Ferramentas de finanças e perfil de investidor: saiba mais

Contar com um bom controle de finanças é ter as contas em dia. As ferramentas de finanças ajudam, nesse sentido. Por isso, ficar atento ao que pode tornar a sua vida financeira mais prática pode dar uma chance para realizar projetos futuros e, quem sabe, montar um novo negócio. O sucesso, como você já deve ter ouvido falar, depende do que você vê no seu contexto de mercado, tendo em mente uma boa visão sobre a economia. Assim, você precisa ter uma organização, seja em planilhas, agendas, apps, ou outras ferramentas úteis.

Com as conquistas em dia, você pode ter um dinheiro para organizar a sua vida pessoal e, se possível, até dar uma condição melhor para os seus filhos, caso você seja responsável por algum filho(a). Mas, sabemos o quanto a tarefa de manter as contas em dia é difícil. Há uma estimativa que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) noticiou que fala sobre uma estatística difícil de digerir. Sete em cada dez pessoas não conseguem guardar nenhuma parte da renda.

Isso é ainda mais complicado se considerarmos que essas pessoas não fazem um plano de custos ou, nem mesmo, vão atrás de anotar o que gastam. Ter uma boa organização, no entanto, evita esse tipo de problema, impedindo as dificuldades de aparecerem. O alto índice de desemprego e as taxas do mercado que estão em escalada se somam a esse lado ruim da economia. A solução, porém, está em manter uma mente aberta para sanar os seus problemas de gestão de ferramentas de finanças. Veja mais neste artigo sobre elas e boa leitura!

Ferramentas de finanças
Sem as ferramentas de finanças corretas, a pessoa não consegue investir bem, nem aumentar a renda. Foto: Reprodução.

O cenário do plano de custos com ferramentas de finanças: o que você precisa saber

Não se esqueça, em primeiro lugar, de que ter uma carteira com vários tipos de fundo de investimento é um diferencial para evitar a chance de risco. É por isso que várias empresas oferecem orientações, guias e, claro, cursos específicos, com cadeias de assuntos diferentes, para que as pessoas definam a sua própria trajetória.

Além disso, a praticidade de ver aulas virtuais pode dar uma vantagem, uma vez que você tem a comodidade de ver o que aprende e, em seguida, aplicar no conforto de onde você estiver.

Assim, fique atento ao que pode deixar de favorecer o que você já tem acumulado em termos de patrimônio. Pode ser que em momentos de inflação em alta ele passe a ter alguns efeitos preocupantes. Os investimentos de renda fixa, vale lembrar, também levar a lidar com mais calma um momento de vários problemas em relação aos riscos.

As pessoas que tem investimento nesse setor, às vezes, gostam de ir atrás de um valor que tem uma custódia associada. Mas, um detalhe deve ter sua atenção, porque isso não acontece com os investimentos de risco. Isto é, sempre um contato com as pessoas que você quer atingir. Nesse sentido, não se esqueça de mostrar uma presença firmada no que o seu produto ou serviço quer dar. Nesse sentindo, surpreender com o seu negócio é o caminho ideal a se trilhar para ser bem sucedido e, assim, os seus lucros tendem a crescer.

Orientações de como colocar suas contas em dia: quando vale a pena pagar uma consultoria

Além disso, ter segmentos de mercado que podem apresentar vantagens para as pessoas que procuram ganhar com os lucros e dividendos de alguns setores pode ser muito favorável. Por isso, procure ter uma carteira de investimentos diversificada. Ao mesmo tempo, veja que possibilidades de empresas.

Se você já está tendo um olhar mais dedicado e cuidadoso em relação ao seu negócio e, por consequência, à sua saúde financeira, você já deu o primeiro passo. O que pode ser feito, em seguida, é um esforço para entender como o seu sucesso está relacionado ao que você tem que investir. Basta ter um pouco de controle e ver que investimentos e aplicações são mais coerentes com a sua realidade e, com isso, ter uma boa consultoria para ter ferramentas de finanças.

Vamos tomar mais um exemplo. A questão da casa própria é muito conversada entre todos nós, quando planejamos a nossa vida. Mas, não necessariamente você precisa de uma casa só para você. Existem opções como aluguel, divisão do imóvel com outras pessoas etc.

Ou seja, investir somente na possibilidade de ter uma casa só sua pode gerar uma perda financeira marcante em relação, aos vícios sociais. Outro ponto é que você deve estar disposto para contar com diversas vezes pode ser útil ter ajuda de alguém responsável pelos custos domésticos.

Planilhas, apps, agendas: veja a ferramenta ideal para cada perfil de consumo

A partir disso, o investidor tem a capacidade de saber se vai obter algum lucro, através do seu potencial de alta. Além disso, a depender do seu perfil, inclusive, você pode tanto obter um rendimento que faz um complemento ou mesmo uma renda principal. Seja em termos de ganho paralelo ou majoritário, você pode tentar começar anotando as contas. Facilita ter uma memória ativa em relação aos seus gastos.

Mas, a paciência também é outra ferramenta que permite chegar num sucesso ideal. Por isso, uma dica que é muito útil também é ter um olhar atento nas fontes de renda que podem surgir no futuro. Ademais, as pessoas que procuram ter sucesso com negócios em geral, devem ficar com uma visão de mercado em acordo com o seu perfil.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro