Desconto no Fies: saiba como obter

As dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são uma dor de cabeça para muitas pessoas. Por isso, o desconto no Fies pode ser um sinal de melhora na vida de quem ainda está inadimplente com o pagamento de parcelas de mensalidades. Neste mês, o presidente da República aprovou uma lei que permite um abatimento no valor total em até 99%. Ou seja, o total acumulado de dívidas pode ser descontado quase de forma íntegra, aliviando o bolso de muita gente por aí.

A publicação da lei data de 22 de junho e está valendo para os débitos vencidos. Assim, é possível pagar o que ficou em dívida mesmo após o pagamento ter passado do prazo. Com o desconto no Fies, os estudantes poderão pagar as dívidas com o esses descontos se tiverem aderido ao programa até, pelo menos, o segundo semestre de 2017. Para se ter uma ideia, o valor que pode diminuir esta na faixa de centenas de bilhões de reais.

Além disso, há cinco anos, o total de contratos envolvendo o Fies somam 2,4 milhões. Hoje em dia, o governo já conta mais de um milhão de estudantes que estão em dívida com financiamento. Por isso, o desconto no Fies pode ajudar a diminuir o risco de essas pessoas prolongarem as suas dívidas e, dessa forma, terem uma participação mais ativa na economia. Se você quer saber como vai funcionar esse desconto e outros detalhes sobre a medida do governo, acompanhe a leitura a seguir.

desconto no Fies
As dívidas estudantis podem ter um alívio, a partir do desconto que o governo aprovou. Foto:Feodora Chiosea/Getty Images/IStockphoto/Reprodução.

Amortização, tempo de atraso e outras condições sobre o desconto no Fies

Mas, neste artigo, vamos focar nessa taxa. A influência da educação nos negócios, como a renda das pessoas tem impactos conforme ela muda, o que decidir em relação aos investimentos, e muito mais você confere aqui. Ainda, vamos compreender o que são os Fundos de Financiamento Estudantil (Fies).

Ou seja, fazer a sua própria empresa surgir, deixando de ser apenas pessoa física para se tornar pessoa jurídica. A realidade econômica de quem conta com esse desconto, portanto, pode aliviar o peso nas contas. Esse é um dos benefícios da amortização. Em suma, ter um negócio significa que, no início, você vai ter que se deparar de maneira direta com os clientes. Nessa ocasião, você deve prezar o jeito de atender de forma a dar mais comodidade para as pessoas. Isto é, você tem que dar opções de como a pessoa vai chegar até você e saber mais sobre a sua marca.

Ao longo deste artigo, você viu como ter um bom atendimento e uma divulgação em bom alcance dá mais chances de evoluir no mercado. Mas, cada vez mais as pessoas estão esquecendo de por os clientes e uma educação de qualidade, tendo o desconto no Fies como uma nova possibilidade.

Veja algumas regras a respeito da lei dos descontos no Fies

Contudo, quanto mais investimentos e participação ela tiver no fundo, mais ela tende a receber. No final, o ganho vai depender da quantidade do cotas que a pessoa possua nesse fundo também. Para saber o quanto o fundo vai render, as pessoas que investem ficam atentas a parte do que pode ser descontado e que está prevista para a liquidez. Ademais, a renegociação pode ser feita tanto pelo Banco do Brasil como pela Caixa Econômica Federal. As pessoas que estão cadastradas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo (CadÚnico) podem ter uma vantagem.

Essa condição pode ter um alívio maior, já que a lei permite que os cadastrados cheguem a mais de 90% no desconto. As pessoas que não estão dentro do programa, porém, só conseguem uma diminuição de, no máximo, 77%. O prazo para quitar, também, é diferente, pois fica em 12 anos e seis meses. Isso pode indicar riscos e mostrar uma grande incerteza no âmbito da economia. Ou seja, você vai ter que dar mais valor ao que o seu desconto pode ter que não tenha tanto efeito, vindo desse cenário cheio de más notícias.

Renegociação dos débitos: veja como funciona

Ainda, há a opção de fundos na forma a longo prazo, ou seja, até a conclusão do curso da pessoa que está com o Fies. Caso o interesse não seja só o ganho pessoal, saiba que os investimentos em crise também podem bancar um projeto de educação dos filhos, ou até um plano em cima dos descontos. Pode ser que em momentos de inflação em alta ele passe a ter alguns efeitos preocupantes. Os investimentos de renda fixa, vale lembrar, também levar a lidar com mais calma um momento de vários problemas econômicos.

Enfim, os prazos devem ser o foco de quem está correndo atrás dos descontos oferecidos. Principalmente, porque o prazo para obter o abatimento vai até 31 de agosto de 2022. Outra condição a ser observada com atenção é que as dívidas devem ter um tempo de dívida de, pelo menos, 360 dias. A contagem desse tempo, vale lembrar, considera o dia 30 de dezembro de 2021, além de levar em conta também o número de dias que faltam para quitar a dívida.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro