Dólar: veja dicas sobre investimento na moeda

Para garantir bons investimentos em dólar, o que as pessoas procuram é saber do mercado internacional. Mas, olhar para o próprio país, também, ajuda a ver melhor o cenário que aparece para a moeda estrangeira. O que se entende é que, com a mudança alta do dólar, o seu valor passa a pesar na economia. E de que forma isso pode ser relevante para investir?

Saber a resposta para essa pergunta envolve diversos fatores. Como todos sabem, a moeda dos EUA é a uma das mais fortes do mundo, ao lado do euro (Europa) e libra (Grã-Bretanha). O valor da moeda norte-americana vale de medida para saber como as operações no mercado vão se desenvolver. O valor que ele assume, ainda, afeta o mercado em todo o mundo, incluindo o contexto interno brasileiro. A carteira de investimentos das pessoas, em consequência, também pode estar em risco ou em uma situação boa.

Como saber disso é uma questão muito pertinente. Ainda mais se considerarmos que há muito impacto que vem da globalização e da situação envolvendo a exportação e importação. Mas, um dos fatores principais é saber como a presença da moeda dos Estados Unidos está por aqui. Para saber mais sobre câmbio e as mudanças que tem relação com a moeda da terra do tio Sam, leia este artigo. Aqui, você vai ficar por dentro das principais informações sobre a moeda. Boa leitura!

dólar; sifrão ao fundo
O valor da moeda estrangeira pode ser uma forma de indicar como os seus investimentos vão ficar no futuro. Foto: Reprodução.

O que afeta o valor do dólar?

Como você viu antes, o valor da moeda dos EUA tem mudanças, conforme sua presença por aqui. O mercado brasileiro, dessa forma, passa a ser um fator chave para saber como o preço do dólar vai estar. Sabendo disso, as pessoas podem prever que o valor da moeda pode ficar menor se houver muito dólar por aqui. O contrário acontece quando há pouco desse dinheiro dos EUA pelo Brasil.

É isso que afeta a famosa taxa de câmbio. Ela vai mudando de acordo com a presença das moedas estrangeiras, incluindo o dólar. Ao mesmo tempo, a lei da oferta e da procura também está no campo de atuação dos fatores que podem influenciar no preço. Ademais, uma taxa de juros alta no país está relacionada a como o dólar pode ficar mais alto ou mais barato em relação a nossa moeda, o real. Se a Selic sobe, por exemplo, os títulos que são negociados pelos investidores passam a ter um valor maior.

Então, o dólar fica mais barato, porque as pessoas querem poder comprar esses ativos. Nesse caso, os investidores que estão com dólares à disposição para colocar recursos no país em questão. O que pode influenciar, além de todos os outros fatores que você já viu até aqui, é como a balança comercial brasileira fica. Se há um saldo positivo em exportações, então o valor da moeda dos EUA diminui.

Como o câmbio do dólar tem efeito sobre os seus investimentos

Assim, quem investiu em dólar por três meses, pode receber a quantia de R$ 303,00. Se esteve empregado por quatro meses, está apto a receber a quantia de R$ 404,00, e assim por diante. Ao passo que o governo federal, por sua vez, publicou o calendário de pagamento do abono, tanto para as pessoas que usam BB como as que usam outro fundo de investimento.

Além disso, uma outra informação importante é que esse lote de distribuição do abono está disponível para o saque até o dólar. Mais de 1,6 milhões de profissionais já conseguiram receber o seu investimento. Ademais, o Fed* indica que existem 24.255.660 pessoas que podem receber a gratificação, considerando a moeda dos EUA. Ou seja, para aquele exemplo dado no tópico anterior, um terço já tinha sido pago. Digamos que a exigência seja de 30% do fundo em dólar.

Seja porque a pessoa que investe não é obrigado a estar colaborando com os programas, seja porque o serviço não se encaixa nas regras do regimento do dólar. Para saber mais sobre outros programas do governo acesse a aba “benefícios“. O processo pelo qual o empréstimo tem uma renovação acontece por meio da troca de um acordo por um novo. Isto é, se você quer ter uma parte do valor já pago ou reduzir o pagamento e alongar o tempo de pagamento.

O que pode aliviar as contas e os investimentos na turbulência do câmbio

Um ponto positivo que pode melhorar a situação em um momento de aquecimento do valor do dólar. O Banco Central pode tomar como medida, por exemplo, a injeção de dólares. Isso acontece porque a decisão de colocar mais moeda dos EUA no mercado vai poder baixar o preço dela por aqui.

Outro ponto que pode jogar a favor dos seus investimentos em dólar é quando outro país toma medidas econômicas mais pesadas. Assim, os investidores procuram alternativas e, finalmente, acabam escolhendo o Brasil. Sabendo desses detalhes, as pessoas ficam preparadas para lidar com qualquer mudança no valor da moeda norte-americana.

*O Fed dos EUA, também conhecido como Federal Bank, é o equivalente do Banco Central no país norte-americano. 

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.