Messi e Cristiano Ronaldo – Qual dos dois é o maior goleador?

ANÚNCIOS

O duelo desses dois titãs do futebol, Messi e Cristiano Ronaldo, tem dividido os fãs do esporte em, praticamente, todos os países do mundo. Por isso que, desde simples admiradores, dos mais amadores possíveis, até os mais aficcionados torcedores, estão sempre colocando esses dois atletas da atualidade numa disputa que beira o sobrenatural.

A lista dos maiores goleadores do futebol mundial é muito questionada, principalmente porque os critérios adotados sempre variam muito. A FIFA, por exemplo, afirma categoricamente que nenhum jogador, oficialmente, conseguiu atingir a marca de 1000 gols. Ela não considera grande parte dos gols feitos por Lajos Tichy, Josef Bican, Erwin Helmchen e Pelé, por exemplo.

Bem verdade que alguns jogadores também não possuem fontes oficiais. Mas isso não é o caso de Messi e Cristiano Ronaldo. Todavia, segundo a International Federation of Football History and Statistics (IFFHS), Pelé é sim o maior artilheiro de uma primeira divisão da história do futebol, com 541 gols marcados em 560 partidas.

Messi e Cristiano Ronaldo, qual dos dois é o maior goleador? (Fonte: ESPN)

Pré-requisitos para as comparações

Segundo o Guinness, o livro dos Recordes, Pelé ainda continua sendo o maior goleador da história do futebol mundial. Ele detém a bagatela de 1279 gols, num total de 1363 jogos. Todavia, nesses números estão inclusos os amistosos não oficiais, mas que foram devidamente gravados e podem ser comprovados.

Entretanto, os últimos 12 anos do futebol, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, estão realmente aos pés de Messi e Cristiano Ronaldo. Independente do clube que estiverem representando no momento, essas duas estrelas sempre serão comparadas pelos seus atributos mostrados em campo.

Na lista, divulgada abaixo, são estabelecidos critérios que avaliam o duelo entre esses dois super atletas. Ela terá, cada uma, seu fator individual. Porém vai ser devidamente explicada. Tanto qual é o recorde estabelecido por cada um deles, como qual o ano (temporada) em que esse número foi alcançado pelo recordista.

Gols e artilharias de Messi e Cristiano Ronaldo

  • Maior artilheiro, mas considerando somente jogos oficiais (não amistosos): Cristiano Ronaldo, com 801 gols, de 2002 até o tempo presente;
  • Jogador com maior número de gols em um ano, mas considerando somente jogos oficiais (não amistosos): Lionel Messi, com 91 gols, no ano de 2012;
  • Maior artilheiro da UEFA Champions League: Cristiano Ronaldo, com 135 gols, de 2002 até o tempo presente;
  • Único jogador a marcar mais de 40 gols em 10 temporadas consecutivas: Lionel Messi, de 2010 até 2019;
  • Maior goleador mundial por uma seleção: Cristiano Ronaldo, por Portugal, com 111 gols, de 2002 até o tempo presente;
  • Jogador com maior número de gols por um clube: Lionel Messi, pelo Barcelona, com 672 gols, de 2002 até o tempo presente;
  • Jogador mais vezes artilheiro da UEFA Champions League: Cristiano Ronaldo, 7(sete) vezes | 2007-08, 2012-13, 2013-14, 2014-15, 2015-16, 2016-17, 2017-18;
  • Artilheiro com mais gols em uma única edição de UEFA Champions League: Cristiano Ronaldo, com 17 gols, 2013-14;
  • Jogador com mais gols em uma temporada na Europa: Lionel Messi, com 73 gols, 2011-12;
  • Jogador com mais gols na história da Eurocopa: Cristiano Ronaldo, com 14 gols, de 2002 até o tempo presente.

Raio-X da década feito pela ESPN

A Entertainment and Sports Programming Network, mais conhecida como ESPN, fez uma verdadeira seleção dos principais números da dupla de jogadores mais premiados desde 2010. Ou seja, jogos, gols, títulos, tudo isso pelos respectivos clubes e seleções que eles representam e/ou representaram.

Raio-X da década (Fonte: ESPN)

25 gols a mais foi a vantagem de Messi para Cristiano Ronaldo durante os últimos 10 anos. No total são 579 versus 554. Messi passou o atacante CR7, em tentos, seguidamente, nos últimos quatro anos.

Gols, na década, por competição – Clube (Fonte: ESPN)

Somando as competições internacionais: Champions League, Mundial de Clubes, Supercopa da Uefa, Cristiano Ronaldo venceu Messi com 115 gols, versus 101 de Lionel. Os números dos dois são bem impactantes.

Entretanto o argentino mexeu as redes 45 vezes mais que CR7 em jogos por clube. Para isso, ele se aproveitou dos combates domésticos. Ou seja, a LaLiga, a Copa e a Supercopa. Nelas o argentino marcou 421 gols contra 362 do português. Juntos eles somam 783 gols.

Um percentual curioso é o cruzamento entre jogos jogados e gols marcados por ambos. Messi marcou em 357 dos 615 jogos. Isso representa 58,04% de aproveitamento. Já CR7, por outro lado, marcou 345 gols em 586 jogos. Ou seja, 58,87%. O interessante é que, em termos percentuais, CR7 supera Messi, mesmo tendo marcado 12 gols a menos na década.

Messi e Cristiano Ronaldo fora de campo

Vale dizer que a rivalidade dos dois é só no campo de futebol. Ao contrário do que se pensa, eles mantêm uma relação muito amistosa e saudável fora das 4 linhas. Ou seja, além do desempenho profissional da dupla ser impecável, também desfrutam de uma maturidade exemplar na vida pessoal.

No último encontro público, inclusive, o clima foi descontraído e até engraçado entre eles. O encontro aconteceu no dia 29 de agosto, uma quinta-feira. O evento era a premiação da Uefa e sorteio da Liga dos Campeões. Ou seja, em Mônaco. Os dois sorriram ao falar da rivalidade esportiva. Contudo, mais solto, CR7 até convidou Messi pra um jantar.

Quando perguntado se sentia saudades de Cristiano, Messi, mais introvertido, responde que sim. Mas dá ênfase ao que ele chamou de “rivalidade bonita”. Lionel se referia ao tempo em que ele joga pelo Barcelona e CR7 pelo Real Madrid.

Informações de Messi e Cristiano Ronaldo em tempo real

OneFootball é um aplicativo de futebol bastante específico. Ou seja, ele é único no que diz respeito a acompanhar tudo o que acontece no futebol mundial. Em outras palavras, uma vez instalado, não é preciso nenhum outro para se manter atualizado com o esporte. Mas ele não é limitado a informes superficiais.

É possível acompanhar, não só os resultados das partidas mas também todas as notícias, os vídeos, os jogos, as pontuações, as estatísticas e os calendários da Major League Soccer (MLS). Além disso, pode também se manter atualizado com as notícias, os rumores e as confirmações de transferências dos jogadores da Europa

Em resumo, o OneFootball – Soccer News é um App completo. Muitas pessoas que usam enviam ideias e solicitações de recursos e a admistração do App coleta todos eles. Estão sempre que planejando o uso de novos recursos, olhando para as melhorias mais solicitadas e trabalhando nelas. Essa interatividade é um “charme” a mais no uso do aplicativo.