CDB ou LCI – Saiba tudo sobre esses investimentos

O que é melhor, CDB ou LCI? E o que esses dois investimentos têm a ver com CDI? Aliás, se você ficou perdido nessa “sopa de letrinhas”, acompanha aqui que nós vamos te mostrar mais sobre esses dois investimentos, tão populares, que já estão tomando o lugar da poupança no coração (e no bolso) do brasileiro.

A gente sabe que até pouco tempo, no Brasil, sinônimo de segurança financeira é a poupança. Mas isso não vale mais para os dias de hoje. Vivemos tempos onde a poupança não está acompanhando o crescimento da inflação. Ou seja, quem deixou dinheiro guardado no banco tradicional, achando que estava rendendo, só perdeu.

Porque quando a inflação cresce mais do que o percentual que seu dinheiro se valorizou, no mesmo período, na poupança, isso significa que seu dinheiro se desvalorizou. Então qual a melhor forma de manter o dinheiro valorizado? CDB ou LCI? É pra isso que estamos aqui e é nossa missão esclarecer suas dúvidas financeiras.

CDB ou LCI
CDB ou LCI, qual o melhor título para investir em 2022?

O que são CDB ou LCI?

CDBs ou LCIs são tipos de investimentos de renda fixa. Ou seja, eles já têm uma remuneração pré definida, no momento em que você faz a aplicação. Em outras palavras, quando você investe em renda fixa, você já tem uma previsão de qual será a sua rentabilidade ao final do seu investimento.

Para saber mais sobre renda fixa, e quais as diferenças dela para a renda variável, estamos preparando uma matéria inteira explicando minunciosamente cada uma delas. Ou seja, vamos esclarecer tanto os (poucos) pontos em que elas se assemelham, como os (muitos) pontos que as diferenciam, uma da outra.

Entendendo o CDB

O CDB, Crédito de Depósito Bancário, é um investimento onde o banco oferece pra gente uma rentabilidade pré definida, com um tempo pra resgate desse dinheiro. Porque esse valor não pode ser retirado antes dessa data contratuada. Todavia, é importante lembrar que ele sofre tributação do Imposto de Renda.

  • 0 a 6 meses: 22,5%;
  • +6 a 12 meses: 20%;
  • +12 a 24 meses: 17,5%;
  • Acima de 24 meses: 15%.

Portanto, como você pode ver, ele começa em 22,5% e vai regredindo com o tempo até chegar na alíquota mínima de 15%. Ou seja, quanto mais tempo deixar o seu dinheiro investido, menor será a alíquota de imposto. Entretanto esse investimento não tem oscilação e o seu valor só aumenta diariamente.

Portanto é muito seguro e, inclusive, terá a garantia do FGC. FGC é o Fundo Garantidor de Créditos. A saber, é uma instituição privada, mas sem fins lucrativos. Seu propósito é proteger os investidores que depositam e seu dinheiro em entidades financeiras, desde que estejam, previamente, associadas a ele.

A taxa CDI

O seu rendimento varia de acordo com a taxa CDI. Mas o que é a taxa CDI? O Crédito de Depósito Interbancário é a taxa utilizada para operações de empréstimo entre bancos. Ela também é utilizada para calcular o rendimento em investimento de crédito privado, tais quais o CDB e o LCI.

O CDI está sempre acompanhando a taxa Celic. Aliás, hoje, até o fechamento dessa matéria, o último CDI atualizado foi o de janeiro de 2022, que equivale a 0,73% de juros ao ano. A essa altura você deve estar se perguntando: Mas será que eu preciso saber dessa porcentagem?

Sim, você precisa saber disso para calcular o rendimendo do seu investimento, com base no CDI. Por exemplo: Um CDB que rende 100% do CDI, vai render 100% de 0,73% que daria 0,73% ao ano. Mas se esse investimento render 110% do CDI, então seria 110% de 0,73% que daria 0,80% ao ano.

Aprendendo sobre o LCI

Bem, agora que você já entendeu sobre o CDB e sobre o CDI – que serve de referência para calcular o rendimento dele – vamos aprender sobre outro investimento, o famoso LCI. A Letra de Crédito Imobiliário é, certamente, um investimento muito parecido com o CDB, pois também não sofre grandes oscilações.

Além disso, também tem garantia do FGC e seu rendimento é em função do CDI, mas ela tem um prazo determinado. Essa diferença pode te confundir na hora de escolher seus investimentos. Porque, em geral, o rendimento bruto da LCI é menor do que o do CDB, mas quando você retira os impostos, vê que a LCI rende mais.

Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI parece render mais do que uma LCI que rende 100% do CDI. Mas quando descontamos a alíquota mínima de 15% do IR, vemos que 110% de rentabilidade, descontando o imposto, seria igual a 93,5% do CDI. O que daria 0,68%, enquanto o LCI renderia os mesmos 0,73%.

O LCI sempre rende mais que o CDB?

A resposta é não! Você precisa sempre comparar as rentabilidades e entender quanto cada um vai render em função do CDI. Além disso, você também precisa ficar atento ao seu momento de vida, os seus objetivos e a liquidez daquele investimento. Isso porque esse valor pode ficar preso por alguns dias ou até 2 anos, por exemplo.

Então, CDB ou LCI?

Agora que você já conhece melhor essas duas opções de investimento seguras de renda fixa, também pode dar uma olhada nesse outro artigo que escrevemos para você aprender como investir de forma simples, iniciando com segurança. Contudo se ainda não tiver o recurso, aprenda primeiro aqui sobre como economizar.

Outra opção e conferir essas duas opções de investimento no app do Banco Inter. Lá você consegue ver todas as opções de CDB ou LCI disponíveis que eles possuem. Lembre de preencher o seu perfil de investidor no app e, se tiver ficado com alguma dúvida, pode seguí-los direto na conta oficial do Twitter, no @interinvest.

Não é correntista do Banco Inter? Ué, está esperando o que para abrir a sua conta, totalmente gratuita, num dos bancos digitais mais proeminentes do Brasil? Além de não pagar nada pra abrir, ele também não tem taxinhas escondidas de manutenção. Esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre CDB e LCI.

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.