
  • 3. Insetos (cobras ou aranhas estão no topo);
  • 4. Lugares fechados;
  • 5. Voar;
  • 6. Escuro;
  • 7. Contrair doenças;
  • 8. Medo de sangue;
  • 9. Tempestades; e
  • 10. Medo da morte.

Logo, gravar vídeos entram como uma espécie de extensão, ou subdivisão, do medo de falar em público, nessa era digital que estamos vivendo. Portanto queremos passar um exercício, muito prático, pra você vencer, de uma vez por todas, o medo de gravar vídeos, ou de falar para uma câmera.

Como vencer o medo de gravar vídeos

O que é que você vai fazer? Vamos lá! Você vai gravar uma série de 10 (dez) vídeos que NUNCA serão postados. Em outras palavras, são vídeos só pra você. Aliás, pense neles como um diário pessoal. Totalmente sigilosos, secretos e invioláveis. Nesses vídeos você vai falar sobre assuntos que você domina.

Assuntos que vamos chamar aqui de zona de conforto de conteúdo. Qual – ou quais – o(s) assunto(s) que você poderia falar bastante tempo sobre ele(s)? Pense em algo que você poderia conversar horas a fio! Não se preocupe se o assunto é, ou não, bem aceito pelo seu ciclo de convivência, porque eles nunca vão saber.

E mesmo depois de falar dias sobre esse assunto, você não esgotaria tudo o que tem pra falar sobre ele. Certamente é algo de seu domínio. Embora possa ser um hobby, nada impede que seja algo profissional. Aliás, um sonho, uma viagem, um curso específico, não há limitações para sobre o que, nem quanto falar.

Conselhos finais

É justamente sobre isso que você vai falar nessa série de 10 vídeos que você vai gravar, mas que NUNCA serão postados. Ao passo que, o décimo vídeo vai revelar o seu potencial. Quando você, em momento posterior, assistir ao décimo vídeo que você mesmo gravou, você não vai acreditar no quanto evoluiu.

O quanto você se desenvolveu falando de frente pra câmera. Depois que você conseguir assistir a melhor expressão do seu potencial, em um vídeo que NUNCA será postado, como é essa sua nova super versão de gravador de vídeos. Uma versão despreendida, sem a timidez que você tanto acreditou que tinha.

Quando você estiver seguro dessa versão, livre do que você achava que eram os julgamentos, você vai saber como reproduzir dezenas, centenas e até milhares de vídeos. Muitos influenciadores digitais fizeram isso antes de se tornarem youtubers famosos. A partir de agora, siga nossas dicas e veja sua timidez ir por água abaixo!

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.