Como economizar para investir – 5 dicas imperdíveis

Todo mundo quer investir em alguma coisa, mas antes precisa saber como economizar um pouco mais na hora de fazer suas compras. Porque como é que você vai aplicar um valor se não sobra nada no fim do mês, depois que você paga as suas contas? Pior, às vezes o dinheiro acaba, mas ainda tem contas que não foram pagas.

O maior problema que leva as pessoas ao individamento e a desorganização financeira é o consumismo. Sendo algo exagerado e desnecessário, resolver esse problema de uma vez por todas, passou a ser prioridade. Essas 5 dicas super práticas e fáceis são pra você implementar ainda hoje e mudar a sua forma de consumir.

Se você aprender como economizar, logo vai sobrar dinheiro, em primeiro lugar, pra ir quitando as possíveis dívidas que tiver. Em segundo lugar, para começar a investir, de forma educada, prudente e, acima de tudo, segura. Isto é, fazendo uso de todas as informações disponíveis possíveis, pra construir seu futuro financeiro.

Como economizar
Como economizar um pouco mais na hora de fazer suas compras e sobrar dinheiro para investir. (Foto: IQContas).

Consumo inteligente é a base para saber como economizar

A dica número 1, certamente, a principal, é a REFLEXÃO. Antes de comprar qualquer coisa, reflita sobre a real necessidade daquilo. Aquele produto é adequado às suas necessidades de hoje, dos próximos meses ou anos? Além disso, a reflexão tem que ser proporcional ao valor do bem que você vai comprar.

Se você vai comprar uma roupa, por exemplo, antes de sair de casa, pensa em que roupa você precisa. Qual deve ser a cor, com o que ela deve combinar no seu guarda-roupa? Principalmente, pensa no valor aproximado que você vai gastar com essa roupa. Logo, quando você chegar na loja, já vai comprar direto aquele item.

Evite se destrair, não comece a comprar coisas por impulso e fixe sua aquisição naquilo que você realmente precisa, que é o que estava na sua mente, antes de chegar na loja. Agora, se você vai comprar algo mais caro, o seu tempo de reflexão tem que ser maior. Se vai comprar um carro, reflita por semanas ou até meses.

Para adquirir um carro ou casa

As perguntas que você precisa se fazer para comprar um veículo são mais complexas que para comprar uma roupa. Você realmente precisa do carro? Pontue detalhadamente. Que modelo você vai comprar e porque? Qual o preço do seguro, por exemplo? Já se informou sobre o valor dos impostos que incidem sobre ele?

Quanto essse carro consome de combustível por km rodado e qual o valor das revisões programadas para os 3 primeiros anos do veículo? Enfim, você vai precisar de um tempo de REFLEXÃO maior, claro, pois o valor da compra é maior também. Se você já vai comprar um imóvel, pensa que isso é uma compra de uma vida.

Ou seja, não tem problema você passar um ano – ou até mais que isso – pesquisando, refletindo sobre ele. Qual o melhor bairro pra mim? Quais os outros custos que vou arcar se for um apartamento? E se for uma casa? Observe se vai aparecer uma boa oportunidade. Lembre sempre de refletir antes de comprar qualquer coisa.

Segunda dica de como economizar

Analise o CUSTO BENEFÍCIO do produto que você está pensando em comprar. Porque muita gente, para economizar, tem a mania de comprar sempre o mais barato. Só que o mais barato, muitas vezes, é também a pior compra. Aliás, normalmente a qualidade é menor, o bem vai durar menos, ou vai ficar desatualizado mais rápido.

Consequentemente você vai ter que comprar outro em pouco tempo, aí vai acabar gastando mais dinheiro do que se você tivesse comprado, no início, um bem melhor. Quem sabe, ou com uma tecnologia mais avançada, ou com matéria-prima de melhor qualidade? Então procure, com cuidado, um meio termo.

O que é muito barato, normalmente, não é uma boa compra. Igualmente aquilo que é muito caro, ou aquilo que é um lançamento, ou o famoso “último modelo”, também não é uma boa compra. Isso porque aquele produto adquirido logo no início, daqui a poucos meses, já vai ser vendido por um preço bem menor.

Regra nº 3 para um consumo consciente

No caso de aquisição de bens ou serviços mais caros, é necesário refletir nos CUSTOS AGREGADOS. Se você for comprar uma moto, por exemplo, tem que lembrar que vai ter o seguro DPVAT e o IPVA. Vale salientar também que um dia você vai querer vender esse bem, por isso tem que fazer, com cautela, a seguinte análise:

É perciso ver se o mercado aceita bem esse produto – no caso, essa marca e modelo da moto – como revenda, acompanhando ano a ano o valor do mercado dela. Enfim, você tem uma série de CUSTOS AGREGADOS, que precisa levar em consideração e pesquisar antes, porque depois, só vai restar o arrependimento, caso não faça uma boa escolha.

Dica nº 4 para saber como economizar

Essa é a mais famosa de todas as dicas: PESQUISE! A partir do momento que você refletiu sobre a necessidade, avaliou o custo benefício, analisou eventuais custos agregados e decidiu que vai comprar e o que vai comprar, você tem que pesquisar muito para descobrir onde está o melhor preço.

E pesquisa não é só nas lojas online, mas em lojas físicas também. Porque muita gente acha que na internet é sempre mais barato e isso não é verdade! Normalmente, nas lojas físicas a possibilidade de negociação é bem mais real. Muitas vezes, o valor do produto com o desconto é melhor do que o melhor preço da internet.

E não se esqueça de, antes de fechar a compra online, calcular o valor do frete (quando tiver). Não é raro um produto que, muitas vezes, tem um preço saudável online, quando se acrescenta do valor do frete, ficar super salgado. Isso quando o frete, sozinho, já é mais caro do que próprio produto. Isso nos leva a regra de número 5:

5ª e última dica:

Em todas as ocasiões de compra, sempre PECHINCHE e, se possível, PAGUE À VISTA. Essa é a grande vantagem de você se dirigir para uma loja física, mesmo que tenha pesquisado na internet. Lá você pode conversar com o vendedor, pedir desconto e, quando possível, usar o argumento que está pagando à vista.

Se aquela loja que você foi, não fizer abatimento no valor de quem paga à vista, procure outra loja. Porque o “à vista” sempre tem que ser mais barato para compras de médio porte ou acima. Claro, ninguém vai pedir desconto por pagar um pastel a vista, por exemplo. Não existe parcelamento em 5 ou 10 vezes sem juros.

Isso é, ou um argumento de venda, ou puro marketing da loja. Se você se oferecer a PAGAR À VISTA e PECHINCHAR com quem está te atendendo, com certeza vai conseguir um preço melhor. Como já foi dito, se não conseguir nessa loja, procure o concorrente. Quando você conseguir o desconto em outra loja, eles voltam atrás.

Conclusão

Gente, essas foram as 5 dicas para um consumo muito mais inteligente e consciente do seu dinheiro. Temos certeza que usando essas regras você vai fazer compras muito mais racionais do que emocionais. Portanto vai começar a sobrar mais dinheiro no final do mês para poder investir e começar a realizar os seus sonhos.

Além dessas, temos uma seção inteira só de dicas aqui no dicade.com esperando você pra se beneficiar e passar a usufruir de uma vida melhor. O site oficial do Serasa tem ainda mais algumas dicas de como economizar dinheiro no dia a dia. Seja inteligente na hora de usar o seu dinheiro e não se deixe levar pelas emoções.

Se essa matéria fez algum sentido pra você, ou se você se você conhece alguém que compra por impulso e termina perdendo boas oportunidades de economizar, pensa em compartilhar esse artigo com ele. Estamos à disposição pra ajudar sempre no que for possível. Até a próxima dica e muito boa sorte!

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.