CDB e outras formas de investimento: veja com qual começar

Saber como ver o CDB e outras formas de investimento é fundamental para iniciar uma aplicação viável no mercado de finanças. O fator principal envolvido nessa questão é entender o valor das empresas que podem ter uma boa aplicação do seu patrimônio. Por isso, tenha sempre informações rápidas e avançadas sobre tudo o que você procura investir, também. Em relação aos Certificados de Depósito Bancários (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e às Letras de Crédito Agrícola (LCAs), existem alguns detalhes cruciais.

Há pessoas que escolhem ter um rendimento alto com os CDBs, na faixa de, por exemplo, 14% ao ano (a.a.). Se opta por um rendimento mais arrojado e pré-fixado, o percentual já fica menor: a preferência é de 11% a.a. A diferença que existe em relação ao que você pode receber pode estar na análise de aplicações, com vistas a tornar mais rentável os investimentos que você tiver. Para criar novos investimentos, então, é necessário mais informação em cima desses fundos.

Outra informação relevante sobre o que você pode adquirir com relação aos fundos de renda mais viáveis. Ou seja, a relação entre o seu conhecimento e os fundos que você pode ter investimento, seja CDB, LCI ou LCA, a sua realização pode ser um ganho de volume em cima do seu patrimônio. Ainda, você deve entender a diferença entre os vencimentos e os percentuais que estão sendo aplicados no dinheiro dos fundos. Veja mais a seguir e boa leitura!

CDB e outras formas
O CDB e outras formas de investimento fazem o seu dinheiro crescer de forma ágil. Foto: Banco ABC Brasil/Reprodução.

Estratégias rentáveis com o CDB e outras formas de aplicação financeira

Os tributos que podem incidir sobre os rendimentos, além dos vencimentos e dos lucros, são um alvo importante. Justamente eles são os que mais aparecem no que os investidores planejam em termos de rendimento. Os lucros, então, são firmados e estabelecidos a ponto de criarem novos lucros, sob a forma de fundos com rentabilidade alta. Além disso, observe como o rendimento do Imposto de Renda (IR) vai colocar um peso nas suas aplicações, seja em LCI, em CDB ou em LCA.

De início, você precisa ficar de olho em alguns pontos críticos que influenciam o ritmo do mercado e, claro, os fundos já mencionados antes, também. A inflação, os juros, os câmbios em intenso fluxo de alteração, por exemplo, estão incluídos nessa lista de riscos que podem acender um alerta entre os investidores. O mais importante, sobretudo para as pessoas que procuram ter mais renda, é o quanto o fundo pode ter de liquidez.

Ademais, alguns precisam ter um planejamento seguro. Tudo vai depender, no fim das contas, que oportunidades você pode aproveitar e ter lucro com elas, também. Vale lembrar que, mesmo após pagar todos esses tipos de financiamento, a dívida permanece. Isto é, você acaba tendo que continuar pagando e alocando recursos pensando no que vai ser rentável para você.

Vencimento anual ou mensal? Veja qual o melhor para começar a aplicar seu patrimônio

Há até a chance de surgirem novas oportunidades e abrir outras chances de lucrar com os fundos agrários, por exemplo. Além disso, como você viu antes, ficar atento ao noticiário econômico pode fazer a diferença na escolha de como investir e de pagar as suas dívidas. Daí, é possível estar investindo com dívidas com um pouco de cuidado. Quando se escolhe colocar recursos em aplicações financeiras, serviços em geral ou mesmo produtos, deve-se pensar também nisso.

Além disso, há outra diferença importante. A suspensão e o cancelamento dos benefícios são distintos entre si, pois enquanto o ato de suspender pode ser revertido, para que as pessoas coloquem seus custos e observem o que está com mais peso no orçamento. As pessoas que tem investimento nesse setor, às vezes, gostam de ir atrás de um valor que tem uma custódia associada.

Mas, um detalhe deve ter sua atenção, porque isso não acontece com as moedas digitais. Isto é, você não tem como ir além em termos de finanças com relação aos fundos que você está vendo neste artigo. Quando o CDB rende 14%, é possível que isso seja tido como uma notícia importante, porque indica que há um nível bom de renda, indicando uma possível estabilidade, em cima dos outros índices.

Conheça formas de acompanhar os rendimentos mais atualizados

Ter um acompanhamento mais forte nos fundos vai fazer você ficar informado com mais importância nesses índices e, como consequência, nos valores dos fundos também. Portanto, veja alguma newsletter que deixe mais acessível saber onde encontrar os melhores investimentos. Encaixar o perfil de renda em que você pode gerar lucros, ademais, permite que as informações que você consegue obter fiquem mais a seu favor.

Para terminar, a newsletter da Trademap, por exemplo, está sempre atualizada com informações acessíveis sobre o que você quer saber em relação a fundos e outras formas de investimento. O noticiário, inclusive, traz cálculos relevantes a ponto de você ter mais lucros com um acompanhamento dedicado sobre o mercado de finanças. Dessa forma, você constata um crescimento com ênfase no seu melhor, de acordo com a sua capacidade de investimento.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.