Pagamento do INSS começa hoje (24): saiba como obter

O calendário do pagamento do INSS começa hoje. É o que informa o governo federal, após a regulação dos processos para distribuição do benefício. Ele é concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e contempla aposentados e pensionistas, agora, neste mês de junho. Além disso, o pagamento pode ser visto tanto pelo site do órgão como pelo app Meu INSS. Dessa forma, os contemplados conseguem ver o seu extrato e outras informações sobre o benefício.

O último dígito verificador não é o que garante que a pessoa vai receber o benefício. Esse número, ademais, aparece no cartão do beneficiário, mas o que vai definir a data é final do código que aparece no documento. Por exemplo, hoje (24), o pagamento vai chegar para aposentados e pensionistas que tem direito a um salário mínimo e cujo cartão tem como número final 1.

Saber como explorar o benefício e ter a garantia de cumprir todas as necessidades para a sua condição, seja você um aposentado ou um pensionista, pode fazer muita diferença. Como o pagamento do INSS começa hoje, você ainda tem muito tempo para planejar as suas finanças, contar com o apoio dos seus familiares e, claro, ver o site e o app para acompanhar o recebimento. Com a leitura deste artigo, você vai ficar por dentro de todas as informações relevantes sobre o tema. Vamos lá?!

pagamento do INSS começa hoje
Com o pagamento do auxílio para as pessoas beneficiárias do INSS muitos planos podem ter uma boa realização. Foto: Reprodução.

Pagamento do INSS começa hoje: veja as datas do NIS

Como você já deve estar informado, o pagamento depende do Número de Inscrição Social (NIS). Assim, esse número serve para organizar o pagamento e identificar cada pessoa que tem direito a receber o dinheiro via INSS. Esse cadastro, ainda, garante que a pessoa seja auxiliada com benefícios, como uma forma de política social. Entre as vantagens que o NIS pode oferecer estão a isenção em taxas de concursos federais, telefone popular, fomento à atividades rurais, entre outros serviços e programas. Veja abaixo as datas para quem vai receber até um salário mínimo via INSS.

  • NIS final 1: 24 de junho;
  • 2: 27 de junho;
  • 3: 28 de junho;
  • 4: 29 de junho;
  • 5: 30 de junho;
  • 6: 1º de julho;
  • 7: 4 de julho;
  • 8: 5 de julho;
  • 9: 6 de julho;
  • 0: 7 de julho.

Ademais, algumas pessoas tem o benefício aumentado em mais de um salário mínimo. Em geral, os beneficiários podem acumular direitos, de acordo com a sua condição e, também, da forma como são atendidas nas avaliações médicas. Confira abaixo as datas para essa categoria.

  • NIS final 1 e 6: 1º de julho;
  • 2 e 7: 4 de julho;
  • 3 e 8: 5 de julho;
  • 4 e 9: 6 de julho;
  • 5 e 0: 7 de julho.

Veja mais sobre como garantir o recebimento dos benefícios via INSS

O que faz a diferença no tempo para aguardar os seus auxílios são a fila dos aposentados, a dos idosos que ganham BPC e dos que ganham seu salário-maternidade, por exemplo. Mas, os casos que envolvem o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o BPC para pessoas com deficiência tendem a ser mais lentos. A mesma condição acontece com as pessoas que foram do serviço público, mas que também já foram do setor privado ou, ainda, para pessoas que tem sua previdência ligada a estados e municípios.

Isto é, a atuação contra crimes e irregularidades no INSS está em aumento, já que em três meses, de dezembro de 2021 para março deste ano, foram 17 mil processos com tentativas de burlar as regras para ganhar o BPC/Loas e outros auxílios. Além dessa situação, a média de processos de fraude terminados ficou abaixo dos 15 mil nesse mesmo período.

Quando a lista dos beneficiários já está completa, o Ministério da Cidadania envia os dados das pessoas ao INSS. Em seguida, o instituto vai observar os dados das pessoas e, a partir disso, fazer a renovação. Agora, com a portaria, não há mais a exigência de verificação da data de pedido para reativar o benefício por meio do pagamento do INSS começa hoje. A falta do saque e a falta de comprovação de vida, dessa forma, eram incluídas nas regras do pagamento do BPC. Com a mudança que o IBDP trouxe à tona, não será necessário ver se o CadÚnico possui alguma atualização quanto a essas situações.

Conheça mais sobre o seu benefício e veja como acompanhar outras informações úteis

As crises podem acender um alerta no governo. Portanto, fique atento ao noticiário, pois o governo pode alterar o pagamento dos benefícios a qualquer momento. Para dar um exemplo, em 2020 e 2021, o pagamento chegou a ser adiantado pelo governo, como forma de atender a uma urgência, diante da crise.

O recebimento do benefício, além disso, acelera a economia e deixa você assegurado contra possíveis problemas, seja de ordem social ou com impacto maior. E, para os que recebem auxílio-doença, as políticas podem ser ainda mais favoráveis, devido à condição das pessoas que dependem do benefício. Portanto, o que você precisa é ter atenção a sua documentação e sempre ficar de olho nos noticiários. Ou seja, os programas de rádio e de TV sempre informam as datas dos benefícios e como as políticas vão estar a médio e longo prazo.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro