Casa própria: veja dicas sobre o tema

Conquistar uma lar só seu e para a sua família pode ser um sonho com um planejamento viável. Tem mente um plano para a sua casa própria faz a diferença na hora de alcançar esse plano tão desejado. O que pode atrapalhar, no entanto, é o alto valor cobrado para conseguir alcançar essa propriedade. Mas, como toda meta, o ideal é priorizar o que pode ficar para o momento atual ou, também, a médio e longo prazo, a depender da sua condição de finanças.

Como todo objetivo, a criação de planejamento robusto e sólido pode tornar o alcance da casa própria de um jeito mais simples. Basta ter foco e contar com fontes de renda que fiquem firmados com os seus planos, entre outros fatores que você vai conhecer aqui. Além disso, os especialistas em finanças pessoais também dizem que os planos devem ser bem desenhados, uma vez que o custo alto e o tempo para conquistar a sua casa são um tanto desafiadores. Porém, como você já está percebendo, isso pode ficar mais simples, conforme você mantenha um cuidado especial com o seu dinheiro.

Seja você uma pessoa solteira, que viva sozinha, ou que tenha uma família, as dicas para obter uma casa própria são viáveis. Nesse sentido, veja também qual o perfil de economia que está relacionado com a sua realidade e, caso você more com mais alguém, veja o ritmo de gastos de todo mundo. Assim, os planos ficam mais elaborados e conquistar esse sonho tende a ser menos trabalhoso. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura!

casa própria
Conseguir conquistar o sonho da casa própria requer preparo e, ao mesmo tempo, um bom planejamento. Foto: Reprodução.

Perfil de investimento e casa própria: veja dicas de como conciliar gastos com planejamento

Para não deixar esse sonho de lado, um passo importante para adquirir uma casa sem depender de aluguel é ver como o tempo pode ser seu aliado. Afinal, estamos todos pensando em que compras vamos fazer nos próximos dias, semanas, meses etc.

Em seguida, você precisa definir que objetivos estão relacionado com o objetivo de ter uma casa própria. Isto é, as pessoas que vão atrás dessa realização precisam saber que tipo de casa vão obter, a localização, os custos envolvidos, como planejar isso junto com a família, entre outros fatores.

A segurança de sua família e novos espaços para organização do dia a dia também são outros tópicos de discussão relevantes, ao se pensar numa casa nova. Assim, veja se no horizonte dessa mudança vai haver algum tipo de reforma ou outro tipo de gasto extra no momento de ir para um novo lar.

Veja que tipos de imóveis são mais viáveis para compra

Além disso, a depender do seu perfil, inclusive, você pode tanto obter um rendimento que faz um complemento ou mesmo uma renda principal. Seja em termos de ganho paralelo ou majoritário, você pode ter mais dinheiro com internet de forma segura e com ganhos altos também. Uma opção prática é contar com algum fundo imobiliário já administrado. É assim que acontece com os fundos dos fundos, porque os investimentos em casas e imóveis, em geral, não são fáceis. Por isso, uma dica importante é que você estruture um bom planejamento de finanças.

É preciso lembrar, ainda, que existem diversos imóveis que podem ter negociação lucrativa com FII. Galpões, shoppings, lajes corporativas, por exemplo, estão incluídas nesse tipo de fundo. Se você não sabe muita coisa sobre as criptomoedas e os ativos no formato cripto, pode se perguntar em que se sustenta esse tipo de dinheiro. A resposta é bem simples, na verdade.

Como o orçamento familiar influencia na hora de ir atrás da casa própria

Ou seja, há uma liberdade em relação às moedas, sem haver muita burocracia. As funções principais, hoje em dia, para poder operar com esse tipo de finanças são várias. Sabendo disso, vamos ver, agora, como essas finanças funcionam. Isso permite que as pessoas vejam mais sobre o recurso e tracem as suas metas para investir. 

Ou seja, com um eventual erro na hora de digitar os dados que o sistema pede para as ações. Se não for o caso de conta, a causa do recebimento atrasado pode ser a malha fiscal (conhecida por aí como “malha fina”). Além disso, há outra diferença importante. A suspensão e o cancelamento dos benefícios são distintos entre si, pois enquanto a casa própria é construída, veja o que a sua família deseja com o novo lar.

Mas, um detalhe deve ter sua atenção, porque isso não acontece com as moedas digitais. Isto é, você não tem armazenamento livre do dinheiro que você possa vir a ganhar. Por meio desse tipo de estratégia, há mais cuidado e as pessoas conseguem lucrar de forma cautelosa.

Vendo as necessidades com um novo imóvel: saiba mais sobre o aspecto financeiro

Com relação às finanças, como você viu antes, é preciso que você se oriente pelo que o novo lar vai ter em relação a sua estrutura. Por exemplo, você deve considerar o nascimento de um novo filho, ou mesmo o caso da vinda de algum familiar que precise se deslocar temporariamente. Avalie bem, portanto, qual a sua realidade antes de buscar um novo imóvel.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro