Aplicativo para diabetes ajuda a manter o controle da doença

Se você não sabe como controlar a glicemia, o aplicativo para diabetes Glic pode ser um excelente aliado para cuidar desta doença. Desde o diagnóstico da diabetes, é importante que os pacientes mantenham o controle da doença para evitar complicações. Para ajudar nessa tarefa, existem diversos aplicativos que podem ser baixados em smartphones e celulares.

O aplicativo para diabetes Glic, por exemplo, é uma ferramenta completa que ajuda o paciente a manter o controle da doença. O app conta com um registro de glicemia, além de um diário para anotar os principais sintomas e o histórico da doença. Dessa forma, os pacientes podem monitorar continuamente a glicose no sangue. Além de receber alertas quando o nível de glicose está muito baixo ou muito alto.

O aplicativo para diabetes Glic, surgiu para trazer mais qualidade de vida aos pacientes com diagnóstico de diabetes. Afinal, lidar com este problema pode ser mais simples e prático do que parece, principalmente com a ajuda das ferramentas digitais que existem no mercado. Sabendo que muitas pessoas ainda não sabem como controlar a diabetes, ao longo deste texto, serão apresentadas as principais funcionalidades do aplicativo para diabetes e como ele pode auxiliar no controle da glicose de maneira simples e intuitiva.

Aplicativos para diabetes (imagem: Google)

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A doença pode ter várias causas, mas o resultado final é sempre o mesmo: o corpo não consegue produzir ou usar a insulina de forma eficaz. A insulina é um hormônio necessário para que o açúcar no sangue sirva de energia para o corpo.

Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo A diabetes tipo também conhecida como diabetes juvenil, ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. A causa da diabetes tipo 1 é ainda desconhecida, mas acredita-se que possa estar relacionada a fatores genéticos e ambientais. A Diabetes tipo 1 é bem menos comum do que a diabetes tipo 2, e em casos do tipo 1 após a reposição de insulina o paciente não demora a ficar melhor.

Já a diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes, no Brasil, milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença. Neste tipo de diabetes, o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue usar de forma eficaz a insulina que produz. Fatores como obesidade, idade avançada e história familiar de diabetes estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Sintomas de diabetes

Os sintomas de diabetes podem se resumem em dois grandes grupos: em primeiro lugar, os sintomas da hiperglicemia (aumento da glicose no sangue). Em segundo lugar, os sintomas das complicações da diabetes.

Os principais sintomas da hiperglicemia incluem: sede excessiva, vontade constante de urinar, fome intensa, cansaço e fraqueza inexplicáveis, visão turva e feridas que cicatrizam lentamente. Os sintomas de diabetes podem variar de pessoa para pessoa, e alguns podem não apresentar sintomas visíveis.

As principais complicações da diabetes são: doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, neuropatia diabética (dano nos nervos), retinopatia diabética (dano na retina) e pé diabético.

Benefícios de usar um aplicativo para diabetes

Aplicativos para diabetes ajudam a manter o controle da doença, permitindo que os pacientes monitorizem e registem dados importantes sobre a sua condição. Esses aplicativos podem fornecer lembretes para o uso de insulina e testes de glicose, além de ajudar os pacientes a compreenderem melhor a sua condição.

Alguns aplicativos também oferecem recursos adicionais, como um diário alimentar, que pode ser útil para identificar padrões alimentares que podem afetar os níveis de glicose no sangue. Os benefícios de usar um aplicativo para diabetes são numerosos, e podem ajudar os pacientes a manter um controle mais eficaz da sua condição.

Alguns estudos associam aplicativos para diabetes a um melhor controle da glicose no sangue, e avaliou o impacto de um aplicativo para diabetes tipo 1 em crianças e adolescentes. Os autores concluíram que o uso do aplicativo pode melhorar o controle da glicose no sangue e reduzir o risco de complicações da diabetes.

Aplicativo para diabetes Glic

O aplicativo Glic foi surgiu para ajudar as pessoas com diabetes a manter o controle da doença, de uma forma simples e fácil, através de um aparelho que está sempre em suas mãos, o celular. O app permite que os usuários registrem e monitorar os níveis de glicose no sangue, bem como outros dados importantes sobre sua saúde. Além disso, o Glic fornece uma ferramenta de calculadora que ajuda os usuários a calcular a quantidade de insulina que precisam para tratar picos de glicose.

O app também oferece conselhos sobre dieta e estilo de vida, além de um diário onde os usuários podem registrar suas experiências e compartilhar seus progressos com amigos e familiares. Para um acompanhamento a longo prazo, o app ainda possui uma aba exclusiva com um gráfico de acompanhamento, sendo possível verificar a curva glicêmica do paciente. O app Glic, foi um dos primeiros aplicativos do mercado a ajudar no tratamento desta doença e possui recomendação da Sociedade brasileira de Diabetes (SBD).

Como as anotações ocorrem por meio de um diário, o app se torna fácil de usar, dando ao paciente uma experiência de uso que estimula o acompanhamento. Enquanto isso, na aba “tabela” o app ainda possui uma lista com cerca de 3000 alimentos. No qual os pacientes podem verificar o índice de glicemia e os carboidratos de cada um deles antes de consumir.

Sem contar que o app também faz um cálculo da dose de insulina do paciente. Mas vale lembrar que isso não substitui as visitas e recomendações médicas. Por fim, mas não menos importante, o app Glic ainda possui uma loja online onde os usuários podem comprar seus medicamentos na comodidade de suas casas. O Glic está disponível para download no Google Play e na Apple Store.

Como se prevenir da diabetes

A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Seu principal sintoma é o aumento da taxa de glicose no sangue, o que pode levar a complicações como problemas nos rins, nervos e olhos.

Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2. A primeira ocorre por um problema no sistema imunológico, que ataca as células que produzem insulina (um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue). Já a segunda forma é decorrente do excesso de peso e da má alimentação, sendo o principal fator de risco o sedentarismo.


Para se prevenir da diabetes, é importante manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Também é importante controlar o peso e evitar o consumo excessivo de açúcar. Além disso, os médicos recomendam fazer exames para detectar a doença em seus estágios iniciais, quando ela ainda existem tratamentos com medicamentos para ela.

Conclusão

Desde o início da pandemia do coronavírus, o mundo tem passado por uma verdadeira revolução tecnológica. A tecnologia está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas e está mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Afinal, a saúde não é exceção e os aplicativos de saúde tem se tornado cada vez mais populares.

Os aplicativos de saúde podem oferecer uma variedade de serviços, desde acompanhamento de sintomas até orientações sobre alimentação e exercícios físicos. Além disso, eles também podem ser úteis para pessoas com doenças crônicas, como diabetes, que precisam controlar seus sintomas e gerenciar sua condição.

Portanto, não há dúvidas de que os aplicativos podem ser úteis dentro do campo da saúde. Existem apps que permitem agendar consultas médicas, pesquisar sintomas e buscar profissionais de saúde próximos à sua localização. Por fim, alguns apps também oferecem orientações sobre primeiros socorros e cuidados básicos da saúde.

Sobre o autor

Glenda Ribeiro