Tinder – Como funciona este aplicativo de paquera

O Tinder é um aplicativo de relacionamento que usa o Facebook para se conectar com pessoas que estejam próximas geograficamente. O aplicativo mostra uma foto do perfil de outra pessoa e, se ambos os usuários gostarem da foto, eles podem conversar um com o outro. O Tinder é gratuito para baixar e usar, mas também oferece uma versão premium. Se você deseja conhecer pessoas novas, esse app pode ser muito útil.

Ao longo dos anos o Tinder já ajudou a formar milhares de casais em diversos lugares do mundo. Alguns usuários relatam que conseguiram firmar um relacionamento através desta plataforma. Enquanto outros usam a plataforma apenas para relacionamentos breves. Mas independente do tipo de relacionamento que você busca, o Tinder vai te ajudar conhecer pessoas.

Hoje, o Tinder é um aplicativo popular entre os jovens adultos, e ele foi projetado para ser simples de usar, por isso tanta gente usa essa ferramenta. Mas apesar da sua popularidade, muitas pessoas não sabem como usar, ou como encontrar pessoas através desta ferramenta. Por isso, neste conteúdo preparamos um guia com todas as informações que você precisa para encontrar pessoas neste app. Além disso, elencamos dicas que podem ser úteis na hora de fazer novas conexões.

Tinder
Tinder (imagem: Google)

Uma nova forma de se relacionar?

O Tinder se popularizou justamente por ser uma forma inovadora de se relacionar. Além de ser mais prático do que os tradicionais sites de relacionamentos, o aplicativo também oferece uma experiência mais lúdica e descontraída. Para muitos, a ferramenta é uma ótima forma de conhecer pessoas novas com interesses similares.

O app foi criado em 2012 e desde então já foi responsável por mais de bilhões de matches (conexões) em vários países. A aplicação está disponível para iOS e Android. Apesar de muitas pessoas usarem o Tinder para encontrar um parceiro romântico, também é possível usá-lo para conhecer novas amizades ou até mesmo, profissionais para networking.


No entanto, o app também tem suas críticas. Alguns usuários afirmam que o app favorece um encontro casual e superficial, já que as pessoas são escolhidas apenas com base na aparência física. Outros afirmam que o app é exclusivista, já que exige um smartphone para ser usado. Independentemente das críticas, o fato é que o Tinder mudou a forma como as pessoas se relacionam. Se você está procurando um relacionamento amoroso, vale a pena experimentar!

Como o Tinder funciona?

Em linhas gerais, é uma aplicação para celular que serve como um jogo de relacionamentos. Você pode criar um perfil, adicionar fotos e, em seguida, ver outros perfis de usuários que estão próximos a você. Se você gostar de alguém, pode dar um ‘like’. Se a outra pessoa também der um ‘like’ em seu perfil, então é um ‘match’ e vocês podem começar a conversar.

Ela usa a localização para conectar pessoas. Quando o usuário abre o aplicativo, ele é apresentado com um feed de potenciais parceiros. O usuário pode então escolher se quer ou não conhecer essa pessoa. Se o usuário gostar da pessoa, ele pode arrastar a tela para a direita. Se não gostar, ele pode arrastar a tela para a esquerda. Os usuários só são conectados e podem conversar um com o outro através do aplicativo, se ambos derem combinarem através do “match”.

Além da busca através pela localização, o app também permite que o usuário aplique filtros, assim, fica mais fácil encontrar pessoas que combinam com ele. Além disso, antes de combinar com a pessoa, o usuário também pode navegar pelo perfil dos pretendentes, onde consegue mais informações, ver fotos, e descobrir interesses antes de combinar com o “match”.

Cuidados a serem tomados no app

Ao utilizar o aplicativo Tinder, é importante tomar alguns cuidados para garantir a sua segurança. Como o app se baseia na localização de seus usuários, é importante não fornecer informações pessoais que possam permitir que outras pessoas encontrem você. Busque conhecer melhor a pessoa antes de trocar dados, como por, exemplo, o telefone, ou outras redes sociais.

Além disso, evite enviar fotos que possam revelar sua identidade ou localização. Quando conversar com um potencial match, tenha cuidado para não revelar muito sobre você mesmo e evite marcar encontros em lugares isolados. Se possível, conheça a pessoa em um lugar público e avise um amigo sobre o seu encontro. Afinal, nunca se sabe quem está do outro lado da tela, portando, esses cuidados são essenciais.

Aplicações similares ao Tinder

O Tinder é uma das mais populares aplicações de namoro, mas não é a única. Há muitas outras aplicações semelhantes que oferecem um serviço de namoro online, veja a seguir:

Happn: esta é uma aplicação de encontros online que permite que você conheça pessoas que cruzaram seu caminho. A principal diferença entre o Happn e outras aplicações similares, como o Tinder, é que o Happn mostra apenas as pessoas com quem você teve um “encontro” físico recentemente. Isso significa que, se você estiver em um lugar lotado, como uma festa ou um show, é mais provável que você encontre alguém usando o Happn do que outra aplicação. Além disso, ao contrário do Tinder, o Happn não requer que você tenha uma conta no Facebook para se inscrever.

Badoo é uma aplicação móvel que permite que as pessoas se conectem com outras pessoas próximas a elas. De acordo com o site da Badoo, a aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android. Ao contrário do Tinder, o Badoo mostra o perfil completo das pessoas quando elas estão online, permitindo que os usuários saibam mais sobre elas antes de enviar uma mensagem. Além disso, o Badoo oferece um recurso de pesquisa avançada que permite que os usuários encontrem pessoas específicas com base em sua localização, idade e interesses.

O Grindr é uma aplicação geosocial destinada ao público LGBTQIAP+. É a maior e mais popular aplicação do seu gênero, com milhões de usuários em diversos países. O Grindr foi lançado em 2009, desde então, tornou-se numa das principais formas de os homens gays, bissexuais e outros homens que gostam de homens se conectarem. O Grindr é gratuito para download na Apple Store e no Google Play.

Conclusão

O Tinder é uma das mais populares aplicações de namoro online, e como tal, há muitos casos de relacionamentos que começaram através da plataforma. Alguns desses relacionamentos tiveram sucesso e duraram, enquanto outros não deram certo. No entanto, há alguns casos notáveis de relacionamentos que começaram no Tinder e tiveram um final feliz. Se você quer conhecer pessoas novas, esta pode ser uma excelente opção, para descobrir mais apps como o Tinder, acesse o menu “aplicativos” do nosso site.

Sobre o autor

Glenda Ribeiro