Como vender pelo Instagram – Veja como criar a loja online

O mercado digital só cresce, por isso muita gente se pergunta como vender pelo Instagram. Hoje, este app é um dos mais populares no Brasil, e isso faz com que muitos empreendedores comecem negócio online usando a plataforma como principal canal de vendas. Existem muitas vantagens em usar o Instagram para vender, e a visibilidade é apenas uma delas.

Nos últimos anos houve uma aceleração na mudança de hábitos de consumo das pessoas, um dos motivos foi a pandemia. Como as pessoas estavam em casa, foi necessário comprar muitos itens e as opções online eram as mais viáveis diante da situação. Hoje é possível afirmar que as vendas online são parte importante para muitas empresas.

No caso dos pequenos empreendedores o Instagram pode representar uma fonte de renda, pois a pessoa pode fotografar e divulgar o seu trabalho para milhares de pessoas. Vale dizer também que vender pelo Instagram se tornou uma alternativa diante do alto índice de desemprego no país. Portanto, quem está em busca de montar um novo negócio, o Instagram pode ajudar bastante.

como vender pelo Instagram
Como vender pelo Instagram (imagem: Google)

Como vender pelo Instagram – Formas de se destacar na rede

Empreender não é uma tarefa fácil, exige doação de tempo, assim como bastante planejamento. Tudo começa na hora de criar a marca, se a pessoa está montando uma loja de doces virtual, por exemplo, é fundamental que a parte visual faça alusão ao produto. Além disso, vale lembrar que o Instagram é uma rede social, ou seja, as pessoas também estão em busca de entretenimento. Por isso, vale a pena investir em conteúdo para que mais pessoas encontrem o seu perfil.

Essa regra vale para qualquer nicho que a pessoa resolveu explorar, afinal no Instagram existem diversas possibilidades. Hoje este app possui cerca de um bilhão de usuários ativos, só no Brasil são cerca de 99 milhões de pessoas conectadas. Isso significa dizer que quase metade da população do país possui um perfil ativo. Além disso, estima-se que as pessoas no Brasil passem cerca de 3 horas navegando no app.

Apesar dos números do Instagram nem sempre um perfil consegue alcançar milhares de pessoas, e isso ocorre por vários motivos. Um deles é a pouca produção de conteúdo, além disso, quando a pessoa não interage na rede a tendência do algoritmo é priorizar perfis mais ativos. Portanto, a dica número um é postar, a pessoa pode criar um planejamento semanal, e usar todos os recursos do app, como, por exemplo, os stories e o reels.

Recursos comerciais do app

O app desenvolveu recursos comerciais que ajudam as pessoas ampliar o seu alcance. Assim, muitas pessoas encontram no app uma maneira de conseguir novos clientes, e dessa forma, vender mais. De longe, o principal deles são as métricas, pois através da análise dos dados é possível entender o que o seguidor gosta ou não de ver no perfil.

Além disso, usuários podem colocar links nos stories que direcionam para o seu site, ou para um chat no Whatsapp. Outro recurso comercial muito importante é a possibilidade anunciar no app, os anúncios podem ajudar a encontrar mais pessoas que se identificam com a marca.

O Instagram comercial, assim como o Whatsapp e Facebook Business existem para proporcionar ao cliente uma melhor experiência de compra, ou de interação com a marca. Além disso, os recursos comerciais desses apps são fundamentais para pequenas empresas que usam o seu perfil com canal de vendas.

Como vender pelo Instagram – Montando a loja online

Quem já observou no app a opção loja pode se perguntar como vender pelo Instagram, mas a resposta não é tão simples. Em primeiro lugar, para criar uma loja online no Instagram a marca precisa de um site ativo, a pessoa, pode usar o WordPress, o Shopify, entre outras opções disponíveis no mercado. Além disso, é necessário que o perfil no Instagram seja comercial.

Se a pessoa já possui um perfil comercial ativo e um site, é hora de montar uma loja online no Instagram. Com este recurso o usuário pode marcar um produto em uma publicação do feed, além disso, ao visitar o perfil da marca o seguidor tem acesso também á um catálogo de produtos diretamente no Instagram.

Outro pré-requisito para criar uma loja online no Instagram é que a conta possua uma página do Facebook vinculada. O primeiro passo para criar a loja é ir no menu configurações e cadastrar-se no recurso compras. Neste momento será necessário preencher alguns dados importantes, em seguida a solicitação vai ficar em análise até o Instagram aprovar.

Após a aprovação é hora de ativar o recurso para o perfil acessando o menu “configurações”, em seguida “empresas” e na sequência “compras”. Feito isso, o usuário vai escolher a opção “Catálogo de produtos” e permitir a conexão à página do Instagram. Depois de ativar esse recurso o dono do perfil pode marcar qualquer produto em seu feed e colocar um link para sua loja online onde o cliente vai finalizar a sua compra.

Considerações Finais

Agora que o leitor já sabe como vender pelo Instagram, vale a pena conferir a seção “aplicativos” e descobrir mais dicas de como usar outros recursos. Hoje existem muitas maneiras de usar a tecnologia para conseguir uma melhor performance no dia a dia.

Sobre o autor

Glenda Ribeiro