Ações no setor elétrico: veja dicas para investir bem

Ter uma carteira diversificada em termos de ações pode fazer muito bem ao se aventurar no mercado financeiro. Com as ações no setor de energia não é diferente. Além disso, tem havido cada vez mais oportunidades na área, que abrem um campo muito rico para as pessoas que procuram obter renda em relação ao setor elétrico. Os profissionais do mercado, inclusive, têm dado dicas muito cruciais e importantes para se dar bem e, claro, obter lucros.

Os índices só apontam um cenário positivo. Por exemplo, o índice de ações no setor de energia, o IEE, está ficando acima do Ibovespa. Veja bem, estamos falando de um indicador que ficou num nível superior ao próprio índice da bolsa brasileira. Ou seja, a ascensão indica uma grande chance de sucesso em termos de aplicação. A Eletrobras, ademais, tende a ser privatizada. A confirmação pelo governo ainda não se consolidou, porque existem outros processos envolvidos na questão. Mas, de qualquer forma, o que se percebe é que o mercado capta muitas pessoas interessadas no setor.

Por isso, as ações no setor promovem um grande salto para as pessoas que têm interesse em investimento e finanças. Diversificar o seu leque de investimentos pode ser feito, com atenção, se você estiver atento aos índices. Verifique também que empresas estão em jogo no que se refere ao setor. A oportunidade de lucrar com as ações delas pode ser uma chance de crescer no mercado financeiro. Para saber mais, continue a leitura.

ações no setor
Com o setor elétrico, os seus investimentos podem chegar em um outro nível. Foto: BNAmericas/Reprodução.

O sucesso nos investimentos em ações no setor de energia: saiba mais

Fazer bons investimentos quando há incerteza, assim, nem sempre é fácil. Na verdade, há muitos desafios e as pessoas que querem ter algum rumo no mercado financeiro devem estar com um bom olhar para o setor de energia.

Em outras palavras, se você tiver atenção a como vão as taxas vão ter uma decisão (mudança na Selic, prévia da inflação, índices etc.), há menos chances de perder dinheiro. Tudo depende do que o mercado quer alcançar, em termos de economia e do seu ritmo —por aqui, está bem caótico, se você for observar com atenção.

Considere, no início, o quanto você quer se arriscar para poder continuar investindo, mesmo com cenários críticos. Há até a chance de surgirem novas oportunidades e abrir outras chances de lucrar com essas situações. Em relação ao setor de energia, podemos dizer que esses cenários estão dependentes do cuidado com o meio ambiente e fontes renováveis.

As alternativas além da Eletrobras: conheça outras empresas com ações no setor

É por isso que várias empresas oferecem orientações, guias e, claro, cursos específicos, com cadeias de assuntos diferentes, para que as pessoas definam a sua própria trajetória. Além disso, a praticidade de ver os investimentos em outras empresas pode dar uma vantagem, uma vez que você tem a comodidade de ver o que investe e, em seguida, aplicar no conforto de onde você estiver.

São exemplos de empresas consolidadas e com bons dividendos a Neoenergia, CPFL Energia e Alupar. Juntas, as três compõem um grande potencial dentro da bolsa brasileira, a B3. Felizmente, não estamos naquele momento em que se perdia poder de compra porque os preços mudavam a cada dia. Houve muito isso no final do século passado, as novas gerações talvez não cheguem a poder lembrar.

Graças a momentos meio ruins em ações no setor no país, surgiram vários índices. O que as pessoas com experiência dizem é que você veja assuntos que ficam em alta. Um exemplo é ver o que a B3 indica: veja conteúdos sobre contratos, debêntures, renda fixa, ações etc. É a Neoenergia, por exemplo, detém 5,7% do IEE na bolsa.

Estratégias de investimento com o setor de energia

Ter dinheiro requer um farol que gere maior confiança no que se quer aplicar, quando o assunto são os recursos de finanças. Isto é, ter benchmarks para analisar o mercado quer dizer que você tem uma ferramenta valiosa. Isso deve ao fato de que, dependendo do que esses indicadores mostrarem, você pode optar por continuar ou não com o setor.

Assim, imagine que um investidor tem um conjunto de aplicações. Eles estão focados em ativos, sendo escolhidos de acordo com um indicador específico. Isto é, ele optou por um benchmark para nortear o que ele colocou de aporte de finanças nessa carteira de investimentos em energia renovável.

Se a opção for ações, prefira ver o Ibovespa e setores com bons ramos de atuação. A bolsa de valores brasileira vai guiar em relação aos investimentos em títulos públicos. Com a análise de indicadores do setor imobiliário, do consumo, de ações no setor de energia, de empresas grandes e pequenas etc.

Em que pontos devo manter atenção ao ter investimentos em energia elétrica

Você viu antes algumas empresas que tem um bom respaldo no setor, além de terem bons índices de mercado. Mas, é preciso que você veja, também, qual o forte dessas empresas.

Quando observamos os ramos de atuação da CPFL, vemos que um dos seus fortes é a geração de energia. Você deve estar atento, portanto, a como cada empresa se destaca, vendo como cada área pode render recursos.

Sobre o autor

Jefferson Tafarel

Jornalista de finanças para o Dicade.com.

Revisado por

Glenda Ribeiro