Invista em BDR & conheça apps para controlar seu dinheiro

ANÚNCIOS

Saber organizar suas contas domésticas é um passo importante para conseguir a tão sonhada independência financeira. Se antes as pessoas recorriam a cadernos, a calculadoras e a outros métodos bastante cansativos para fazer isso, agora a tecnologia possibilita fazer isso muito mais facilmente: apps como Guru podem ajudar você a organizar o seu dinheiro e, de quebra, ajudar a colocar recursos em um negócio rentável e invista em BDR.

Embora as taxas altas e os juros elevados sejam um pouco assustadores, a oportunidade de crescer financeiramente já tem mais suporte hoje em dia. As Receitas de Depósito Brasileiro (ou BDR, na sigla em inglês para Brazilian Depositary Receipts) são um exemplo de como investir em empresas multinacionais através da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.

Ou seja, quando as empresas estrangeiras tem ações no Brasil, as pessoas podem investir nos recibos que elas emitem. E várias companhias fazem isso: Magazine Luiza, Amazon, Google, Disney são algumas. A PagSeguro é uma das empresas tupiniquins que fazem esse tipo de estratégia.

Prédios da Times Square em Nova York. Qualquer empresa estrangeira pode ter BDR no Brasil.
Basta ter um smartphone com internet para procurar formas práticas de investir.

Invista em BDR: como funciona

Para tornar prática a compra de ações para que você invista em BDR, é preciso que haja uma Instituição Custodiante. É ela que, primeiramente, vai comprar as ações das empresas para tornar possível o investimento aqui no Brasil. Por outro lado, a Instituição Depositária que toma o controle dessas ações quando elas chegam no país.

Existem também dois tipos de BDR:

  • Patrocinado. A Google e a Apple são muito representativas desse tipo. Elas procuram uma Instituição Depositária no país onde buscam atrair os investidores. A sua tática principal é bancar a si própria para emitir os recibos de venda de ações.
  • Não-patrocinado. Outras empresas não procuram ter esse tipo de estratégia. Logo, quando se oferta uma ação para que você invista em BDR que não tem patrocínio, antes a Instituição Depositária vai atrás da Instituição Custodiante para trazer as ações para o país em que se quer atrair o investimento. A Booking Holdings opera nessa categoria: nesse caso, o próprio B3 tem que buscar o BDR para o Brasil.

Hoje em dia, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permite que as pessoas com pouco dinheiro possam investir em ações patrocinadas, desde que sejam de nível 1, e em qualquer ação não-patrocinada. Além disso, outra vantagem é que o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) não é cobrado para quem quer investir em BDR, que tem suas operações feitas sempre em reais e em território nacional.

Usando o app Guru com o BDR

O procedimento para obter o aplicativo é bem simples: indo na loja de app do seu celular, basta pesquisar pelo app Guru e clicar em “Instalar”. Assim que você abrir, a tela vai ter algumas notícias sobre o mercado e uma lista com ações e os ativos que você quer investir.

Cada uma das ações vai ter um gráfico, que você pode ver quando clica nelas. Abaixo, o app mostra também algumas características da ação, como o preço das ações durante o dia, os indicadores gerais etc. Rolando até o fim da página da ação, você ainda confere as notícias sobre a organização da ação em questão, para que você invista em BDR.

Se você quiser, ainda pode ver as empresas por setor: tecnologia, finanças, agropecuária, indústria são algumas opções de categorias disponíveis no app. Além disso, ele ainda conta com uma seção de carteira, onde você vê o quanto acumulou de liquidez a partir das ações.

Confira como investir usando o app Guru.

Precisa de organização antes de investir em BDR? Conheça o GuiaBolso

Colocar os gastos em dia para não se perder já é um problema com solução digital. Com o app GuiaBolso, você pode gerir o que você consome, integrando a sua conta do banco direto com ele. Assim, você não precisa preencher muitos detalhes no app, porque ele pede informações simples, como telefone e outros dados.

Ao mesmo tempo, a vantagem é que o app também consegue obter facilmente seus extratos para poder organizar tudo o que você consome. Essa opção também é uma das mais viáveis em razão da segurança, já que tudo que é administrado pelo app tem proteção de criptografia bem avançada.

Não só isso, mas também há a opção de colocar metas no app. Ou seja, cada despesa é contabilizada para saber qual a situação das suas contas, se você tiver o plano para conseguir reservar um pouquinho de dinheiro no fim do mês. Juntamente, o app também suporta diferentes cartões de maneira simultânea. Ou seja, você pode incluir tanto os gastos de cartão de crédito, de débito, da conta em que você recebe seu salário etc.

Extra: conheça o NuInvest e invista em BDR

Usuários do NuBank tem uma opção de orientação organizada com o NuInvest. Por lá, existem vários conteúdos, abordando o investimento em BDR e em outros tipos de áreas do setor financeiro.

Além disso, o banco dispõe de informações sobre a bolsa de valores brasileira e os horários mais apropriados para fazer investimentos no dia a dia.

Inclusive, o NuInvest tem um app em que você pode acompanhar o mercado com comodidade. Nele, você confere as movimentações da sua conta e tudo o que está rendendo para o seu investimento. Dessa forma, é possível ficar por dentro de tudo que ocorre, mesmo os riscos relacionados ao mercado.

Veja como negociar no app NuInvest:

  • Entre com senha e email no aplicativo;
  • Clique no botão “Investir”;
  • Ao ver a categoria “Renda Variável”, clique nela e depois vá em “BDR”;
  • Procure algum ativo na barra de pesquisa (com o ícone da lupa, “🔎”), como GUAR3, da Guararapes Confecções S.A.;
  • Clique em “Comprar” ou em “Vender”;
  • Decida entre “Comprar por Melhor Preço” ou “Por Valor Desejado”;
  • No final, clique em “Comprar” ou em “Vender”.