1000 seguidores no Instagram – 3 dicas rápidas para conseguir

Olha, esse artigo aqui vai ser super prático e totalmente funcional para você que quer ter mais 1000 seguidores no Instagram. Nós vamos dar 3 ótimas dicas pra você ganhar os seguidores de forma rápida. Aliás, você vai perceber que esse aumento vai acontecer de forma, praticamente, instantânea.

O Istagram é uma das redes sociais mais populares e queridas do mundo. Seja, ou para as pessoas que usam de forma comum, somente para curtir e compartilhar alguns momentos de sua vida, ou para empresas, cujo ambiente representa a possibilidade de se aproximar do seu público.

Essas dicas funcionam de verdade, portanto coloque-as em prática o quanto antes! Isso para que você consiga o retorno de 1000 seguidores o mais rápido possível. E são seguidores que vão permanecer conectados de forma sustentável com a sua conta. Sem mais delongas, vamos às 3 dias.

1000 seguidores
O Instagram inicia o ano de 2022 com cerca de 1 bilhão de usuários ativos. (Foto: Zipix).

Dica número 1 para obter 1000 seguidores

Seguir pessoas de nicho relevante

O que é que é isso? Você está com pouco seguidores e quer começar a ganhar mais? Então você vai fazer o seguinte: Você vai abrir a sua página, um perfil que você tenha, digamos que seja algo sobre Nutrição. Então você vai seguir algumas pessoas que gostam desse tipo de assunto.

Mas o que você faz pra descobrir quem gosta? Você vai tocar na Luneta (busca), vai digitar no topo da página “Nutrição” e vai procurar por “Tags”. Normalmente, da esqueda pra direita, a ordem de busca é “Principais”, “Contas”, “Tags” e “Locais”. Você vai tocar no terceiro item, que é “Tags” (#).

A primeira Tag que aparece sempre é a que tem mais hashtags sobre ela. Por isso é que você vai tocar nela e ver uma infinidade de postagens que vai aparecer pra você. Aliás, a depender do assunto, a quantidade chega fácil na casa dos milhões de postagens. Aí você vai escolher qualquer uma dessas primeiras.

Em contato com o perfil

Repare no seguinte, cada postagem tem um perfil associado. Ou seja, seu próximo passo é tocar nesse perfil, dono da postagem que te atraiu, e ver a homepage dele. Logo no topo da homepage tem a quantidade de publicações e, ao lado, os seguidores desse perfil. Você vai tocar nessa aba dos seguidores.

Agora você vai seguir, umas 10 a 15 pessoas que seguem esse perfil. Mas muito cuidado! 10 a 15 pessoas não são 50, ok? Portanto vai com calma, pra que o processo seja o mais orgânico possível. O que que vai acontecer agora? As pessoas que você seguiu vão olhar uma notificação. “Alguém me seguiu, quem foi?”

Quando elas forem olhar pra ver quem seguiu, elas vão chegar no seu perfil, que é um perfil normal sobre um assunto que elas já tem um interesse. “Opa, é uma coisa que eu gosto.” Porque nós percebemos que ela seguia um outro perfil que falava sobre Nutrição. Ela vai TENDER a te seguir de volta.

Já consegui os 1000 seguidores?

Todos vão te seguir de volta? Não! Mas a quantidade de gente que te segue de volta é muito maior. Justamente porque você aumentou a probabilidade disso acontecer, quando você “nichou” as 10 a 15 pessoas que você seguiu. Ou seja, não fez isso de forma aleatória, seguindo pessoas de forma indiscriminada.

E vamos dar um bônus nessa dica aqui agora, ok? Você pode, no perfil da pessoa que você acabou de seguir e dar uma curtida em duas fotos específicas dela. Desse modo você desperta a curiosidade na pessoa a qual você seguiu. Porque ao invés dela receber só uma notificação, ela vai receber três.

Com certeza essa ação vai aumentar muito as chances dela te seguir de volta. Tenta não ser muito aleatório com as fotos que você vai curtir. Se seu perfil é sobre Nutrição, busca curtir uma foto que tenha a ver com o tema principal da sua página. É provável que, vendo o entrelace de interesses faça ela te seguir.

Dica número 2 para obter 1000 seguidores

Pedir para microinfluenciadores seguirem você

Isso é incrível e nós vamos mostrar pra vocês como é real essa dica. Em primeiro lugar, claro, você precisa achar algum(a) microinfluenciadora do seu nicho. No caso em questão, algum(a) Nutricionista que tenha um certo número relevante de seguidores, mas não um número muito elevado.

De preferência algo em torno de 5 a 20 mil seguidores é suficiente. Quando você estiver montando o seu perfil, ou logo depois que já o tiver iniciado, entra em contato com esse profissional, que seja influenciador também, e manda uma mensagem com, mais ou menos, o seguinte dizer:

“Oi, Fulano(a), tudo bem? Vi que você também se interessa pelo assunto da Nutrição… A propósito, seu projeto ‘tal’ (aqui vai algum nome que você encontrou no perfil) está muito legal. Você poderia nos ajudar no crescimento de nosso perfil, do nosso projeto @NutriçãoBláBláBlá (aqui vai o nome do perfil que você criou). Somos pequenos ainda, mas sua ajuda será de grande valia para nós. Se puder compartilhar algum de nossos posts que faça sentido pra você, já agradeço antecipadamente. Muito obrigado desde já e sucesso!”

Como dever ser a reação desse influenciador?

Microinfluenciadores, no geral, são pessoas educadas, que estão no início de sua jornada e sabem da importância de tratar bem que demonstra alguma singularidade. Em outras palavras, eles vão responder bem na maioria esmagadora das vezes. Algo do tipo: “Olá, obrigado e pode deixar.”

Então… Pode não parecer, mas isso já é suficiente. Depois dessa resposta – ou de alguma coisa parecida – Lembra de dar sempre uma tréplica, expressando sua gratidão: “Ficamos agradecidos demais e todo sucesso pra você.” O que o microinfluenciador, no mínimo, vai fazer? Vai seguir você de volta.

O que significa ser seguido por alguém com 20 mil seguidores? O Instagram vai sugerir novas pessoas para todo mundo que, a partir de agora, for seguir esse influenciador, seguir também. E provavelmente você vai ser sugerido. Porquê? Porque ela segue você. Sendo assim, você consegue ter mais alcance orgânico.

O algoritmo do Instagram

De acordo com o algoritmo do Instagram, ele vai entender que essa pessoa que acabou de seguir o influenciador, também pode ter interesse em te seguir. De agora em diante, tanto você como ele fazem parte do mesmo nicho, do mesmo tema, têm uma conexão, ou, quem sabe, são até amigos.

Essa dica é top. Você sempre vai ser sugerido em “bolhas” de microinfluenciadores. Em outras palavras, você vai começar a ter seguidores todos os dias entrando no seu perfil. Além disso, você ainda corre o risco desse microinfluenciador compartilhar um – ou mais – post seu nos stories dele!

Ou seja, a depender do engajamento, quando isso acontecer, você pode conseguir 1000 seguidores no mesmo dia, por causa do compartilhamento. Por isso que é importante que você selecione influenciadores que tratem o assunto – no caso deste artigo, a Nutrição – com uma abordagem similar a sua.

Dica número 3 para obter 1000 seguidores

Usar o Reels com hashtags e CTAs

Essa talvez seja a dica mais “filé” desse artigo. Você vai fazer um Reels normal. Mas vamos dizer que você não tem um perfil de marca e não queira aparecer. Não tem problema! Você pode montar um slide, ou pode colocar textos. Por exemplo, dentro de um perfil de Nutrição, pode colocar curiosidades nutricionais.

Você pode fazer uma série de coisas dentro do seu universo. O importante é que, no final, algo que as pessoas não fazem… Você vai pedir para pessoa seguir você de volta. “E não esquece, se você gostou de curiosidades como essa, segue a gente de volta!” Porquê? Presta bastante atenção nisso:

O CTA (Call-to-Action) faz com que a pessoa que tenha assistido o seu Reels, toque pra seguir você de volta. Mas as pessoas não fazem isso, elas têm muitos acessos no Reels, mas quem assiste não segue de volta porque não tem, justamente, o pedido! Só o fato de você pedir pra seguir de volta, já aumenta muito os seguidores.

Entendendo o Reels

Você vai notar que o simples fato de você fazer um pedido no final do seu Reels já se torna a dica de ouro. Porquê? Porque o Reels agora está com um alcance gigantesco! Pra você que não sabe, o Instagram está dando muita visibilidade no Reels. Como é que se cria um o Reels no seu Instagram?

Na página principal, você toca no “+” e na hora de você iniciar a publicação, a primeira opção é “feed”, a segunda é “stories” e a terceira é o “Reels”. Aí é só tocar em “Começar” e você pode, ou fazer uma gravação sua, ou uma composição de imagens. Mas lembre: No final você pede pra seguir você.

O Reels está dando muito alcance, simplesmente porque o Mark Zuckerberg, que é o proprietário do Instagram está competindo com o TikTok. O Reels é idêntico ao TikTok, logo, ele quer que você tenha muito alcance, ele quer você crescendo no Instagram. E, pra isso, tem que usar as hashtags.

Como usar as Hashtags

Use, em média umas oito a dez hastags, que é o “jogo da velha” (#) seguido de uma palavra importante do teu Reels, do conteúdo que você fez. Como sugestão, orientamos você fazer o seguinte, no último slide ou nos momentos finais do vídeo: “Curtiu o conteúdo? Dá um clique duplo aí pra deixar o like e segue de volta!”

Essas são só 3 de inúmeras dicas que você vai encontrar aqui no dicade. Você nem imagina o tanto de informações que temos aqui pra você economizar, investir e ganhar algum dinheiro extra. Se esse conteúdo foi relevante pra você, pensa em compartilhar ele com alguém que está precisando também.

Esse tipo de dica costuma alavancar os negócios de pessoas que estão inciando e precisam muito de ajuda no começo, porque fazem muita força e, às vezes, investem muito dinheiro em anuncios patrocinados. Somos muito gratos por poder ajudar e sermos, de forma semelhante, também ajudados. Sucesso!

Sobre o autor

Alan Deiró

Cristão convicto e amante dos desafios das relações humanas, Alan Deiró mantém, intencionalmente, os valores conservadores bíblicos como seus princípios de vida.