Gastar bem: veja dicas para manter as contas em dia

Com certeza, você já deve ter recebido muitos conselhos sobre como manter seu dinheiro em dia. Uma das dicas pode ter começado com o gastar bem. Sobre esse tipo de prática, nesse sentido, atenção ao que pode ser prioridade é um ponto de importância enorme. Principalmente, entre as pessoas que tenham alguma dívida para ter o pagamento realizado. Porém, as pessoas que estão com um bom patamar de recursos, também, precisam ficar com atenção ao seu dinheiro.

Além disso, há uma questão que pode ficar muito relegada ao futuro, mas que depende de muitas ações que são tomadas hoje. Estamos falando da aposentadoria, um momento em que as pessoas querem estar mais descansadas com seu dinheiro. Proteção ao dinheiro é um tema importante, portanto, para as pessoas que querem gastar bem. Em vistar disso, Sara Alessandra, da empresa MyMoney, fala que obter lucros é viável se houver um certo controle.

Um cenário de redução nos juros, por exemplo, já aponta para uma hora de menos risco. Alessandra também alerta que as chances de acumular dinheiro são boas, porém o cuidado com a renda também deve estar “na ponta do lápis”, segundo a empresária. Ademais, o que é necessário em situações que envolvam indícios de crise é a busca constante de um bom aprendizado sobre o mercado. Acompanhe mais neste artigo sobre o tema e boa leitura.

gastar bem
Ter uma economia estável requer “pensar bem para depois gastar bem”, atenta Alessandra da empresa MyMoney. Foto: Reprodução.

Como se proteger contra riscos financeiros: veja mais sobre gastar bem

A garantia de lucro é muito viável, já que as empresas que tem parte nesses clubes já tem alguma tradição envolvendo o lucro com dividendos. Além disso, o valor que esses ativos financeiros tem passam a aumentar com o tempo. Ou seja, os investidores querem saber sempre qual o estado desses dividendos, segundo Alessandra, podem ficar bem estáveis a depender do ritmo dos juros.

Ou seja, o investidor tem que se atentar nos índices que levem a ter rendimentos mais apropriados com a situação econômica. Se estiver num momento em que as taxas de juros básicas não acompanharem o ritmo da inflação, vale a pena avaliar se há a possibilidade de ver algum outro investimento.

De preferência, nessas condições, procure aportes financeiros que possam lidar melhor com os lucros. Gastar menos, portanto, exige que a pessoa se esforce para buscar uma liquidez viável, atenta Alessandra. “Sem haver essa tentativa, não se pode conseguir gastar bem com consciência”, afirmou.

Manter o orçamento equilibrado: saiba como fazer uma boa organização

No Brasil, as empresas tem obrigação de pagarem alguma quantia a quem tem parte nos lucros da organização. Logo, você tem uma segurança a respeito e, com isso, o investimento tem mais garantia. O lado positivo das normas econômicas quantos aos dividendos é que a chance de que o pagamento seja em um orçamento equilibrado. Isso vai exigir que a pessoa saiba, entre outras coisas, gastar bem.

Fazer bons investimentos quando há incerteza, assim, nem sempre é fácil. Na verdade, há muitos desafios e as pessoas que querem ter algum rumo no mercado financeiro devem estar com um bom olhar para as notícias. Portanto, o que deve-se fazer nesses momentos é procurar diversificar a carteira de benefícios e de outras fontes de renda. “Encontrar ativos que tenham boa liquidez leva a ter bons investimentos”, observa Sara Alessandra, da start-up MyMoney.

Porém, fique atento ao que pode deixar de favorecer o que você já tem acumulado em termos de patrimônio. Pode ser que em momentos de inflação em alta ele passe a ter alguns efeitos preocupantes. Os investimentos de renda fixa, vale lembrar, também levar a lidar com mais calma uma hora em que os juros estão em alta. A empresária da start-up falou também que isso deve ser pensado com cautela, para manter as economias em dia.

Por onde começar na hora de fazer o planejamento das finanças da família

Por isso, escolher ações é uma tendência cada vez mais útil e de forma fácil para querer aprender mais e ir além. Fazer isso e, ao mesmo tempo, ter mais renda para ter os seus projetos, fazer viagens, ir atrás daquele carro ou de uma casa dá um ânimo para seguir com a meta de gastar bem. Seja como complemento ou como renda familiar, a prioridade deve ser organizar os gastos conforme as necessidades de todo mundo, ou seja, tendo contato e com uma transparência sobre como está usando o dinheiro.

Dessa forma, os tipos de veículos podem ter descontos variados. Por conseguinte, o empreendedor tem que verificar com atenção as regras que são definidas para a compra do carro, para evitar possíveis equívocos de investimento. Ao contar com esse desconto, vale lembrar que o processo para obter o desconto tem que esperar.

Logo, você precisa lidar também com os prazos para ter uma boa renda, ao mesmo tempo em que você se esforça para gastar bem. A segurança de investimento, assim, fica ligada ao que você consegue obter de renda. Ainda, veja se é possível prever o que vai ser ganho ou se, ao menos, o índice do investimento (Selic, CDI etc.) pode ficar acima do crescimento da alta dos preços.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro