E-commerce: como economizar nas compras virtuais

Quando estamos bem em nível de renda, ir até as lojas virtuais é uma vontade grande. Com o e-commerce, essa vontade ficou ainda mais aflorada. Estar atento às promoções exige das pessoas estarem na raiz de onde saem as notificações de descontos, ofertas, dicas de compra, entre outros benefícios que podem surgir. Afinal, tentar comprar com um preço mais justo e, até mesmo, mais acessível, dá uma grande satisfação e, claro, deixa de lado aquela dor no bolso.

Para garantir o melhor preço, as pessoas devem procurar as lojas que são mais fáceis de entrar na internet. Ou seja, aquele fenômeno das promoções em artigos que você encontra na rua, com muitas pessoas nas lojas, costuma acontecer também no e-commerce.

Dessa forma, fique atento ao congestionamento na hora de fazer algumas compras virtuais. Outra dica que é sempre válida nesses momentos é se proteger contra possíveis golpes, no caso de compras com pressa. Esse cuidado é válido a todo momento, inclusive.

Ter atenção com a sua renda, também, continua sendo regra. Afinal, ninguém que ficar com dívidas, na hora de ir atrás daquela boa e velha promoção. A hora de comprar, inclusive, envolve perceber se aquilo que você está querendo comprar está, de fato, bom o suficiente para você. Além disso, o principal é saber se o seu perfil de renda tem condições de obter algum produto ou serviço que você deseja. Para saber como conciliar isso com o e-commerce, continue neste artigo. Boa leitura.

e-commerce
O e-commerce dá comodidade e permite compras rápidas. Foto: Security Intelligence/Reprodução.

A hora de fazer compras no e-commerce: o que fazer antes de buscar os produtos

Na pesquisa do Raio X do Investidor, que teve produção da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostrou que cerca de quatro em cada cinco pessoas não fazem aplicação. Mas, essas pessoas que responderam que não tem investimento disseram que poupam dinheiro. Isso indica que muitas pessoas estão com medo de resolver o desafio que é entender a si mesmo no mercado.

Em geral, a maneira como você pode investir pode se encaixar em três categorias, a saber: conservador, moderado e arrojado. A primeira tem relação com a pouca tentativa em aplicações que tenham algum tipo de risco. Ou seja, as pessoas que se encaixam na definição de investidor conservador querem o colocar dinheiro em investimentos com pouca chance de perda.

Já as pessoas que são moderadas em investimentos tem um perfil um tanto diferente. Elas apresentam um conhecimento avançado no mercado e tendem a ter algum risco em nome do lucro. Os arrojados são os melhores para se ver o preço no e-commerce.

Além disso, a praticidade de ver aulas virtuais pode dar uma vantagem, uma vez que você tem a comodidade de ver o que aprende e, em seguida, aplicar no conforto de onde você estiver. Isso deve ao fato de que, dependendo do que esses indicadores apontarem, você pode escolher continuar ou não com os preços em alta na internet.

Em que canais devo procurar as melhores ofertas virtuais?

Sem saber bem o que pode ocorrer no que tange o mercado, pode ser que as bolsas de valores fiquem em baixa. Assim, veja bem que políticas financeiras estão para ter análise. Em outras palavras, se você tiver atenção a como vão as taxas vão ter uma decisão (mudança na Selic, prévia da inflação, índices etc.). Isso ajuda a encontrar os melhores canais com promoções.

Em outras palavras, eles ajudam a ver se um fundo, por exemplo, tende a ser maior que o ritmo de crescimento ou mesmo declínio de um benchmark em análise. Vale lembrar que cada um desses dados de função referencial tem uma aplicação diferente, de acordo com o que as pessoas desejam comprar online.

Se houver uma crise e você precise de dinheiro para um plano, como ter uma casa ou carro, fique atento. Tente ver uma opção de empréstimo que seja mais de acordo com o seu plano. Todavia, se você tem condições de passar alguns anos fazendo economias e se planejando de forma mais inteligente, procure aproveitar as melhores ofertas. Os canais de e-commerce são os mais indicados para ver os menores preços.

Pesquisas pelos produtos em cada setor: veja dicas de como obter os melhores preços

Trata-se de uma taxa que se encontra já dentro dos empréstimos dos bancos. Outra possibilidade são os títulos públicos, já que a Anbima vai lidar com vários tipos de investimento ao mesmo tempo. As dicas de como buscar os preços estão em todos os tipos de lojas. Basta ir atrás dos perfis nas redes sociais.

Se a opção for ações, prefira ver o Ibovespa e setores específicos. A bolsa de valores brasileira vai guiar em relação aos investimentos em títulos públicos. Com a análise de indicadores do setor imobiliário, do consumo, também.

Essas são algumas dicas chave para poder começar a empreender com sucesso, fechando negócios com oportunidades proveitosas. Assim, basta poder ter vontade de permanecer vendendo bem para garantir clientes e, com isso, atrair mais pessoas para conhecer o que você tem a vender ou oferecer em termos de serviço.

Então, você viu como ter um bom atendimento e uma divulgação em bom alcance dá mais chances de evoluir no mercado. Mas, cada vez mais as pessoas estão esquecendo de por os clientes no centro do negócio. Infelizmente, isso é um costume que pode atrapalhar o que está sendo empreendido.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.