Economia criativa: saiba como investir

Contar com investimentos em economia criativa abre espaço para muitos lucros. Sabendo disso, assim, as pessoas estão cada vez mais voltadas a ter empreendimentos voltados a essa área da economia. É a extensão desse poder da criatividade, tão forte entre os brasileiros, que levar muitos a terem aventuras com a criação de produtos e serviços na esfera criativa. Mas, é preciso ter algum tipo de norte para poder investir.

E por falar em norte, o que acontece é que cada um deve usar a sua bússola na hora de escolher o melhor caminho para entrar na criatividade econômica. É importante, primeiramente, ter intimidade com o que se quer investir. A cada ano que passa, mais e mais pessoas vão encontrando formas de saber como gerar lucros a partir do que elas pensam. E, hoje em dia, isso vem muito em ênfase do que se pode colocar na internet para ter engajamento.

Mais uma vez, o que vai definir o rumo de cada um nesse campo é o que cada um tem a oferecer. Você pode ter terminado a faculdade e, por exemplo, abrir uma agência de produção audiovisual. Isso pode ser um caminho para as pessoas que tem ideias na área do cinema e artes. Sempre a criatividade pode trazer dinheiro para as pessoas que têm atenção no que deve ser investido. Acompanhando a leitura, você vai ver algumas dicas sobre isso e saber mais a respeito da economia criativa. Vamos lá!

economia criativa
Contar com dinheiro investido em economia criativa pode ser bastante proveitoso. Foto: Reprodução

Conheça seu público e veja mais dicas sobre a economia criativa

Seu público com quem você tem contato gosta do que você tem a oferecer? O que você tem à disposição para poder entregar o que está para fazer parte do seu projeto? Saber atender a essas questões deve ser o seu primeiro passo. Com a mente voltada para ver o que pode ser útil para produzir ajuda muito na hora de investir em criatividade. Além disso, o que pode dar um gás para você é o apoio da sua comunidade.

Seja para produzir um podcast, ter um canal no YouTube, ou mesmo uma página na internet, você precisa de um bom planejamento. Alinhar isso vai ter que ser feito com base no que podem ser os seus concorrentes. Isso vai ajudar a você a saber como se destacar no meio de todo mundo. Com certeza, você tem algum tipo de particularidade que te faz especial para se tornar um empreendedor de sucesso na economia criativa.

Utilizar um benchmark significa que você vai fazer uso de um indicador para ter uma referência ideal para seus investimentos. Em outras palavras, eles ajudam a ver se um fundo, por exemplo, tende a ser maior que o ritmo de crescimento ou mesmo declínio de um benchmark em análise.

Vale lembrar que cada um desses dados de função referencial tem uma aplicação diferente, de acordo com o que as pessoas desejam investir. A palavra benchmark, inclusive, tem origem na forma como os construtores podiam ver como as medidas marcadas (por isso, tem mark na palavra) guiavam os seus projetos. Por outro lado, em relação à economia, os indicadores devem estar claro e serem coerentes.

Como definir um bom canal de vendas e atrair mais clientes

Sabendo das valuations de diferentes companhias, você pode ver qual a segurança de um possível investimento. Assim, a compra e venda dos ativos no mercado de finanças fica mais prático e com benefícios muito bons para as pessoas que procuram investir.

Para realizar estimativas em relação a esse valor de mercado, é possível recorrer ao Fluxo de Caixa Descontado (FDC), ou à análise comparativa de múltiplos, ou, ainda, à avaliação histórica de múltiplos. Isso vai ser importante para encontrar a melhor forma de jogar recursos no seu negócio em criatividade e cultura.

Vale lembrar que contar com o valuation pode apresentar alguma margem de vantagem para as pessoas que querem saber mais sobre onde estão investindo. Mas, a cautela deve estar presente, principalmente em relação às métricas que são usadas além do valor das companhias. Já em relação ao FDC, o cuidado deve estar no momento em que se sabe do valor justo de alguma ação.

Ou seja, ter à disposição valores de avaliação de mercado leva em conta considerar diferentes métodos para cálculo de índices de mercado. A bolsa brasileira B3 e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) são as que mais calculam esses indicadores. É dessa forma que as pessoas mais arrojadas no mercado financeiro estudam uma carteira teórica.

Já entendi qual o rumo do meu projeto. O que devo fazer para começar?

Como você já viu acima, ter um negócio no âmbito da criatividade exige uma prática bastante baseada no que você pode alcançar em termos de cultura. É um ramo onde as oportunidades aparecem para quem possui uma mente aberta a várias possibilidades e chances de conhecer novos mundos. Mantenha sempre um contato com as pessoas que você quer atingir. Nesse sentido, não se esqueça de mostrar uma presença firmada no que o seu produto ou serviço quer entregar. Seguir um caminho coerente e com laços fortes é um passo fundamental.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro