Cartão CNPJ/MEI: veja como fazer

Os empreendedores ficam de olho em certas questões de burocracia. Com o cartão CNPJ/MEI, não é diferente. Ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e/ou ser um microempreendedor individual (MEI) gera muitas questões entre quem possui uma empresa com dificuldades de organização. Além disso, outros empreendedores que estejam em dia com a sua parte de documentos já consolidada também deve ficar atenta para o que pode acontecer em relação a esses registros.

A pressão para lidar com as finanças, no entanto, deve estar sempre em dia junto a manutenção da contas. Assim, a gestão fica com mais praticidade e pode dar um novo rumo ao seu negócio. Com o cartão CNPJ/MEI, a organização do seu empreendimento pode ficar mais simples. Assim, você já tem uma boa forma de mostrar como sua empresa é. Da mesma forma, caso você seja um trabalhador autônomo, o tipo de serviço ou produto que você oferece já tem uma apresentação mais definida.

O documento já traz informações como a razão social, o nome fantasia, código do ramo do serviço em que o MEI se encontra, situação cadastral, entre outros detalhes importantes. Ou seja, você já situa quem vai conhecer o seu serviço, sobre como encontrá-lo e, por conseguinte, você já conta com uma forma prática de apresentar o seu negócio. Caso você esteja em dúvidas sobre o documento, você chegou ao lugar certo. Continue a leitura e veja mais sobre o tema.

cartão CNPJ/MEI
Ter um cartão CNPJ/MEI facilita colocar o seu negócio com uma boa apresentação. Foto: Reprodução.

Saiba como ter o seu cartão CNPJ/MEI

Como você viu acima, o seu negócio fica com mais segurança no momento em que você recebe o cartão para o seu micronegócio. Caso você tenha um CNPJ de uma empresa de grande porte, contar com esse documento também melhora a sua condição. O primeiro passo para conseguir o documento é ir ao site da Receita Federal.

Em seguida, basta ir até a seção onde está a página de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. O sistema vai pedir o número do seu CNPJ e, depois, você só precisa seguir as instruções que o site vai indicar para seguir com os processos. Ao final, você obtém o cartão CNPJ/MEI.

Cuidar de dinheiro requer um farol que gere maior confiança no que se quer investir. Isto é, ter benchmarks para analisar o mercado quer dizer que você tem a sua disposição uma ferramenta valiosa. Isso deve ao fato de que, dependendo do que esses indicadores apontarem, você pode escolher continuar ou não com um investimento.

Apresentando o seu negócio com clareza: veja os benefícios dentro mercado com o cartão CNPJ/MEI

Por meio dela, é possível ver como os investimentos vão ter algum efeito vindo da benchmark associada a elas. É muito comum ver os investidores analisando as ações mais negociadas e alguns fundos que tendem a dar mais renda às pessoas que estão com investimentos neles.

Além disso, a bolsa brasileira B3 e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) colocaram de aporte financeiro nessa carteira hipotética. É dessa forma que as pessoas mais arrojadas no mercado financeiro. Assim, você apresenta o seu negócio como um investimento sólido.

Se a opção for ações, prefira ver o Ibovespa e setores específicos. A bolsa de valores brasileira vai guiar em relação aos investimentos em títulos públicos. Com a análise de indicadores do setor imobiliário, do consumo, de empresas grandes e pequenas etc. Além de saber, também, o montante pago por ano.

Veja como melhorar o seu negócio a partir de dicas sobre as questões documentais

As questões de documentação podem ser entendidas como “avaliação de empresas”, no bom e velho português. O conceito consiste em saber qual o valor da empresa, isto é, o valor que está atrelado a sua atividade em si. A partir disso, o investidor tem a capacidade de saber se vai obter algum lucro, através do seu potencial de alta.

Finalmente, para saber o que as empresas a ter o seu investimento podem render, você precisa estar informado sobre sua produção. Seguindo o exemplo da bala que você já viu antes, imagine que chegue um relatório sobre a empresa. Nele, você fica sabendo que a empresa quer lucros com margens altas. Porém, não deixe de lado outros documentos que podem provocar situações difíceis no futuro.

Procurar saber os custos envolvidos requer saber de situações parecidas. Portanto, ver se um custo é justo ou não leva a critérios melhores para saber onde vai haver mais lucro. Ao fazer isso, as pessoas contam com um valuation em cima dos custos de produção. Ao mesmo tempo, se ver também o lucro pelo preço que se agrega a um produto específico.

Ainda precisa abrir um CNPJ? Veja que documentos são necessários

Antes de estar em dia com o seu negócio, como você viu acima, estar em dia com a lei é muito importante para manter o seu negócio de pé. Dessa forma, os passos para iniciar a ter um negócio, do mesmo jeito, precisam ficar muito próximos de questões semelhantes.

Tenha em mãos o seu RG e seu CPF. Contar com documentos com IPTU e comprovante de residência também são prioridades no momento de criar os documentos do seu negócio.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro