Agronegócio: veja dicas sobre investimento

Saber investir em agronegócio cria oportunidades imensas. Isso está bem explícito no percentual que o setor tem no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para se ter uma ideia, essa quantidade chega a quase um terço do PIB. Além disso, novos negócios estão cada vez mais brotando a partir desse âmbito da economia, tão importante para todo o Brasil. Por exemplo, os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) tem crescido com uma força surpreendente.

Não somente essa área do setor financeiro, mas também algumas empresas estão com projetos de investimento já prontos para conseguir mais lucros no setor. Por isso, surgem muitos tipos de oferta inicial pública, também conhecidas como inital public offering ou, ainda, IPO. Portanto, as pessoas podem contar com diversos parceiros e fortes lucros no setor, que tende a fornecer mais lucros para economia como um todo. Somado a isso, há uma forma de crescer do agronegócio, também.

Então, você pode estar se perguntando: “como a geração de lucros pode vir do agronegócio como uma área do mercado de finanças?”. O que pode atender a essa questão é questão básica para qualquer investimento em negócios. Isso mesmo que você está pensando, o dinheiro! Embora haja o controle para p plantio, a colheita, o cuidado com os animais, entre outros, há também a carência pelos recursos. Veja como o setor pode oferecer um novo patamar de investimentos para você neste artigo. Boa leitura!

agronegócio; moedas empilhadas
O agronegócio é muito frutífero em investimentos. Foto: Reprodução

Veja como iniciar investimentos no agronegócio

Saber plantar e gerar um bom volume de produtos e de alimentos a partir da terra não é simples. Envolve saber dos riscos e saber como o clima vai estar em vários momentos, além de ter ver quando vão aparecer secas, inundações, ou até o surgimento de pragas. Mesmo assim, não há uma garantia de que isso vai estar bem acessível a quem é dono de um negócio no ramo fazendeiro.

Assim, ao investir no agronegócio, o que se procura é enfrentar o risco. Ou seja, como se diz no linguajar popular, “pegar o touro pelos chifres”. Por isso, para poder colocar os recursos no setor as pessoas precisam de muitos planos de ação e, sobretudo, de estratégia também. Uma saída que tem ficado em evidência é a contratação de um seguro rural. Ou seja, ter investimento em seguradoras, que fazem esse tipo de serviço, leva a ter mais benefícios para as pessoas que querem gerar mais dinheiro em um ramo tão promissor.

Assim, imagine que um investidor tem um conjunto de alguns investimentos. Eles estão focados em ativos de agro, sendo escolhidos de acordo com um indicador. Isto é, ele optou por um benchmark para dar um norte ao que ele colocou de aporte financeiro nessa carteira. É dessa forma que as pessoas mais arrojadas no mercado de finanças estudam uma carteira no setor de agronegócios.

Por meio dela, é possível ver como os investimentos vão ter algum efeito vindo da benchmark junto a elas. É muito comum ver os investidores analisando as ações mais negociadas e alguns fundos que tendem a dar mais renda às pessoas que estão com investimentos neles. A bolsa brasileira B3 e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) são as que mais calculam esses índices.

Como o crédito pode gerar mais lucros para quem quer investir no setor primário

Utilizar um benchmark quer dizer que você vai fazer uso de um indicador para ter uma referência ideal para seus investimentos. Em outras palavras, eles ajudam a ver se um fundo, por exemplo, tende a ser maior que o ritmo de crescimento ou mesmo declínio de um benchmark em análise. Vale lembrar que cada um desses dados de função referencial tem uma aplicação diferente, de acordo com o que as pessoas desejam investir.

A palavra benchmark, inclusive, tem origem na forma como os construtores podiam ver como as medidas marcadas (por isso, tem mark na palavra) guiavam os seus projetos A simplicidade do investimento em agronegócios não é a mesma de se comprar um pão. Mas os preços de safras, por exemplo, estão dispostos para que você veja o melhor para a sua carteira de investimentos e opte pelo que for mais apropriado.

Uma opção é alocar recursos em futuro de investimentos no primeiro setor, que tem a operação realizada a longo prazo. Nessa modalidade, as pessoas ficam atentas ao preço de entrada e à demanda pelos recursos a serem investidos. Existem mais opções que podem dar mais segurança nos investimentos com agronegócio. Uma delas são os Exchange Trade Funds (ETF). Esses fundos estão, em certos momentos, ligados a índices que têm relação com as fazendas em geral, por exemplo. O investimento em ações no geral também é muito viável. Por isso, conte com investimentos alocados em empresas do setor de alimentos e, claro, de plantações.

Afinal, o que é preciso para investir no setor de alimentos e de matéria-prima?

O risco, como você já viu, é intenso. Com pesquisas e mais conhecimento de mercado, pessoas com perfil arrojado consegue enfrentar o clima de incerteza com mais calma. Ou seja, você precisa se tornar alguém bem versado em economia antes de decidir colocar recursos financeiros no agronegócio. Mas, existem oportunidades. O setor é um dos mais importantes na economia do Brasil, assim as chances de lucro sempre estão com muitas formas de trazer renda para as pessoas.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro